Capitulo 25

6 2 0
                                    

As dinâmicas  na aula de teatro foram muito animadas e divertidas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

As dinâmicas  na aula de teatro foram muito animadas e divertidas.  Todos os alunos gostaram muito, principalmente  Isabella. Está muito feliz ainda mais que conheceu  novas amigas: Flávia Gabriela(Flay), Milena  Valentina(Mille) e Ana Clara.  Depois da aula de dança, os alunos vão para a aula de dança. Todos os alunos participam, até Valda, Bia Falcão, Filomena e Ivana p, participam das coreografias  comandadas  por Jussara Carolina  que além de professora  de teatro, também é professora de dança  e canto. Felipe não  queria dançar, mas acaba dançando pois sua amada Jussara Carolina  insistiu.
-- vem amor, vamos dançar. _diz Jussara Carolina_
-- Só se me der um beijinho😏
Jussara Carolina  o abraçada  e o beija com amor. Todos aplaudem. 
-- Atenção todos em posição. _diz Jussara Carolina_
Jussara Carolina  fica na frente de todos, diante de um espelho grandão  e todos alunos atrás  dela, de frente ao espelho  grande . Ana Clara mesmo sendo cega, irá dançar, pois escuta e sente a música, Isso faz ela se sentir muito bem e  animada, mais feliz. Isabella estava tão feliz que acaba dançando  ao lado de sua nova amiga Ana Clara.
Jussara Carolina  coloca a música “Tudo-tudo"  e começa a dançar a coreografia junto com Felipe, os alunos seguem  os passos com atenção e concentração.  Vivi seguindo  e gostando  muito, a música q faz lembra sua infância  quando dançava com suas amigas de infância está música  ama sua antiga casa. Um momento clássico, maravilhoso  e mágico.
Ana Clara mesmo não vendo nada, consegue ouvir a música muito bem e dança a sua maneira, mesmo engraçado para algumas pessoas, pois já ouviu risadas de certas  pessoas quando ela dançava na sua antiga escola, Ana Clara,  não se dava com o derrotada, aprendeu  com alguns amigos cegos, que devemos fazer aquilo que gostamos e sentimos  sem dar importância ao o que os outros vão pensar e dizer, não dar importância  a risadas maldosas das outras pessoas e ser ela mesma, seguir o seu coração e isso que Ana Clara está fazendo. Ana Clara odeia pessoas com qualquer tipo de preconceito,  para ela, são pessoas que precisam se tratar, pois são pessoas doentes.  Ela não fala nada para essas pessoas com preconceitos, apenas ignora e não fala com essas pessoas,  se alguém tem fama de racista, homofobica  ou qualquer outro tipo de preconceito,  Ana Clara simplesmente  não se dirige  a palavra.
Após a aula de dança, todos alunos se divertindo  bastante com a coreografia  que Jussara Carolina  ensinou a seus alunos, alguns vão embora para suas casas. Enquanto que Jussara Carolina  e Felipe falam com o pessoal que está arrumando as outras falas da ONG e com os  ex moradores de rua,  Isabella, Ana Clara, Flávia Gabriela  Milena  Valentina, Benê, Guto, Giovana,Vivi, Dandara,  Mariana, Bianca,  Gabrielly  e Jefinho,  conversam  entre eles. Isabella convida  Ana Clara,  Mille,  Flay, Bia, Mari a irem  a sua casa,  jogar um jogo de tabuleiro todas. Algum jogo adaptado para  Ana Clara jogar,   Ana fica muito feliz e aceita na hora. Seu celular é especial para cegos,  por comandos  de voz, então  Ana Clara faz  uma ligação por voz  a seu irmão,  mais velho ,  pedindo  permissão para ir a casa de sua nova amiga  Isabella, seu irmão concorda, mas que irá a ONG para falar com Jussara Carolina,  pois ele protege  muito a irmã e quer sempre seu bem e que nada de ruim lhe aconteça. 
Enquanto isso, com Jussara Carolina  e Felipe, ela recebe uma ligação do detetive, pois havia encontrado  algo do que estavam investigando.
-- Alo
-- Oi Jussara Carolina? Aqui é o detetive  Enrique.
-- Oi senhor Enrique alguma novidade?
