☆
Oi oi. Essa é um pequeno aviso de reflexões e informações a respeito dos personagens caracterizados como neurodivergentes dentro da obra, sendo estes os personagens Minho (suporte 1) e Felix (suporte 2). Com a apresentação deles no decorrer da trama, por responsabilidade ao consumo e compreendimento de vocês leitores, trago um pouco de conhecimento a respeito do diagnóstico.
Segundo o DSM-5 — Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Constado no manual há as descrições exatas a respeito dos padrões e especificações para o fechamento do diagnóstico por um especialista, mas existem muitos fatores pela base de comportamentos, que ainda ão de ser descobertos pois os estudos psicológicos, tais quais a própria psicologia, são muito jovens.
Os suportes/graus tratam-se da intensidade manifesta no autista, sendo este mais leve, o 1, moderado, o 2 e grave, o 3. O autismo também pode vir acompanhado com outros transtornos, como TDAH, TDA, deficiência intelectual, e entre outros. No caso da ficção, Minho é suporte 1, e Felix Suporte 2, mas não necessariamente algumas das características atípicas ou não usuais dos personagens possam ser manifestações do seu diagnóstico, e sim algum segundo ou terceiro diagnóstico. Fiquem atentes!
A nova classificação do DSM-V trouxe mudanças significativas nos critérios diagnósticos do autismo, ampliando a identificação de sintomas e com uma ênfase na observação do desenvolvimento da comunicação e interação social. A nova descrição facilitou a compreensão dos sintomas do autismo, seja por profissionais ou pelos familiares. O diagnóstico precoce é fundamental para que as melhores intervenções sejam realizadas.
Nesta categoria também há de se esclarecer a expressão de dentro do meio dos espectros que ainda é muito vista e utilizada, "aspenger" e apartir disso, busquemos esclarecer algumas coisas.
O nome já foi motivo de puxadas de orelha de alguns leitores por aqui para com a minha pessoa e totalmente necessários, no entanto não consegui tempo suficiente para revisar as suas menções na obra após compreender da sua problemática evidente através de influencers autistas.
Mas buscando entendimento e clareza Segundo o livro Asperger's Children: The Origins of Autism in Nazi Vienna ("Crianças de Asperger: As Origens do Autismo na Viena Nazista", em tradução livre), o médico, que já deu nome à Síndrome, teria encaminhado dezenas de crianças para uma clínica chamada 'Am Spiegelgrund', em Viena, onde médicos fizeram experiências com elas, levando as a morte.
Até onde as fontes indicam Hans Asperger, tinha ligações com programas nazistas e cooperou com o regime enviando crianças com deficiência à morte. Por decorrência dessa imprudência horrenda por parte desse profissional de merda, o termo é bastante problemático visto o seu histórico político e carregado de dor. Em nome da comunidade neurodivergente e autista, reeduquem-se nas suas concepções sobre o TEA e ao referir-se ao que antes atribuía a esse termo, use autismo grau/suporte 1.
Enfim, resumidamente, durante a produção da fic principalmente nestes primeiros capítulos eu (autora) usava o termo "Aspenger" para me referir separadamente ao autismo leve do Minho, pois essa nomenclatura é ainda muito utilizada, mesmo que erroneamente em muitas universidades, inclusive a minha. A partir do momento que descobri a problemática histórica da palavra, fiz outro aviso que vocês veram mais a frente, informando que não usarei mais. Por Isso caso ainda vejam o termo em alguns capítulos é atribuição a falta de tempo de revisão e por decorrência desses fatores, ok? Quando estiver ao alcance, o termo será definitivamente retirado da obra.
E se você faz parte da comunidade do autismo e enxergou alguma distorção em minhas falas à respeito de algo relacionado ao tópico, tem total liberdade para se expressar, caso queira, conversando comigo e debatendo à respeito.
Estou aberta à aprendizagem também, tão qual como vocês e prometo continuar evoluindo e pesquisando e me informando para não falar besteiras, mas, se quiserem, estejam à vontade para me dar uma ajudinha ↷ ⋯ ♡ˀˀ ┊
Por fim, obrigada pela leitura, interesse e paciência, por agora apenas lhe desejo um:
BOM CONSUMO.
— Cherry៚________________________________________
REFERÊNCIAS:Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SHEFFER, E. Crianças de Asperger: as Origens do Autismo na Viena Nazista. [s.l.] RECORDS, 2019.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ROBOCOP PAN | minsung A̶☭
FanficMINHO é um cyborg forense que passou a ser designado para investigar situações do Narcotráfico da parte suburbana da metrópole da cidade Alma, onde o caos é disfarçado de utopia social. E por consequência de um acidente, ele acaba por conhecer JISUN...