Vitaminas e minarais, funções e sinais de carência no organismo:.

145 12 0
                                    


As vitaminas e os minerais e suas funções no organismo:

Vitamina A ou retinol: É um micronutriente pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, podendo ser encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides ou como pró-vitamina em tecidos vegetais, . No organismo humano a vitamina A pode ser encontrada de três formas, o retinol, retinal e o ácido retinóico , sendo o último o principal e mais abundante metabólito intracelular em mamíferos. .

Funções

Visuais:

O 11-cis-retinal é de vital importância no ciclo visual, atuando nos bastonetes, células que funcionam com baixa intensidade de luz insensíveis às cores. Esta forma oxidada da vitamina A, o retinal, atua com a opsina formando rodopsina (figura 1). Sobre ação da luz visível, a rodopsina é convertida a metarrodopsina II, na qual o retinol apresenta-se na forma todo-trans, sua forma mais ativa. A metarrodopsina II ativa várias moléculas de transducina, um tipo de proteína G.

Diferenciação Celular

O ácido retinóico é encontrado no interior das células, onde desempenha funções relacionadas ao ciclo celular. A modulação da expressão gênica pelo ácido retinóico é mediada pela ativação dos receptores nucleares para hormônios esteróides/tiroideanos/vitamina D, que são divididos em dois grupos os receptores de ácido retinóico (Retinoic Acid Receptors - RAR) e receptores X retinóides (Retinoid X Receptor - RXR). A ativação destes receptores depende da interação entre a molécula retinóide e seu sítio de ligação no respectivo receptor. O retinol e o retinal possuem baixa atividade pelos receptores

A vitamina A também está relacionada com o desenvolvimento dos ossos, ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário, manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular através dos carotenoides pró-vitaminicos A, que atuam como fontes desta vitamina 7 .

Hipovitaminose A

A hipovitaminose A, ou seja, a deficiência de vitamina A, acarreta , cegueira e morte de milhares de pessoas no mundo, principalmente crianças constituindo um dos principais problemas nutricionais de populações de países em desenvolvimento. A xeroftalmia é o nome generico dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A. A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna onde não se consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; manifestações mais acentuadas da xeroftalmia são

Ingestao diaria recomendada para adultos: 600 mcg

 A vitamina B1, ou tiamina, anteriormente conhecida também por vitamina F) tem as seguintes funções no organismo:

Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração .

Auxilia as células no metabolismo da glicose e sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversivel.

A carência desta vitamina na alimentação humana pode conduzir à avitaminose , apresentando diferentes quadros clínicos, incluindo a Síndrome de Wernicke - Korsakoff., e o Beribéri.

Sinais de falta: , nervosismo, irritação, fadiga, , perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato e da memória, problemas de concentração.

A deficiência ocorre freqüentemente em pacientes com dependência de álcool, desnutridos, com vômitos frequentes (incluindo gestantes com ) e após cirurgia bariátrica ( redutora).

DIETA BEVILACQUAOnde histórias criam vida. Descubra agora