Exemplos de uma dieta com cardápio:.

242 19 0
                                    

Exemplificando uma dieta hídrica :

Maria pesa 80 kg, tem 1,60 metros de altura, e IMC 31.

O seu objetivo é chegar aos 60 kg, e reduzir o seu IMC para 23,5.

Então Maria , nos dias ON, vai ingerir 6 porções de alimentos do grupo alto teor de água, basicamente frutas, hortaliças, e verduras. Cada refeição pesará 100 gramas e será acompanhada de 300 ml de água.

A primeira refeição será por exemplo as 7 horas, depois as 10, as 13, as 16 horas, as 19, e as 22 horas , totalizando 6 refeições.

As refeições podem ser alternadas de hortaliças e frutas, ou somente frutas, ou metade de cada grupo, ou somente hortaliças, não importa. O principal é escolher somente alimentos do grupo de alto teor hídrico , e lembrar da quantidade de 100 gramas.

No dia OFF, a quantidade de água ingerida será a mesma. O que muda é que serão ingeridos alimentos do grupo médio teor de água, vide tabelas, um pouco mais calóricos. Na mesma frequência, de 3 em 3  horas, totalizando 6 refeições .

Sendo assim, no nosso exemplo, Maria , nesse dia OFF, poderá comer arroz, ou feijão, ou carne branca, lasanha, enfim, vários tipos de alimentos descritos no grupo médio teor . . Mas sempre respeitando a quantidade de 100 gramas por refeição, e acompanhado da quantidade de água, nesse caso , 300 ml por refeição para ingerir os  mesmos 1800 ml, ou 1,8 itros/dia.

A dieta da Maria poderia ficar assim. Dia ON: ( dia de ingerir somente alimentos com alto teor hídrico )

7 horas: 100 gramas de maçã, e 300 ml de água

10 horas: 100 gramas de abacaxi e 300 ml de água.

13 horas: Salada de brócolis, tomate e repolho totalizando 100 gramas, temperado com gotas de limão  e pimenta a gosto, sem sal e sem óleo, com 300 ml de água.

16 horas: 100 gramas de laranja, inteira com bagaço, e 300 ml de água.

19 horas: 100 gramas de mamão, e 300 ml de água.

22  horas: Salada de alface, tomate e brócolis, totalizando 100 gramas, temperado com limao e pimenta a gosto, sem sal e sem óleo, e 300 ml de água...

Total 6 refeições, 600 gramas de alimentos com alto teor hídrico  , e 1,8  litros de água.

Eventualmente pode-se ingerir em uma das 6 refeições, um copo de refrigerante light.

Pode-se também misturar frutas com as verduras e hortaliças, em cada refeição, desde que se respeite o peso máximo de 100 gramas por refeição.

Sucos não são permitidos como substitutos da água, pois contem o açúcar frutose, um carboidrato, como descrito anteriormente.

Esse cardápio é só um exemplo, e qualquer alimento contido na tabela alto teor pode ser consumido.

A dieta da Maria no dia OFF. ( dia de se ingerir somente alimentos do grupo médio teor )

7 horas: 100 gramas de banana prata, e 300 ml de água.

10 horas: 100 gramas de ovo cozido, e 300 ml de água

13 horas: 100 gramas de lasanha, e 300 ml de água

16 horas: 100 gramas de abacate, e 300 ml de água

19 horas: 100 gramas de leite desnatado ( cerca de meio copo de 200 ml) , e 300 ml de água.

22 horas: 100 gramas de batata inglesa cozida, e 300 ml de água

Total, 6 refeições, 600 gramas de alimentos de médio teor hídrico , e 1,8litros de água.

Esse cardápio foi só um exemplo. Qualquer alimento incluído na tabela do grupo de alimentos médio teor de água  pode ser ingerido. Aconselho utilizar em duas ou 3 refeições, carne, leite ou ovos como uma maior fonte de proteínas. Não necessariamente nessa ordem. Pode-se repetir peito de frango grelhado 3 vezes ao dia? Pode. Sem problemas. 

DIETA BEVILACQUAOnde histórias criam vida. Descubra agora