Polígonos convexos:
- Os polígonos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta.
- Os polígonos podem ser simples ou complexos. Os polígonos simples são aqueles cujos segmentos consecutivos que o formam não são colineares, não se cruzam e se tocam apenas nas extremidades.
- A junção das retas que formam os lados de um polígono com o seu interior é chamada de região poligonal. Essa região pode ser convexa ou côncava.
- Os polígonos simples são chamados de convexos quando qualquer reta que une dois pontos, pertencente a região poligonal, ficará totalmente inserida nesta região. Já nos polígonos côncavos isso não acontece.
- Quando um polígono apresenta todos os lados congruentes entre si, ou seja, possuem a mesma medida, ele é chamado de equilátero. Quando todos os ângulos têm mesma medida, ele é chamado de equiângulo.
- Os polígonos convexos são regulares quando apresentam os lados e os ângulos congruentes, ou seja, são ao mesmo tempo equiláteros e equiângulos.
- A soma dos ângulos externos dos polígonos convexos é sempre igual a 360º. Entretanto, para obter a soma dos ângulos internos de um polígono é necessário aplicar a seguinte fórmula:si= (n-2). 180°
- n: é o numero de lados do polígono
- O perímetro é a soma das medidas de todos os lados de uma figura. Assim, para conhecer o perímetro de um polígono, basta somar as medidas dos lados que o compõe.
- A área é definida como a medida da sua superfície. Para encontrar o valor da área de um polígono, utilizamos fórmulas de acordo com o tipo de polígono.
Quadriláteros notáveis:
- São quadriláteros convexos com, pelo menos, dois lados paralelos.
- Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Sendo assim, os quadriláteros herdam todas as características e propriedades dos polígonos, como o fato de possuírem apenas duas diagonais ou de a soma dos seus ângulos internos ser sempre igual a 360°.
- Um quadrilátero é convexo quando está completamente em um dos semiplanos formados pela reta que resulta do prolongamento de um de seus lados.
- Os quadriláteros podem ser classificados de acordo com a posição relativa entre seus lados. Aqueles que possuem lados opostos paralelos são chamados de paralelogramos. Os quadriláteros que possuem um par de lados opostos paralelos e outro não são chamados de trapézio
- Os paralelogramos possuem uma característica a mais que os quadriláteros, que é o fato de possuírem lados opostos paralelos. Isso acarreta uma série de propriedades pertencentes somente a eles.
- Os retângulos são paralelogramos cujos ângulos internos são retos (daí o nome retângulo).
- Os losangos são paralelogramos que possuem todos os lados congruentes, isto é, são paralelogramos equiláteros.
- Os quadrados são losangos e retângulos simultaneamente e, por isso, possuem todos os ângulos retos e todos os lados congruentes.
- Diferentemente dos paralelogramos, os trapézios possuem apenas um par de lados paralelos. Esses lados são chamados de bases. Os trapézios que possuem os outros dois lados que não são bases congruentes são chamados de isósceles
- Os trapézios possuem as mesmas características e propriedades dos quadriláteros, uma vez que não são paralelogramos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ENEM
Randomaqui é onde eu guardo absolutamente tudo de ENEM que eu estudo, espero que ajude alguém um dia. Boa sorte a todos 💕