-- Sim, acho que encontrei  uma moça que tem as características  que vocês falaram: uma mulher  morena, cabelos pretos, liso, olhos pretos, ela me pediu comida, pois estava com fome, então perguntei  se ela tinha onde morar, disse que não, estava fugindo de alguém era o último lugar que descobririam  ela. Convidei  ela a ir a um apartamento com condomínio  fechado, o que minha mãe mora, garanti a ela que estaria segura, ela acabou aceitando.  Ela se chama Júlia,  mas foi só o nome que disse, não disse de quem está fugindo.
Jussara Carolina  olha para Felipe , para Bia Falcão  e para Dênis que conversa com Christian.
-- Me diga o endereço que a tarde, Felipe e eu iremos a esse apartamento.
Enrique  passa o endereço a Jussara Carolina e ela adota.
-- Obrigada,  mais tarde estaremos aí.
Desligam.
-- O que foi, amor?
Jussara Carolina  puxa Felipe para o lado.
-- era o detetive  Enrique, parece que ele encontrou  uma mulher com características  da Júlia e mesmo  nome. Ele q levou ao apartamento  da mãe.
-- Então só pode ser ela, amor, avisamos a sua mãe?
-- Ainda  não, amor. _suspira_ -- Primeiro vamos  conversar  com essa mulher que também se chama Júlia. Depois, caso se confirme,  falo com minha mãe e com os demais. Agora vamos almoçar  com o pessoal e depois vamos pra casa.
Jussara Carolina  e Felipe se beijam, vão até os demais e avisam  que vão todos almoçar no restaurante ali perto: Jussara Carolina, Felipe, Isabella, Dandara, Filomena, Ivana, Vivi, Valda, Dênis, Christian, Bia Falcão,  Benê, Guto, Mariana, Bianca, Ana Clara, Gabrielly e Jefinho vão  almoçar  no restaurante  ao lado, mas antes Jussara Carolina  fala com o irmão de Ana Clara em outra sala.
-- Minha irmã pediu para ficar em sua casa com nova amiga.
-- Sim, a Isabella  minha afilhada  gostou  muito da Ana Clara, as duas se tornaram  muito amigas e fará muito bem a sua irmã  essa amizade. Aqui endereço  da minha casa. _diz Jussara Carolina_
-- Obrigado,  Ju. Qualquer coisa que precisar , só ligar. Eu me chamo Gabriel.
-- Pode deixar, Gabriel. Sua irmã estará sendo bem cuidada.
Gabriel se despede de Jussara Carolina, ele entra para falar com sua irmã.
-- Minha irmãzinha qualquer  coisa só ligar.
-- Pode deixar, maninho . Estou bem fiz novas  amigas, eu te amo.
-- Também te amo, minha irmãzinha linda.
Gabriel  beija rosto da irmã,  se despede de todos e sai.
Jussara Carolina e Felipe vão com Valda, Bia Falcão,  Ivana, Filomena, Dandara,   Vivi, Isabella, Ana Clara, Flávia Gabriela,  Milena  Valentina, Benê, Guto, Giovana, Mariana, Bianca, Dênis, Christian,  Gabrielly  e Jefinho até o restaurante que fica ao lado, almoçam  uma comida vegetariana, um macarrão integral, salada de tomate e alface  com suco natural de laranja.
-- Todos vocês serão muito bem vindos em minha casa. _diz Jussara Carolina_
-- Podem passar uma tarde incrível _diz Bia Falcão_
-- Obrigada  gente, estou muito feliz com tanto  carinho _diz Ana Clara_
-- Você uma menina Incrível,  Ana. Tem um coração maravilhoso  e puro.  Além de muito bonita _diz Jussara Carolina_
-- Obrigada  tia Carol, mesmo  não vendo você , percebo  que você uma mulher muito linda, sinto uma energia muito boa de você. _diz Ana Clara_
-- Obrigada,  linda, você que é uma menina linda. _sorri_
-- Ana, eu toco piano, Dandara também, você gosta de música? _pergunta  Benê_
-- Sim, eu amo música. Escutar uma música, apreciando  me faz muito bem. _diz Ana Clara_
-- Eu toco desde criança, tocar me faz sentir nas nuvens _diz Dandara_
-- Dan toca muito bem _diz Filomena_
-- Quero muito ouvir vocês tocar. _diz Ana Clara_
Terminam de almoçar, Felipe paga a conta, levantam  e entram na van que Jussara Carolina  havia comprado e Felipe  dirige  até em casa.  Eles vão conversando  durante  todo percurso. Chegam em casa, Jussara Carolina,  Felipe,  Valda, Bia Falcão,  Ivana, Filomena, Dandara,   Vivi, Isabella, Ana Clara, Flávia Gabriela,  Milena  Valentina, Benê, Guto, Giovana, Mariana, Bianca, Dênis, Christian,  Gabrielly  e Jefinho descem da van e entram em casa, indo até a sala, que havia dois sofás, duas poltronas e mais três pufs.  Eles sentam.
