DOENÇAS E CONDIÇÕES
Infecções no peito:
Tosse branca e tosse verde são as infecções torácicas mais comuns conhecidas pelos gatos do Clã. A tosse branca é a forma mais branda, mas se não for tratada, pode evoluir para a tosse verde muito mais grave. Os gatos geralmente o pegam durante a estação de folhas caídas e a estação sem folhas, e às vezes se desenvolve em epidemias em grande escala. Pode ser fatal para idosos e filhotes, e já tirou a vida de muitos gatos. Ele se espalha rapidamente e é altamente contagioso.
Os curandeiros as tratam com gatária. O primeiro gato de medicina do Clã do Trovão, Pontos de Nuvem, descobriu que este era o melhor remédio. Se a febre acompanhar a tosse, tanásia ou borragem também são usados.
Em Na Floresta, uma doença chamada tosse de gatinho é mencionada. Nariz Molhado fala sobre uma erva usada para curá-lo, embora tenha desaparecido desde que os Duas-Pernas chegaram à floresta.
Em Nascer da Lua, Asa de Mariposa menciona tosse negra como uma forma de infecção no peito.
Em A Visão de Voo de Mariposa, Micah menciona que a tosse vermelha era uma doença na fazenda onde um gato tossia sangue. Também é mencionado por Estrela de Trovão em Eco de Estrela de Trovão.
Em Trovão e Sombra, uma doença chamada tosse amarela infecta e mata vários gatos no Clã das Sombras, e é curável apenas por uma planta chamada pulmonaria. Causa perda de apetite, febre, dificuldade para respirar, delírio e dores de garganta.
Intoxicação/Envenenamento:
A intoxicação é a ingestão de uma substância que causa danos ao organismo, como:
1 - Comer ou beber substâncias ou plantas venenosas, como frutinhas da morte. Os filhotes são os que costumam ser vítimas disso, sendo curiosos e desconhecendo o perigo.
2 - Comer presas envenenadas ou podres (conhecidas como comida de corvo) ou beber água contaminada.
3 - Inalar muita fumaça de um incêndio.
4 - Ser mordido por um animal venenoso como uma cobra.
Se apenas uma pequena quantidade de veneno for ingerida, o gato geralmente fica com dor de barriga, mas quantidades maiores podem causar a morte. Os curandeiros tratam essas dores de barriga com folhas de milefólio ou urtiga, enquanto dores de barriga leves podem ser tratadas com zimbro ou hortelã. Se um gato foi severamente envenenado (como ao comer frutinhas da morte, como Filhote de Castanha faz em A Hora Mais Sombria), ele pode ficar inconsciente por um período de tempo.
Infecções transmitidas por ratos:
Os gatos às vezes são vítimas de infecções transmitidas por ratos. Uma dessas infecções é chamada de doença do lugar da carniça. O primeiro gato medicinal do Clã das Sombras, Coração de Seixo, percebeu que os ratos eram uma fonte de doenças. Como os gatos do Clã das Sombras às vezes comiam os ratos do lugar da carniça na floresta, eles eram propensos a pegar essas doenças. Isso acontece em Tempestade, quando dois gatos do Clã das Sombras, Nuvenzinha e Gogó de Algodão, vão ao Clã do Trovão em busca de ajuda porque seu Clã está no caos da doença mortal e contagiosa. Presa Amarela os manda embora porque ela não quer que o Clã do Trovão seja infectado, mas Manto de Cinza quer ajudá-los e encontra uma cura. Estrela da Noite morreu da doença durante este tempo, e é por isso que o Clã estava em caos .A raiz de bardana é usada para parar a infecção por mordidas de rato.
Perda da percepção sensorial:
Um gato pode perder a visão ou a audição devido à idade avançada, como Caolha do Clã do Trovão fez antes de sua morte, ou por acidentes e infecções ou defeitos congênitos. Essas condições geralmente encerram sua carreira como guerreiro, pois não podem caçar ou lutar com eficiência, e devem se aposentar como anciões, como Rabo Longo. Filhotes nascidos com defeitos geralmente morrem jovens, a menos que tenham habilidades especiais para compensar isso, como no caso de Pena de Gaio. Filhotes que são brancos com olhos azuis têm uma chance maior de nascer surdos, como Bolinha de Neve e Filhote de Pluma.
