Primeiramente dividiremos os alimentos em 3 classes:
Baixo teor ( teor de água)com percentual de água entre 0 e 50 %, ;
Médio teor, com percentual de água entre 51 e 80 %,
Alto teor, com percentual de água entre 81 e 99 %
Vamos apresentar os grupos de alimentos que se enquadram nessa divisão, baixo, médio, alto teor, e então ensinaremos como seguir a dieta com esses conceitos.
Exemplificando, um grupo muito nutritivo sobre todos os pontos de vista, e com altíssimo teor de água, entre 80 e 99% de água, além de importante teor de vitaminas, minerais e enzimas benéficas para a saúde: As Frutas!. Apresento-lhes algumas frutas do grupo alto teor hídrico .:
Abacaxi: Possui um teor de 87% de água. 100 gramas possuem apenas 48 kcal, zero de colesterol e zero de sódio, zero de gordura, 12 gramas de carboidrato, e por esse motivo possui 48 kcal (12 gramas de carboidrato x 4 kcal). É fonte de Vitamina C, com 16 mg, Vitamina A, 26 UI, e dos minerais cálcio, 7 mg, fósforo, 7 mg, e potássio, 113 mg. O abacaxi também possui bromelina, uma enzima que reduz a agregação plaquetária, inibindo a formação de trombos no sistema circulatório. A bromelina também auxilia o sistema imunológico contra infecções e na identificação e destruição de células tumorais. Além disso, melhora a absorção do cálcio e é diurética. Outro benefício do abacaxi é o alívio de náuseas provocado por viagens em qualquer tipo de meio de transporte.
Melancia: Possui um teor de água de 92%. 100 gramas fornecem 32 kcal, vindas dos 8 gramas de carboidrato contidos (8 gramas de carboidrato x 4 kcal). Sódio de zero a 1mg, zero colesterol, e zero gordura. Grande fonte de Vitamina A, 370 UI, Vitamina C, 10 mg. A melancia também contém licopeno, mais que qualquer outra fruta ou vegetal. O licopeno é o responsável pela sua coloração vermelha, como no tomate. O licopeno é um dos mais poderosos antioxidantes, neutralizando a oxidação celular, um dos mecanismos do envelhecimento celular. Portanto a melancia atua como terapia anti aging, ou anti-idade.
Morango: Possui um teor de água de 92%. 100 gramas fornecem 30 kcal, vindas dos 7,5 gramas de carboidratos contidos. Sódio zero, colesterol zero, gordura zero. Fonte de Vitamina A, 27 UI, Vitamina C, 57 mg. Fonte de minerais potássio, 166 mg, cálcio, 14 mg, e fósforo, 18mg. O morango, que na realidade é um pseudofruto, também possui grandes quantidades de bioflavonóides, fitoquímicos fenólicos, e ácido elágico. Essas substâncias, além de serem excelentes antioxidantes, atuam mais especificamente nas mucosas e nervo óptico, prevenindo a degeneração e a acuidade visual. O morango também possui antocianina, um flavonóide antitumoral.
Melão: Possui um teor de água de 90%. 100 gramas fornecem 36 kcal, pois possui 9 gramas de carboidratos. Sódio, 9 mg, zero gordura, zero colesterol. Grande fonte de Vitamina A com 3220 UI, e Vitamina C, 43 mg. Fonte de minerais potássio, 310 mg, cálcio, 10mg, fósforo, 16mg. O melão possui também a substância zeaxantina, que atua na retina ocular, ajudando a preservar seu bom funcionamento.
Goiaba: Possui um teor de água de 85%. 100 gramas fornecem 54 kcal, pois possui 12 gramas de carboidrato, e 1,5 gramas de proteína. Zero sódio, zero gordura, zero colesterol. Fonte de Vitamina B6, 30 mcg, minerais potássio, 200 mg, fósforo, 15 mg, e ferro 200 mcg. A goiaba possui também licopeno, responsável pela sua coloração vermelha, um poderoso antioxidante anti-idade.