Tosca, Milena, Sarah e Cláudia  estavam na cozinha, arrumando. Tosca subida na escada de ferro, limpando o teto da cozinha com uma vassoura.
A cozinha era longe da sala, por haver paredes e portas, já que a casa era grande.
Jussara Carolina,  Felipe, Valda, Bia Falcão,  Ivana, Filomena, Dandara,   Vivi, Isabella, Ana Clara, Flávia Gabriela,  Milena  Valentina, Benê, Guto, Giovana, Mariana, Bianca, Dênis, Christian,  Gabrielly  e Jefinho sentados nos sofás, poltronas  e pufs,  alguns jogos estavam em cima da mesinha em  frente deles.  Eram 15h.
-- Podemos inventar  alguma brincadeira  para nos  divertir,  algo apto para Ana Clara. _diz Filomena_
-- Meus amigos cegos a gente sempre jogava telefone sem fio, um dizia algo  o ouvido do outro uma palavra, depois outra pessoa aumentava uma palavra e dizia ao outro, outro ia aumenta mais uma palavra, quem escuta as palavras tem que memorizar tudo que foi dito e ainda aumentar uma palavra, o último da fila, tem que dizer todas as palavras ditas pela primeira  pessoa. _diz Ana Clara_
-- Isso é muito bom, sempre faço essa dinâmica do telefone  sem fio nas dinâmicas das aulas de teatro, estimula a concentração  e memorização,  tudo que precisa no teatro.  _diz Jussara Carolina_
__ Amei essa brincadeira Ana ,você é incrível, a gente pode fazer essa brincadeira sim e muitas outras
Isa se empolga
__ qual o jogo preferido de vocês?
-- Sim, jogo telefone sem fio,  de qual é a música, também acertar o sabor se é salgado ou doce e dizer o que é _diz Ana Clara_
-- Podemos jogar  jogo de perguntas  e respostas, é apto para a Ana _diz Benê_
-- Esse gosto, joguei muito com meus amigos como eu e se errasse  a pergunta, tinha que colocar  algo ruim na boca  como alho, cebola,  pimenta, morder um pedacinho como castigo. _diz Ana Clara_
-- Aqui tem um novo jogo, Felipe e eu compramos  para você,  meu amor. _diz Jussara Carolina pegando  o jogo e  entregando a Isa_  -- É um jogo que precisa ouvir uma música e  dizer qual música e nome do artista.
-- Eu adoro esse tipo de jogo _diz Ana Clara_
-- Eu também, amo música _diz Flay_
-- Eu também amo _diz Mille_
-- Música tudo de bom _diz Vivi_
__ Amei madrinha
Isa abraça Jussara Carolina
__ muito obrigada, vamos jogar esse gente? E brincamos de telefone sem fio e a brincadeira dos sabores?
-- Sim, vamos eu AMO todos esses jogos. _diz Ana Clara_
-- É muito legal, Aninha você é uma menina muito legal _diz Bianca_
-- Em  mim, pode ter uma boa amiga _diz Mari_
-- De mim também. _diz Gaby abraçada  em Jefinho_
-- Guto e eu seremos seus amigos fiéis _diz Benê_
-- Você é incrível _diz Flay_
-- Uma pessoa iluminada  _diz Mille_
-- Conta  comigo sempre que precisar _diz Vivi_
-- além de  muito bonita e uma boa energia. Outro dia quero te apresentar minhas duas mães de chamam Teresa  e Lucimar, meus pais Gustavo  e Bernardo.  _diz Giovana_
-- Lucimar  e Bernardo  são meus pais, eles agora estão trabalhando,  ela é pedagoga. _diz Benê_
__ Eles são meus padrinhos de crisma Aninha a dinda Lu e o dindo Be
Isa olha para Jussara Carolina.
