Química 8:

18 0 0
                                    

Radioatividade:

- A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

- Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.

- Um elemento pode emitir radiação, independente de seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso) e de fatores químicos (temperatura e pressão em que se encontra), como por exemplo, o Urânio-238.

- Os isótopos radioativos mais comuns são: urânio-238, urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, etc., sendo todos fisicamente instáveis e radioativos, ou seja, possuem uma constante e lenta desintegração.

- Isótopos radioativos liberam energia (radiação) através de ondas eletromagnéticas (raios X e raios gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade. O contato da radiação com seres vivos pode causar diversos males, por exemplo , o câncer no ser humano.

 O contato da radiação com seres vivos pode causar diversos males, por exemplo , o câncer no ser humano

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Reações Inorgânicas:

- Reações inorgânicas são fenômenos químicos que ocorrem quando substâncias inorgânicas são colocadas em um mesmo recipiente, o que gera substâncias diferentes das que foram utilizadas como reagentes.

- As substâncias que rotineiramente participam como reagentes de uma reação inorgânica são ácidos, bases, sais, óxidos, carbetos, hidretos, sulfetos, peróxidos e superóxidos.

- Os produtos formados também são inorgânicos, mas o tipo de molécula originada depende exclusivamente do tipo de reagente.

- A equação acima representa uma reação inorgânica, pois, há um ácido (ácido clorídrico) e uma base (hidróxido de sódio) no reagente e um sal (cloreto de sódio) e água no produto. Cada reação inorgânica apresenta suas particularidades.

- Reação inorgânica de decomposição: uma substância composta origina duas substâncias simples ou compostas;

- Reação inorgânica de ustulação: sulfetos inorgânicos reagem com o gás oxigênio, o que caracteriza uma combustão, e formam sempre o dióxido de enxofre acompanhado de um metal ou um óxido metálico;

- Reações com peróxidos: são reações em que os peróxidos podem reagir com água, formando base e peróxido de hidrogênio, ou com um ácido, formando um sal e peróxido de hidrogênio;

- Reações de deslocamento, de substituição ou de simples troca: reações que apresentam uma substância composta e uma simples (que pode ser metálica ou ametálica);

- Reações de dupla troca: nos reagentes, são utilizados dois sais, ou um sal e um ácido, ou um sal e uma base; e os produtos são formados de acordo com os reagentes. Assim, se for utilizado um sal e um ácido no reagente, no produto haverá um novo sal e um novo ácido;

ENEMOnde histórias criam vida. Descubra agora