Reino Fungi:
- Fungos são organismos eucarióticos, ou seja, suas células possuem o material genético (DNA e RNA) envolto por um núcleo, o que os incluí no domínio Eukarya (classificação acima de reino).
- Os fungos produzem inúmeras substâncias, dentre elas enzimas que são importantes para o ambiente, pois auxiliam na degradação de matéria orgânica e consequente ciclagem de nutrientes.
- A diversidade dos fungos foi estimada em 1,5 milhões de espécies e superestimada em 5,1 milhões, mas apenas 97.861 foram efetivamente registradas, pois muitos ambientes ainda não foram explorados e poucos são os especialistas que estudam os grupos em todo o mundo.
- Os fungos juntamente com as algas e as plantas foram incluídos em Plantae. Durante um longo tempo os fungos foram agrupados neste reino e apenas em 1969, Whitaker cientista norte americano, propôs a separação e elegeu o reino dos fungos, Fungi.
- Os fungos são conhecidos pela forma macroscópica dos cogumelos ou pelo aspecto pulverulento e esverdeado dos mofos.
- Além das formas filamentosas e pluricelulares, os fungos podem ser unicelulares, formas referidas como leveduras. As leveduras são conhecidas pela ampla utilização em processos fermentativos que são bastantes utilizados na fabricação de pães ou bebidas.
- A parede celular é composta, em sua maioria por quitina, o mesmo tipo de polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de animais, como artrópodes, tem reserva energética de glicogênio.
- Na maioria das vezes os fungos podem apresentar tanto a reprodução assexuada (fase anamorfa) como sexuada (fase teleomorfa).
- há produção de esporos durante a fase assexuada em ciclo de vida de fungos aquáticos, os quitridiomicetos e também em fungos pertencentes ao antigo grupo dos zigomicetos.
- A variabilidade genética ocorre quando indivíduos diferentes se encontram e em um dado momento as hifas se unem por um processo conhecido como plasmogamia. Posteriormente, há a fusão de núcleos e a troca de material genético em outro processo conhecido como cariogamia. Há especificidade durante a cariogamia a cada grupo de fungo.
- Os fungos são isolados do solo, água e ar, em diferentes regiões do mundo; além de ambientes extremófilos, como desertos, regiões vulcânicas e polares.
- desde a antiguidade (século XVII) algumas espécies de cogumelos já eram consumidas como fontes de alimento e utilizadas por suas conhecidas propriedades medicinais. Atualmente, o consumo de fungos é feito principalmente em países europeus e asiáticos.
- Durante os processos de fermentação os fungos podem ser utilizados em indústrias alimentícias, como para a fabricação de tofu (queijo de soja), ou o shoyu, molho obtido após a fermentação da soja.
- A obtenção de pães ou cervejas acontece após processos fermentativos de um importante fungo conhecido como Saccharomyces cerevisae, fungo leveduróide (levedura).
- Alguns fungos têm se mostrado importantes ao combate de ambientes contaminados por compostos de difícil degradação, como pesticidas, resíduos industriais e metais pesados. A área responsável por estes estudos é conhecida como biorremediação.
- iosorção é outra linha de estudo que se preocupa com a descontaminação de ambientes. A biosorção remove metais pesados ou radioativos através da adsorção realizada pelos fungos, ou seja, quando ocorre uma ligação química entre a superfície dos fungos e estes compostos químicos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ENEM
Randomaqui é onde eu guardo absolutamente tudo de ENEM que eu estudo, espero que ajude alguém um dia. Boa sorte a todos 💕