__ madrinha tá tudo bem? Vi que recebeu um telefonema, é importante?
-- Era sobre as coisas da ONG meu amor, aliás Felipe e eu temos que sair agora, né amor? Mas vocês podem jogar os jogos aqui, fiquem a vontade. _diz Jussara Carolina_
-- Pode deixar, filha,  eu vou jogar  com eles aqui _diz Bia Falcão_
-- Ivana e eu vamos também, sempre jogamos  com a Dan _diz Filo_
-- Dan poderia tocar? _pergunta  Ana Clara_
-- Depois toco sim. _sorri_
Jussara Carolina  e Felipe levantam.
-- Então nós  vamos sair para resolver assuntos da ONG,  mas daqui a pouco  estamos de volta. _diz Jussara Carolina_
Isabella, Bianca, Mariana, Benê, Guto, Flay, Mille, Gaby, Jefinho, Vivi, Giovana, Dandara,  Dênis, Christian sentam no tapete. Ana Clara senta entre Benê e  Isa.
Jussara Carolina  e Felipe  sorriem e saem, entram no carro e Felipe dirige  até o apartamento  onde está Júlia.
-- Esse jogo é assim, _diz Benê pegando  um dispositivo_ -- Aqui tem várias músicas,  escolhemos  um número se 1 a 100 e colocamos a música do número escolhido  aqui e  teremos que acertar, na sua jogada. _diz Benê_
-- Amoo esse jogo _diz Ana Clara_
Valda,  Bia Falcão, Filo, Ivana sentam com eles.
__ Nossa que legal Eu amei,quero ver  quem começa?
-- amor você começa _diz Benê_
-- Ok amor..escolho número 5. _diz Guto_
Benê coloca no dispositivo  número 5 e começa a tocar refrão de uma música internacional.
-- Aaaahh  essa eu sei, é Crazy  do Aerosmith.  _diz Guto_
-- Isso amor. Isa  amiga  escolhe um número de 1 a 100 menos o 5.
__ Número 19 amiga
Benê coloca  o número 19 e começa a tocar refrão de uma música internacional,  de uma banda de mulheres.
-- Qual é a música, Isa? _pergunta  Benê_
__ É fifth Hamony conheço a música mas não sei o nome eu adoro essa música
-- fifth harmony música Work from Home _diz Benê_
-- Eu curto a banda Evanescence, meu irmão colocou para escutar e adorei _diz Ana Clara_
-- Essa música é muito boa _diz Flay_
-- eu também  gosto _diz Vivi_
__ eu também gosto Ana
Isa vê sua mãe do outro lado
__ MAMÃE VEM CÁ ,Meninas deixa apresentar minha mãe
Tosca se aproxima seria, sentindo cara de dor nas costas.
