Oi!
Já aviso que esse capítulo vai doer.
Boa leitura!
______________
Capítulo 8Manuela
Por que as pessoas me odeiam pela minha cor?
Está aí uma pergunta que eu nunca vou saber a resposta.
Estou sentada no sofá da sala, comendo salgadinho enquanto assisto novela. Começo a reparar no corpo das mulheres. Por que não têm nenhuma gorda? E por que não têm negras? E quando tem, são empregadas.
O racismo está em todos os lugares.
Gustavo para na porta da sala.
— Mãe, a Manuela tá comendo de novo! — grita. Mostro o dedo do meio para ele. — Mãe, ela mostrou o dedo do...
Jogo a almofada na cara dele. Moleque insuportável. Mamãe aparece na sala. Se senta ao meu lado e puxa Gustavo para fazer o mesmo.
— Crianças, eu tomei uma decisão. — segura nossas mãos. — A Manuela vai para a academia, queria ela ou não. — arregalo os olhos, enquanto Gustavo ri. — Manu, vai ser ótimo para você.
— Claro que vai. — reviro os olhos. — Não vou para a academia nem que seja amarrada. — cruzo os braços, empurrada. Mamãe sorri, um sorriso misterioso. — Que foi?
— Se você for à academia e perder no mínimo dez quilos, eu compro um ingresso para o show do BTS para você. — meu corpo inteiro se energiza. Levanto sorrindo.
— Sério? Se eu emagrecer, ganho o ingresso?
— Sim, Manu. Vai poder ver esses coreanos que você não para de pensar.
— Eu topo! — estou tão feliz, que por um momento, esqueço o quão difícil vai ser emagrecer.
...
Estamos na aula de educação física.
— Enzo, Soraia, montem seus times. — diz e então começam a chamar um por um, até que sobra somente eu e o Marcos. Até o Edu foi escolhido, já que ele é um moreno forte.
— Acho que o grupo já está suficiente sem os dois. — Comenta Enzo, rindo.
— Não que eu queira jogar mesmo... — murmura para mim.
— Escolhe um dos dois logo, Enzo. — fala o professor, já estressado.
— Marcos. — diz irritado.
— Manuela. — Soraia também está irritada. Mas tanto faz, eu vou ser uma das primeiras a perder na queimada.
Eu não aguento correr muito, respiro com dificuldade e minhas pernas doem. Eu devia ter mentido que estava com cólica, só para ficar no banco.
Quando a bola para na mão do Enzo, meu corpo congela de medo. Essa vai doer.
O impacto da bola na minha perna dói muito e não consigo prender um palavrão.
Filha da puta.
Ele não sabe que isso é uma brincadeira?
Insuportável!
Vou para a arquibancada. Quando Luciana é eliminada, vem se sentar comigo.
— Eu vi você sorrindo na sala conversando com seus amigos. Aconteceu algo legal? — passo a mão onde a bola bateu, está ardendo.
— Minha mãe vai me deixar ir no show do BTS.
— Sério? Que legal! Eu também vou! — fico animada. — Qual seu Bias?
— Jeon Jung-Kook. E o seu?
— Park Ji-min. Acho ele tão gostoso!
— Eu também acho! As músicas são ótimas, né? Não saem da cabeça. Quero muito ir, muito mesmo. — de repente, lembro da condição da minha mãe e uma tristeza me pega.
— O que foi, Manu?
— É que ela só vai me dar o ingresso se eu for para a academia. — suspiro triste. — Tenho que perder alguns quilos.
— Eita. Que complicado. Não sei...
Antes que ela continue a falar, uma menina chamada Rita vem até mim segurando uma banana, a entrega para mim. Depois, sai correndo imitando um macaco.
— O que foi isso? — pergunta Juliana.
Eu amasso a banana com meus dedos e saio andando, jogo o que sobrou da banana no lixo.
Que todos vão para o inferno.
...
Mais tarde, no vestiário, todas as garotas estão sem camiseta e passando desodorante. Fico de frente para a parede e tiro minha camiseta. Eu tenho muita vergonha que vejam meu corpo.
— Estrias, eca. — escuto uma garota dizer.
Não se vire, Manuela.
— Nossa, estão por toda parte. Parece escamas de peixe. Nojento demais! — tento impedir que uma lágrima caia.
— Querem parar com isso?! — grita Juliana. — É normal uma mulher ter estrias!
— Mulheres não, macacas. — viro um pouco o rosto e percebo que Luciana esta preste a bater na garota. Seguro rapidamente seu braço.
— Por favor, não. — seguro as lágrimas.
— Que peitos exageradamente grandes! E tem estrias neles também! Você é totalmente nojenta!
Coloco a camiseta e saio correndo para fora do vestiário. Me escondo numa cabine do banheiro.
Eu odeio ser assim. Eu odeio meu corpo. Odeio tudo em mim!
VOCÊ ESTÁ LENDO
É o MEU corpo!
RomanceSinopse Manuela é uma garota que sofre sempre. É chamada de gorda por todos - baleia é seu apelido número um -, é preta, cabelo afro, estrias e celulite. Claro, ela é uma mulher completamente normal. Mas não aos olhos das outras pessoas. Manuela se...