Introdução:

5.1K 97 10
                                    

Saudações a você, que está começando esse livro. Ele o ajudará a perder peso de um modo muito simples e saudável.

Antes, algumas considerações iniciais.

Desenvolvi essa dieta , e como outras desenvolvidas por alguns colegas, vem com o batismo de meu sobrenome, analisando o óbvio, ou seja, quanto maior o teor de água de um alimento, menos calorias ele tem, pois , como e sabe, a água não possui calorias.Vou ensinar o leitor, partindo desse princípio, a perder peso, com disciplina e seguindo os passos que mostrarei. Exigirá um pouco de constância  e força de vontade durante esse trajeto. E o meu papel aqui é acompanhá-lo nessa caminhada, mostrando um modo inédito, tranquilo e viável de se seguir em frente, sempre lembrando que alguns percalços e sabotadores de dieta nos aguardam, mas temos recursos de evitá-los.

Como vamos utilizar preferencialmente alimentos com alto teor de água, por peso do alimento.Mas antes disso vamos a algumas considerações.

Você já deixou de fazer alguma coisa por estar um pouco acima do peso?

Não foi a algum lugar por se sentir desconfortável com o seu corpo?

Alguma roupa que viu em uma loja, não comprou por não ter o seu número?

Questões práticas da vida, do nosso quotidiano, que deixamos passar ou nos adaptamos.

Mas além desse lado estético e físico, existe também a parte de saúde. Quantas doenças o sobrepeso e a obesidade podem causar ao longo do tempo. Desgastes ósseos, elevação da pressão arterial, níveis altos de colesterol no sangue, predisposição a diabetes, além de estudos associarem peso corporal elevado com vários tipos de tumores. Qualquer que seja a consequência, mais limitações nos serão impostas, diminuindo nossa qualidade de vida, senão a própria expectativa de vida. E atualmente, a situação só vem se agravando em todas as partes.

Portanto, perder peso, mais que a busca de uma melhor aparência, é uma garantia de uma vida mais saudável, mais longa e plena em todas as suas facetas.

Apresento um breve panorama mundial de como está à situação de obesidade e do sobrepeso em nosso planeta. Um problema que não escolhe país, situação sócio econômica, cor, credo, idade ou gênero. 

Nosso país é o sexto com o maior número de obesos em todo o mundo, segundo um estudo divulgado na revista científica Lancet. Até alguns anos, os Estados Unidos detinham o triste primeiro lugar no ranking, mas recentemente foram ultrapassados pelo México, seguido por China, Índia, Rússia e, finalmente, o Brasil. No mundo, cerca de 2 bilhões de pessoas estão acima do peso, um salto em relação a 1980, com o número chegava a 875 milhões. A causa principal para esse aumento é um sedentarismo, associado a uma ingestão de alimentos altamente calóricos. 52,5% dos homens brasileiros estão acima do peso. Entre as mulheres, esse percentual é de 58,4%. O Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que em 2013, 54,7% dos homens e 47,4% das mulheres no Brasil estavam acima do peso, segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Segundo o governo, essa foi a primeira vez em oito anos que o percentual de excesso de peso se manteve estável no país, 50,8% (média entre homens e mulheres). Em 2012, esse índice foi de 51%.

    Na conclusão do estudo, os pesquisadores pedem ações no sentido dos governos promoverem medidas no combate aos fatores de risco como o consumo excessivo de calorias, o sedentarismo, e coibir a mídia e as indústrias alimentícias, que incentivam o consumo de alimentos muito calóricos e sem valor nutricional. Outra conclusão é que há mais mulheres obesas do que homens em países em desenvolvimento. A causa desse fenômeno seria o fato de as mulheres nesses países assumirem várias funções — como trabalhar fora e cuidar da família —, deixando-as com pouco tempo para atividades físicas e preparo de alimentos mais saudáveis. Nos países desenvolvidos, entretanto, há mais homens obesos do que as mulheres. Isso se deve às longas horas gastas para ir do trabalho até a casa, além de fatores como um maior sedentarismo, usando computadores.

Definitivamente, a tecnologia impôs facilidades no ambiente que nos cerca, e colocou-nos em um ambiente de sedentarismo em todos os níveis, tanto para crianças, que ficam o tempo todo frente a uma tela de videogame ou smartphone, quanto para os adultos, que no conforto de seus lares, se abastecem de alimentos hipercalóricos, vindo do trabalho para o lar, e se esquecendo do quão importante é uma atividade física constante e uma alimentação correta. Após essa introdução, e as informações de que não estamos sós nessa luta contra a gordura corporal, entremos no assunto dessa obra, que é auxiliá-lo a atingir o seu objetivo. Emagrecer! Vamos lá.

Como não deve ser a primeira vez que o amigo ou amiga leitora já se deparou que trata do assunto, já deve ser de conhecimento que o necessário para perder peso é ingerir menos energia ou calorias do que o seu corpo consome. Ou gastar mais calorias que o habitual, através de atividade física. Entretanto, dependendo do alimento ingerido, fica muito difícil que algum esporte consiga queimar a energia contida em um grande erro alimentar. Como queimar 1500 kcal de um fast food com caminhada? Teríamos que andar por cerca de 5 a 7 horas. Provavelmente sairíamos da cidade, tamanha a distância percorrida. Então, o mais fácil e prático, visando à perda de peso, seria, de fato, a redução de ingestão calórica. Claro que a atividade física, independente de se ajudar ou não na perda de peso, sempre traz benefícios para a saúde, com melhora da circulação, da capacidade cardiopulmonar, do fortalecimento dos ossos, e também como um bom alívio para as tensões do dia a dia do trabalho. E por isso devemos e aconselhamos a quem quer que tenha a sua atividade física, que a mantenha.

Mas voltando ao problema inicial. Precisamos reduzir a quantidade calórica que comemos. Mas de onde vêm essas calorias? A quantidade ingerida tem papel importante? Ou o tipo de alimento? Ou o horário? Comer de 3 em 3 horas é mesmo necessário? Muitas perguntas. Vamos tentar elucidá-las com alguns sins e alguns nãos, e quem sabe um ou outro talvez.

Então vamos lá fazer uma breve revisão sobre o teor de energia dos 3 tipos básicos de alimentos. Carboidratos, proteínas e gorduras: um grama de carboidrato fornece 4 kcal. Um grama de proteína também fornece as mesmas 4 kcal. E um grama de gordura mais que  o dobro disso, ou seja,  9 kcal. Veremos no próximos capítulos mais detalhes. 

DIETA BEVILACQUAOnde histórias criam vida. Descubra agora