-- A racista,  já avisando  que ela tem fama racista e homofobia.  Ela me humilhou  muito, mas agora se ela  me ofender,  perde a voz _diz Valda_
-- Preconceito  e racismo  vem e pessoas  doentes, odeio preconceito  _diz Benê_
-- Também odeio preconceitos.  Tipo eu  não falo nada, mas ignoro total esse tipo de pessoas. _diz Ana Clara_
-- Racismo, homofobia ou qualquer tipo de preconceito  é crime e esse tipo de pessoas deven  ser punidos _diz Benê_
-- Eu nem ligo para essas pessoas, pois são pessoas pobres de espírito e cegas na alma. _diz Ana Clara_
__ Mas hoje minha mãe não é mais racista ela teve castigo _Diz Isa_
__ mamãe essa é a Ana Clara,a Flávia sua xará e a Milena Valentina  minhas novas amigas
-- Vamos ver Isa, ela me humilhou faz poucos meses, só acredito vendo, estou de olho _diz Valda_
Tosca olha
-- oi prazer! _diz séria_
Flay e Mille  olham
-- Oi  prazer _diz Flay_
-- Oi senhora. _diz Mille_
-- Nossa ela tem jeito de ser avó _diz Christian_ 
-- Eu acho que vocês não são nada parecidas fisicamente _diz Benê_
-- e nem personalidade.  Para sabermos se a pessoa não é mais racista,  devemos esperar  no mínimo 1 ano para saber se mudou mesmo _diz Valda_
__ A gente não é parecida amiga mas ela é minha mãe
__ Personalidade diferente também _Diz Isa_
Tosca abaixa a cabeça, ao ver Valda encarar
--  Ela não foi castigada,  só está fazendo algumas tarefas da casa, tarefas que ela me fazia fazer quando me fazia me trabalhar de empregada, limpando banheiros,  o teto, além das humilhações.  Pelo menos ninguém humilhou ela,  embora merecesse, ninguém o fez. Só eu sei o quanto essa senhora me humilhou,  dizendo coisas horríveis, Estêvão,  era pai da Sara Carol com a Bia Falcão, era testemunha.  Então agora o dia que mudar, o tempo dirá. _diz Valda_ 
-- Eu  tive uma professora que era racista, ela humilhou  um aluno tanto que foi chamada na direção  e os alunos se reuniram  e jogaram latas nela, a professora  pediu desculpas  e disse estar arrependida,  mas após 5 meses, voltou tudo de  novo em outra escola, sei porque a namorada do meu irmão disse. _conta Ana Clara_
-- Racistas mudados só acredito  vendo _diz Benê_
Tosca de cabeça baixa, pensa em acontecimentos  tristes de sua vida de agressão tanto  de Estêvão como de um outro homem que teve no passado e não comenta com ninguém.
__ Olha as pessoas mudam, posso citar o caso do meu melhor amigo Dênis e da minha amiga Analu _Diz Isa_
-- Sim o tempo fará as mudanças _diz Benê_
-- Verdade,  mas Tosca a poucos meses  me humilhava, depois que pegamos   o verdadeiro  testamento, que ela não está ofendendo, pois sabe se ela aprontar, ela quem perde. _diz Valda_
-- Ninguém  muda da noite para o dia. Analu, Dênis  não mudaram  da  noite para o dia _diz Benê_
__ mas mudaram e hoje são amigos incríveis maravilhosos
-- Sim, por isso digo, só o tempo para fazer as pessoas mudaram _diz Benê_
-- Vá,os aguardar _diz Valda_ -- Por isso ela está trabalhando  ajudando a Milena e a Sarah, em falar nelas, Tosca  chama elas aqui. _diz Valda_
Tosca vai até a cozinha, caminhando  devagar.
-- Milena Sarah..Valda está chamando  vocês.
Milena e Sarah  vão até a sala com Tosca. Cláudia  nova empregada  vai também.
-- Sim? _diz Milena_
-- Pessoal, essas são Milena, Sarah e Cláudia,  Tosca  ajuda elas nas tarefas domésticas. _diz Valda_
-- olá _diz Milena_
-- Oi prazer _diz Sarah_
-- Oii _diz Claudia_
-- Xará  também me chamo Milena,  Milena Valentina. 
-- Eu sou só Milena,  mas pode me chamar de Mili.
Tosca em pé, sentindo dor nas costas
__ Elas são maravilhosas
Isa sentada no tapete com as amigas
-- Milena Sarah Claudia podem jogar também  _diz Valda_
Milena, Sarah e Cláudia  eram negras também igual  Valda, pessoas maravilhosas e simpáticas,  Jussara Carolina  as considera como da família.
