A energia mística é o instrumento utilizado pelo Bruxo para a realização de todo e qualquer Ato Místico.
A Canalização é a capacidade de extrair energia mística de fontes externas ao bruxo. Junto a ela ocorre a Catalisação, que é a capacidade de transformar energia mística em um ato místico.
[VOCÊ SABIA 🤔?: Sifões são bruxos que nascem com a capacidade de Catalisação Física e, apesar de impossibilitados de Canalizar, podem transformar qualquer energia mística em um ato místico pelo toque].
A Canalização Natural ocorre quando um bruxo extrai energia mística de Forças da Natureza para amplificar seus atos místicos ou alterar suas propriedades. Os Arcanos possuem maior proficiência nesta área do que quaisquer bruxos. Suas fontes são: Sol, Lua, Mar, Tempestades, Aurora Boreal, Aurora Austral, Erupções Vulcânicas, Furacões e Terremotos.
Ex.: Um feitiço de chamas que canalize energia solar poderá ter mais efetividade e caso a lua seja canalizada poderá ser menos efetiva para conjurar chamas, porém mais efetiva para apagar chamas.A Canalização Celeste ocorre ao extrair energia mística dos Eventos Celestiais para determinados fins que estejam em consonância com a abóbada celestial. Magos são especialistas nesta área de canalização. Tem como fontes: Eclipses Lunares, Eclipses Solares, Chuva de Meteoros, Chuva de Cometas e Alinhamentos Planetários [Sextil, Quadratura, Trígono, Oposição, Quincúncio, Paralelo, Nonagon e Biquintil].
Ex.: Mercúrio (Comunicação) participa de um Eclipse Solar Total (Baixa Energética) e um mago utiliza deste evento para lançar um Feitiço de Silêncio por toda a cidade utilizando da Canalização Celeste.A Canalização Cerníca ocorre quando extraímos energia mística de outros seres vivos. Ela pode ocorrer entre bruxos de uma mesma tradição (já que diferentes tradições resultam em diferentes energias) e de seres sobrenaturais que desejem ceder essa energia ou não estejam em condição de tentar barrar a canalização.
Ex.: bruxos ancestrais podem canalizar seus ancestrais para amplificar a efetividade de um ritual de magia ancestral / bruxos podem canalizar demônios aprisionados para amplificar a efetividade de seus atos místicos de magia negra.A Canalização Patronal extraí energia de um Patrono que livremente escolhe ceder sua energia mística para o uso (constante ou não) dela em determinados atos místicos. Ela é perfeitamente executada por Arautos e com uma proficiência boa por Feiticeiros. Tem como fontes: Novos Deuses, Deuses Antigos, Entidades e Anjos Caídos.
Ex.: bruxos extraindo energia mística da Hekatiel, um anjo caído, para ampliar a efetividade um ritual de fertilidade e apresentar o culto a este caído.A Canalização Substancial extraí, por meio do toque, a energia acomuladq em um item que foi anteriormente energizado, seja por uma maldição, benção ou consagração. Ressalto que os objetos possuem duração finita de energia, exceto se ligados a energia existencial de um bruxo. São fontes: Amuletos, Correntes, Grimórios, Itens Pessoais e quaisquer objetos imbuídos em magia.
Ex.: um bruxo sente que ele perdeu sua magia de amplificar feitiços elementais após utilizar um amuleto por 12 vezes; um bruxo sempre poderá utilizar um objeto pessoal consagrado de um bruxo para ligar suas energias pessoais.A Canalização Sanguínea extraí energia mística da linhagem sanguínea do bruxo em questão, podendo extrair energia mística de seus ascendentes ou descendentes. Para acessar a energia mística sanguínea, deve-se obter a permissão tácita e não-forçada de um membro desta linhagem ou ser parte desta linhagem. Os vampiros Tremere possuem uma espécie desta canalização e os Bruxos Ancestrais utilizam uma forma de Canalização Sanguínea.
Ex.: Os Primeiros Feiticeiros canalizaram Lilith para realizar O Tratado que afeta a todos os bruxos até mesmo nos dias atuais.[NOTA DO AUTOR 📜: cuidado com Eventos Celestes, existe um limite de quanta Energia pode ser canalizada e, se o bruxo canalizar mais do que o seu corpo consegue aguentar, ele irá deteriar de dentro para fora até, finalmente, morrer por inteiro].
VOCÊ ESTÁ LENDO
Livro das Sombras
FantasyNestas linhas deixo minha maior contribuição a minha raça: o Conhecimento. Para que todas as Bruxas do mundo possam compreender que bebemos de uma mesma fonte e que em nosso cerne seremos, independente e acima de tudo, irmãs em MAGIA.