Vamos fazer algumas considerações sobre proteínas, lipídios e carboidratos.
Proteínas: São moléculas grandes constituídas de aminoácidos, com uma imensa gama de funções em nosso corpo, desde a própria constituição corporal até as atividades bioquímicas. É encontrado em alimentos como as carnes, leite, ovos, e em menor quantidade os legumes e as frutas. Como produção de energia, um grama de proteína fornece 4 kcal.
Lipídios: São moléculas insolúveis na água, compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio, com várias funções orgânicas, como produção de hormônios, transmissão dos impulsos nervosos, auxiliam a manutenção da temperatura corporal, e fonte energética. É encontrado em alimentos como óleos vegetais, margarinas e manteigas, e nas gorduras existentes em carnes vermelhas e de porco, além de em todos os fast foods, bolachas e biscoitos. Um grama de lipídio fornece 9 kcal de energia, mais que o dobro que a mesma quantidade de proteína ou carboidrato.
Carboidratos: São compostos orgânicos constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio, e tem como principal função fornecer energia para as células, sob a forma de ATP. As principais fontes de alimento que contém carboidratos são o milho, a batata, a mandioca, o arroz, macarrão, e pães. Nos animais, o carboidrato é armazenado no fígado e nos músculos, sob forma de glicogênio, e nas plantas como amido. Um grama de carboidrato fornece 4 kcal de energia.
Agora que já conhecemos todos os tipos de alimentos e suas funções básicas, passemos ao próximo passo. Explicar o que é a dieta Bevilacqua.
Para isso, vamos padronizar 100 gramas de alimento, pois um grama é fora de nossa realidade. Ninguém vai comer um grama de alimento, salvo um rato ou cobaia de laboratório! A partir de agora sempre falaremos em 100 gramas, pra tornar o processo mais prático. 100 gramas de carboidratos fornecem 400 kcal, de proteínas, 400 kcal, e de gordura, 900 kcal.
Pronto, partiremos daqui para iniciar a dieta Bevilacqua, que vai sempre buscar os alimentos com menos teor de calorias possível por 100 gramas.
Como isso é possível? Simples. Pense em algo que você consome, pesa 100 gramas e não tem calorias. Conseguiu? Alguns certamente acertaram, mas a maioria penso que não. Terminando o suspense, o produto que ingerimos, em 100 ou 200 gramas ou qualquer quantidade que não tem nenhuma caloria, é claro, a nossa cristalina e saudável água!
O que a dieta Bevilacqua busca? Alimentos com alta quantidade de água, por 100 gramas. Simples assim.
Complicado? Daqui a pouco será bem simples, e vai ajudar o leitor no processo de perda de peso, pois todo alimento com alto teor de água, tem poucas calorias.
Vamos fazer o oposto agora. Qual o máximo de calorias que 100 gramas de alimento podem ter? Se você respondeu 900 kcal, acertou. Um alimento com zero de percentual de água e 100% de gordura vai ter 900 kcal.
E se o alimento fosse um carboidrato, e pesasse 100 gramas, com zero grama ou 0% de água, quantas calorias ele teria? Sim, 400 kcal. O mesmo valeria se fosse uma porção de proteína 100%. Esses 3 exemplos caracterizam produtos zero teor de água, ou zero TA..
Agora imagina o leitor, mesmo que não tenha muita afeição com matemática, que se trocássemos uma parte desse carboidrato, tirando das 100 gramas, 20 gramas, e acrescentando água no lugar. Sobrariam 80 gramas de carboidrato, resultando em 320 kcal, e 20 gramas de água, que acrescentam zero calorias... Está ficando bom. Agora vamos tirar mais calorias. Metade! 50 de carboidrato e 50 de água. Olha só como ficaria. O alimento que antes tinha 400 kcal em 100 gramas, agora tem metade disso, 200 kcal.
Vamos melhorar? Claro, já que estamos no céu, abracemos os anjos, como diz o ditado. Vamos deixar, nos 100 gramas do alimento, apenas 10 gramas de carboidrato, e nos 90 gramas restantes, apenas água. Quantas calorias teremos? Sim, apenas 40 kcal! Fantástico, não?!
Agora o leitor já sabe o pilar da dieta Bevilacqua. Vamos entāo prosseguir ao próximo capítulo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DIETA BEVILACQUA
ChickLitUMA DIETA REVOLUCIONÁRIA E INÉDITA. DE UM MODO SIMPLES, SEM CONTAR CALORIAS, PERCA DE 5 A 10 % DE SEU PESO EM UM MÊS, REDUZINDO SUA GORDURA CORPORAL E OS ÍNDICES DE COLESTEROL. PERCA MEDIDAS E GANHE SAÚDE. LIVRO COMPLETO.