Sistema Excretor:
- o metabolismo celular permite que diversas funções sejam exercidas nas células, mas esses processos produzem substâncias tóxicas e essas substancias são chamadas de excretas
- São eles os produtos nitrogenados, como amônia, ureia e ácido úrico e o gás carbônico.
- A amônia é o composto mais tóxico e mais solúvel, enquanto o ácido úrico é o composto menos tóxico e menos solúvel, e a ureia está no meio termo das duas características.
- O sistema urinário humano é composto por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
- A urina é formada pela unidade funcional dos rins, o néfron.
- A arteríola forma um novelo, o glomérulo, que extravasa o plasma para o néfron, liberando água, sódio, glicose, aminoácidos e ureia, formando o filtrado glomerular.
- Na região posterior do néfron, há maior pressão osmótica, ocorrendo gradativamente a reabsorção passiva de água, para que no fim do néfron, a urina esteja totalmente formada.
- Uma vez formada, a urina é conduzida aos ureteres, que levam a urina à bexiga, que será expelida pela uretra.
Sistema Nervoso:
- O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo.
- é formado por um conjunto de orgãos que possui a função de captar estímulos do ambiente
- O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
- O Sistema Nervoso Central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
- O encéfalo, que pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;
- o cérebro É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.
- A medula espinhal é um cordão de tecido nervoso situado dentro da coluna vertebral. Na parte superior está conectada ao tronco encefálico.
- O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal.
- De maneira geral, esses dois sistemas têm funções contrárias. Enquanto o sistema nervoso simpático dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca, o parassimpático, por sua vez, contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ENEM
Randomaqui é onde eu guardo absolutamente tudo de ENEM que eu estudo, espero que ajude alguém um dia. Boa sorte a todos 💕