Manga: Possui um teor de água de 82%. 100 gramas fornecem 66 kcal, advindas das 16,5 gramas de carboidratos. Sódio 2mg, zero gordura, zero colesterol. Grande fonte de Vitamina A com 3900 UI, Vitamina C, 28 mg. Minerais potássio, 156 mg, cálcio, 10 mg, fósforo, 11 mg, e ferro, 140 mcg. A manga possui também grande quantidade de fibras solúveis que reduzem o LDL, o colesterol ruim, e facilitam o trânsito intestinal. É rica em compostos fenólicos e betacaroteno, que protegem contra formação de tumores e a degeneração da visão.
Laranja: Possui um teor de água de 85%. 100 gramas fornecem 60 kcal, provenientes das 15 gramas de carboidratos. Zero sódio, zero colesterol, zero gordura. Boa fonte de Vitamina A com 270 UI e Vitamina C, 77 mg. Minerais cálcio, 52 mg, fósforo, 18 mg, e ferro, 100 mcg. Não contém quantidades significativas de potássio. A laranja possui também vários tipos flavonóides com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O bagaço, além de conter grande quantidade de fibras, contém pectina, uma substância que previne a inflamação nas gengivas e a formação de cáries. No trânsito intestinal, a pectina é convertida em vários outros princípios ativos que protegem o trato intestinal contra formação de tumores, além de garantir seu bom funcionamento.
Tangerina: Possui um teor de água de 88%. 100 gramas fornecem 36 kcal, pois contém 9 gramas de carboidratos. Zero sódio, zero colesterol, zero gordura. Ótima fonte de Vitamina A, 770 UI, Vitamina C, 27 mg, e niacina, 100 mcg. Minerais cálcio, 12 mg, fósforo, 8 mg, ferro, 100 mcg, e potássio, 138 mg. A tangerina possui as mesmas vantagens da laranja, com os flavonóides antioxidantes, e seu bagaço também atua no trânsito intestinal. Além disso, também contém nobiletina, recentemente descoberta, que inibe a elevação do colesterol e o desenvolvimento de patologias cardiovasculares, como a arteriosclerose.
Maçã: Possui um teor de água de 84%. 100 gramas fornecem 60 kcal, vindas dos 15 gramas de carboidratos. Zero sódio, zero colesterol, zero gordura. Possui Vitamina A, 50 UI, Vitamina C, 6 mg, e os minerais potássio, 115 mg, cálcio, 7 mg, fósforo, 7 mg, e ferro, 140 mcg. A casca da maçã possui grandes quantidades de pectina, uma substância que previne a inflamação nas gengivas, e a formação de cáries. No trânsito intestinal, a pectina é convertida em vários outros princípios ativos que protegem o trato intestinal contra formação de tumores, além de garantir seu bom funcionamento.
Pera: Possui um teor de água de 85%. 100 gramas fornecem 48 kcal, vindas dos 12 gramas de carboidratos. Zero sódio, zero colesterol, zero gordura. Possui Vitamina A, 40 UI, Vitamina C, 8 mg, e os minerais potássio, 250 mg, cálcio, 22 mg, fósforo Z, 2 mg, e ferro, 500 mcg. Uma característica da pera é a sua fácil digestão, e raramente causa alergia. Como na maçã, sua casca contem altos teores de pectina, com todos os seus benefícios.
No final do livro descreveremos o teor de vitaminas de todas as frutas, além das outras classes de alimentos utilizados na dieta.
Antes de continuarmos com a classificação de mais alimentos com alto, médio e baixo teor hídrico , temos que saber se você precisa emagrecer realmente, se está obeso ou tem sobrepeso. Como faremos isso? No próximo capítulo explicarei.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DIETA BEVILACQUA
ChickLitUMA DIETA REVOLUCIONÁRIA E INÉDITA. DE UM MODO SIMPLES, SEM CONTAR CALORIAS, PERCA DE 5 A 10 % DE SEU PESO EM UM MÊS, REDUZINDO SUA GORDURA CORPORAL E OS ÍNDICES DE COLESTEROL. PERCA MEDIDAS E GANHE SAÚDE. LIVRO COMPLETO.