06

132 33 158
                                    

Claquete 1,2,3... ação.

PERSONAGENS DESSA CENA:

ESCRITORA (Juliana Paiva) / INSPIRACÃO (Deborah Secco) / CONSCIÊNCIA (Vitória Strada)
.....................

Personagem convidada:

CRIATIVIDADE (Mel Maia)

Estamos na biblioteca, é aqui onde tudo acontece e o impossível é apenas uma palavra

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Estamos na biblioteca, é aqui onde tudo acontece e o impossível é apenas uma palavra.

CENA VI

Um bilhete para mim é um bilhete para você.

A CONSCIÊNCIA EM PÉ DE FRENTE PARA UMA PRATELEIRA FOLHEIA UM DICIONÁRIO// A INSPIRAÇÃO SENTADA COM AS PERNAS SOBRE O BALCÃO // ENTRA A ESCRITORA LEVEMENTE IRRITADA.

Estamos de férias Escritora! Nosso momento é de descanso e bla bla bla. Então me expliquem esse título? // diz parando em frente a Inspiração.

CONSCIÊNCIA — Não acho que esse seja o momento de ter uma ideia, Inspiração. A cara da Escritora não está agradável, caso não tenha notado, isto, significa que não é o momento para mais um de seus surtos.

INSPIRAÇÃO — (Olha para a Consciência, ignorando a Escritora na sua frente) Quando é que você vai parar de chamar as minhas obras artísticas de surtos? Não se irrite, Consciência, eu só quero saber mesmo pra fazer uma festa de comemoração. Porque vou te contar viu, todo dia você me trata mal.

CONSCIÊNCIA — Não estou te tratando mal, Inspiração, mas você precisa concordar com o fato de que a, Escritora, vive estressada com você, toda hora é um surto, quer dizer, obra artística, que tal você ter mais piedade dela? / aponta para a Escritora.

INSPIRAÇÃO — Você não tem moral pra falar de mim não queridinha! Fica fazendo barulhos na cabeça da Escritora, e ainda tem a coragem de falar que é conselhos. E mais, o título é uma ideia ótima e ela até já fez alguns textos sobre ele.

CONSCIÊNCIA — Mas são conselhos, eu tenho que aconselhar, foi para isto que eu nasci.

INSPIRAÇÃO — Nasceu para o propósito errado!

CORTA PARA A ESCRITORA, QUE SÓ ASSISTE COM OS BRAÇOS CRUZADOS.

CONSCIÊNCIA — Que amarga! Desculpe pelos puxões de orelha, mas você mereceu.

INSPIRAÇÃO — Eu merecia uma colega de trabalho melhor, infelizmente não se pode ter tudo que deseja, mas seguimos em frente.

Estão ouvindo? São passos, quem é? / A escritora interrompe.

CRIATIVIDADE É aqui, a recepção? Fiz uma reserva pra hoje.

CONSCIÊNCIA — Recepção? Reserva? Você errou o endereço, aqui não é um hotel.

CRIATIVIDADE Errei? Mas aqui diz que esse é o endereço, não pode ser, a viagem foi tão longa.

CONSCIÊNCIA — Qual o seu nome?

CRIATIVIDADE — Eu sou a Criatividade, e vocês?

CONSCIÊNCIA — Eu sou a Consciência e ela a Inspiração! Como veio parar aqui?

CRIATIVIDADE — O anúncio na internet dizia, sobre uma viagem incrível e que tinham vagas, eu preenchi um formulário e aqui estou. Essa não é a mente de uma escritora resort?

FOCAR NA INSPIRAÇÃO TENTANDO SAIR SEM SER NOTADA// ENQUANTO A ESCRITORA ESTÁ EM PÉ ENCOSTADA NO BALCÃO OBSERVANDO CADA DETALHE DA CENA.

CONSCIÊNCIA — Resort? Que loucura é essa, só pode ser uma Fake News. / notando a quase saída da Inspiração/ Pare ai mesmo, Inspiração! Onde você pensa que vai? Isso aqui, me parece ser mais uma de suas loucuras deslavadas, a Escritora vai te matar (diz procurando o apoio da Escritora, que apenas observa e respira fundo) e eu não vou dizer que é errado.

INSPIRAÇÃO — Eu só estava indo beber uma água! Isso aí, não foi minha ideia não.

CONSCIÊNCIA — Você transformou a mente da Escritora em um resort. Onde estava com a cabeça? Nem responde, não deve ter nem resposta pra isso.

INSPIRAÇÃO — Quer saber, fui eu sim, isso aqui estava as moscas e você é uma péssima companhia, não me deixa fazer nada. Pareceu uma boa ideia ter mais gente aqui, sabe pra conversar.

APROVEITANDO A DEIXA A ESCRITORA SE PRONÚNCIA.

Pra surtar, pra aglomerar e para me fazer perder a paciência que me resta. Eu já não consigo lidar com as duas sirenes serelepes e você achou que mais uma voz na minha mente era uma ideia maravilhosa. Não tem limites pra você, Inspiração.

INSPIRAÇÃO — Olha, Escritora, eu estou de férias e queria conhecer pessoas novas, banho de mar e passear nas nuvens, quem sabe fazer uma excursão para marte, no entanto, sou sempre impedida pela chata e nada divertida, Consciência, que acha que pode dar algum palpite nas minhas decisões. E sim, fui eu que coloquei o anúncio, isso porque estou me sentindo sozinha.

CONSCIÊNCIA — E, eu ainda sou insultada por ela. Acho que quem vai para marte sou eu, tudo pra ficar longe dessa louca varrida.

INSPIRAÇÃO — (Para a Escritora) Viu como ela é? Não dá pra ficar a sós com ela.

Quer saber, façam o que quiserem, mas me deixem em paz. Se virem com mais essa, que ideia estapafúrdia de me transformar em um hotel ambulante. Preciso de paz, fui. (Sai, pisando firme, a Escritora está levemente irritada)

INSPIRAÇÃO — Temos um quarto pra você!

CONSCIÊNCIA — Temos? Como assim temos, se vira eu não vou fazer parte dessa loucura.

INSPIRAÇÃO — Deixa disso, Consciência, até a Escritora já aceitou a nossa hóspede.

CONSCIÊNCIA — Nossa!? (respira fundo) A ideia é sua, mas ela não tem culpa e por isso vou tratá-la bem, por aqui, Criatividade, desculpe, mas não temos serviços de hotel, deve ser porque não somos um, mas tudo bem, me siga.

A CONSCIÊNCIA APRESENTA O ANDAR DOS QUARTOS PARA A CRIATIVIDADE/ ENQUANTO A INSPIRAÇÃO COMEMORA SUA IDEIA/ FIM DA CENA.

De Férias Na Mente de Uma EscritoraOnde histórias criam vida. Descubra agora