-- Eu errei muito, mas nunca fui racista, até porque tive uma amiga negra, ela se chamava Juliana, uma menina tímida, estudiosa  e ama cantar. Eu sempre a defendia de certas pessoas. Mas nunca mais a vi. Posso fé e cometido  muitos erros, mas racista isso  nunca fui _diz Dênis_
-- Nem eu, odeio quaisquer  tipo de preconceito  _diz Christian_
-- Eu ignoro  esse tipo de gente _diz Ana Clara_
__ Nunca vou esquecer o dia que a Karine afilhada da doente da Paola fez racismo lá na escola eu fiz um copo de vidro cair na cabeça dela. Ela tava junto da vaca da professora Vania _Diz Isa_
-- Paola e a afilhada duas doentes.  _diz Valda_
-- Essas pessoas que comerem racismo  cedo ou tarde, vão  pagar e receber tudo  de volta. Porque aqui se faz, aqui se paga. _diz Benê_
-- Eu concordo  _diz Ana Clara_
Vivi abraça Valda com carinho
-- Amo minha madrinha  ela é como segunda mãe, me parte coração quando ofendem  ela _diz Vivi abraçada em Valda_
-- Não se preocupe, minha filha,  não vou mais permitir ninguém me ofender, agora com meu poder em fazer a pessoa perder a voz, faço racistas perder a voz, seja temporário  ou para sempre. Fiz  Chayene  perder a voz para sempre _diz Valda_
-- Eu conheço uma Chayene, eu fui num show dela a  muito tempo. Cheguei até falar com ela. Disse-me coisas que me magoaram  muito _diz Flay_
__ Ela é ridícula Flay ,ela e a irmã dela Vania, ah tia Valda a gente viu a Vania no shopping ela humilhou o Denis mas eu fiz ela desmaiar _Diz Isa_
-- e eu paralisei  a irmã dela. Os seguranças  levaram  as duas _diz Benê_
-- Pois é, Chayene  e a irmã são loucas, odeio elas._diz Flay_
-- Tosca traga uns lanches para todos, agora  e rápido! _dá a ordem Valda a Tosca_
Valda faz exatamente  o que Tosca fazia com ela.
Tosca abaixa a cabeça e obedece e vai   até a cozinha, prepara  vários  sanduíches  com suco de laranja e volta.
-- Aqui os  lanches _diz Tosca  com cara  de dor_
__ Mamãe tá tudo bem? _Pergunta Isa_
-- só com dor mas costas filha.
Todos pegam os lanches.
-- Tosca  arrume o quarto lá de cima colocando  os colchões. _diz Valda_
-- Está bem, vou arrumar!
Isa come sanduiche.
__ esse lanche tá uma delícia _Diz Isa com a boca cheia_
Tosca sobe até o quarto maior e arruma os colchões.
-- Está muito bom mesmo, amiga _diz Flay comendo_
-- Amo sanduíche  _diz Mille_ -- Amiga  verdade que você toca teclado? _pergunta  olhando  o teclado  ali  ao lado_
__ Toco sim Mille miga querem ver?
-- Eu quero. _diz Mille_
-- Também quero. _diz Flay_
-- Eu amo ouvir música _diz Ana Clara_   -- Depois quero ouvir Dan  e Benê.
-- Claro _diz Benê e Dan juntas_
Isa levanta, vai até o teclado e senta em frente dele e toca um pedacinho da  música  Some one like You
Ana Clara  escuta, sentindo a melodia do teclado e sorri, fica encantada  com o som  da  música no teclado, Ana ama música. Dandara levanta e senta frente al piano e começa a tocar continuação  da música que Isa tocou. Ana Clara  gosta  muito, ama ouvir tanto piano como teclado, aquilo era maravilhoso a ela.
..................♤♤♤♤♤♤.....................
Jussara Carolina  e Felipe  chegam no apartamento  onde Júlia está. Dona  Magda os recebe. Júlia  estava sentada no sofá, lendo uma revista.  Dona Magda abre a porta.
-- olá vocês são?
-- Me chamo Jussara Carolina e ele Felipe, falamos com seu filho Enrique,  ele abrigou a moça que está aqui, essa moça, acreditamos  ser a moça que procuramos, somos pessoas do bem.
-- Meu filho  me falou de vocês. Entrem.
Jussara Carolina  e Felipe  entram e vão até a sala.
-- Júlia  Assunção? _pergunta Jussara Carolina_
-- Sim! Como sabe meu nome todo? Quem é você?
-- Não se assuste,  somos do bem e estávamos  te procurando,  seu filho Dênis sente  muito sua falta junto com sua mãe Bia Falcão, vamos te ajudar. Me chamo Jussara Carolina  e ele é  eu namorado Felipe. 

MUTANTES : Aventura,segredos & magia Onde histórias criam vida. Descubra agora