Não tenho tanta certeza de que a ansiedade é a doença do século 21. Vivemos na menos pior das épocas. Além disso, não se tem documentos ou registros tão claros como hoje para compararmos se os pré-históricos eram ansiosos pela vida que tinham naquela época, bem como na antiguidade ou idade média. Como poderíamos medir em qual sociedade houve o maior nível de ansiedade? Não é possível.
Como poderia o ser humano estar submetido aos maiores níveis de ansiedades em toda a história humana se a época em que vivemos não se compara aos períodos de guerras, perseguições religiosas, escravidão e doenças devastadoras onde que não se tinha o mínimo de tecnologia para garantir o mínimo de saneamento básico? Será que podemos nos dizer mais ansiosos que os povos da Europa na Idade Média, onde não se tinha o mínimo de medidas sanitárias para se garantir saúde pública, e os ratos foram capazes de transmitir a famosa peste negra, a qual dizimara metade da população europeia? Acredito que não.
Como hoje vivemos relativamente confortáveis, comparado a séculos anteriores, e ainda assim somos extremamente ansiosos, só me restaafirmar que não há como fugir da ansiedade. Claro que há, em casos extremos, métodos de controle. Contudo, quanto a ansiedade nossa de cada dia, creio que não há cura.
A ansiedade pode ser causada pela repressão da nossa natureza. Já que o fazemos em grande medida para obter convívio harmônico social, por esse motivo, subjugados nossos instintos mais primitivos em nome da moral e da ética. É claro que não há como suprimir um sentimento e esperar que ele suma. Ele não irá. Na verdade, Freud já afirmava que esse sentimento irá se expressar de outras maneiras. Podendo ser, logo, em forma de ansiedade. Mas se imaginarmos por um momento que poderíamos ter um dia para fugir às normas sociais e fazermos o que quisermos, como na franquia ''The Purge'' ou ''Uma noite de crime'', será que essa ansiedade iria cessar ou piorar?
Por um lado, se o ser humano regride ao seu estado natural e primitivo a fim de satisfazer sua libido, o caos se instala, a ansiedade vem (Ou você acha que os pré-históricos conseguiam dormir tão tranquilamente quanto nós hoje, esperando o despertador nos acordar e não uma fera faminta ou um hominídeo disputando território e disposto a te matar?). Então, não acho que o estágio primitivo do ser humano e sua liberdade para expressar seus desejos como bem queriam o impediam de serem ansiosos, muito pelo contrário. Por outro lado, a repressão dessa libido promove a harmonia, mas também gera ansiedade.
Além das causas de ansiedade acima, o próprio ato de viver pressupõe competir e se instalar. Para que espécies possam viver, outras devem morrer. Bactérias, vírus, protozoários, insetos, seres humanos e demais animais estão em uma eterna e constante batalha para que possa haver a instalação de um ou alguns deles e, para isso, há luta. Se até dentro de nós há uma constante batalha contra agentes infecciosos, adaptação ao meio, regulação de temperatura, pressão, processos de desintoxicação e isso indica o caos incessável que nosso organismo enfrenta internamente todos os dias para se adaptar à vida na terra, termina-se chegando à conclusão de que o caos, a constante adaptação e a luta são elementos indispensáveis para a vida. Não há paz absoluta ou ordem em nenhum lugar do nosso corpo. Por que, então, a mente deveria ser uma exceção?É como costumo dizer: não há cura para a agonia humana. Ela éestrutural. Já nascemos fadados a entrar em conflito o tempo inteiro com o meio em que estamos, psicológica e fisicamente, de forma a podermos nos estabelecer nele. Não há vida sem ansiedade. Porém espero, ao decorrer do livro, conseguir achar algum tipo de esperança, embora eu ache muito difícil.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ANATOMIA DA ALMA
Non-Fiction''A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir.'' - Arthur Schopenhauer. Parece que estamos sempre frustrados, em alguma medida. Se a frustração não vem de não termos conseguido algo que queríamos, ela vem de termos...