Dores nas articulações:
Uma condição geralmente associada a idosos, as articulações degeneram gradualmente com a idade, causando dor e dificuldade de movimentação. Ambientes úmidos podem causar o aparecimento dessa condição, portanto, os aprendizes devem certificar-se de que o musgo que coletam para a cama esteja completamente seco. Geralmente é tratado com cataplasmas de margarida ou ambrósia.
Dor de dente:
A dor de dente é causada por um dente trincado, cáries ou uma infecção na boca. A casca de amieiro é usada para aliviar a dor.
Febre:
A febre é uma temperatura anormalmente alta do corpo. Não é uma doença em si, mas geralmente sinaliza a presença de uma infecção, como tosse verde ou uma ferida infectada. Se necessário, pode ser tratado com matricária, borragem ou lavanda.
Arrepios:
Os calafrios estão principalmente associados ao clima frio ou à imersão em água fria por um longo período de tempo. Embora essa condição seja leve e não seja uma doença, ela tirou a vida de Filhote de Musgo. Filhotes e anciões correm mais risco de morrer quando ficam resfriados. Lamber o pelo de um gato da maneira errada faz o sangue fluir novamente. Um cataplasma de lavanda, gatária e matricária também é um bom remédio.
Outras doenças:
Várias outras doenças foram mencionadas nos livros; no entanto, os gatos não têm nomes para eles. Exemplos incluem as condições de Pelo de Seixo, Coração de Concha, Pontos Pardos, Estrela de Leopardo, Queda de Pétala e Pata Negra.
LESÕES
Ferimentos:
As feridas são lesões quando a pele e os músculos abaixo são rasgados, cortados ou perfurados. Eles podem colocar a vida de um gato em perigo devido à perda de sangue, infecções ou danos aos órgãos. As feridas são as lesões mais comuns, devido à natureza dos gatos que frequentemente lutam contra Clãs rivais ou animais inimigos, como texugos, raposas ou cães.
Feridas menores curam sozinhas em pouco tempo, mas feridas graves devem ser tratadas por um curandeiro. Este tratamento inclui limpá-lo completamente com a língua, parar o sangramento pressionando teias de aranha ou musgo e aplicar cataplasmas para prevenir a infecção e ajudá-lo a curar. Ervas usadas nos cataplasmas geralmente incluem haste dourada, calêndula, raiz de bardana ou (no caso de mordidas de rato) alho selvagem. Se a ferida infeccionar, cerefólio ou cavalinha também são usados. A dor pode ser aliviada com sementes de papoula ou casca de salgueiro.
Entorses:
Entorses são lesões nos ligamentos de uma articulação, causadas por estiramento além de sua capacidade normal e possivelmente rasgado. Causa dor intensa e diminuição da capacidade de mover a articulação. O gato deve descansar por vários dias.
Deslocamento articular:
O deslocamento articular é o deslocamento de um osso de sua articulação normal. Os curandeiros tratam essa condição primeiro alimentando o paciente com sementes de papoula para deixá-lo sonolento, para que não sintam tanto, e depois forçando o membro de volta à articulação.
Almofadinhas rachadas:
As almofadas das patas podem rachar ao caminhar longas distâncias em superfícies duras ou devido ao clima frio. Os anciãos são especialmente propensos a esta condição. É tratado com um cataplasma de milefólio. Cataplasmas de folhas de doca também são usados para resfriar almofadas rachadas.
Ossos quebrados:
Um osso quebrado geralmente é resultado de um acidente, como cair de um lugar alto. Os gatos geralmente quebram as pernas e, enquanto os curandeiros tentam prender o osso com teias de aranha, a lesão geralmente resulta em que o gato permaneça incapacitado pelo resto da vida. Apenas alguns desses gatos deficientes sobreviveram, sendo a mais conhecida Manto de Cinza.
Uma lesão mais grave é quando um gato quebra sua espinha dorsal. Isso faz com que o gato seja incapaz de sentir ou mover partes de seu corpo. Se a ruptura for ruim o suficiente, o gato será morto no impacto ou logo após. Brilho de Sarça quebrou sua espinha dorsal e, como resultado, suas pernas traseiras não funcionam mais e ela não teve controle sobre seus movimentos intestinais. Pelo Selvagem também quebrou sua espinha dorsal e, como ele ficava sentado em seu ninho o dia todo, ele ficou com fluido nos pulmões e acabou morrendo por não se exercitar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Lendas do Vale - Guia
FanfictionEU DELETEI O OUTRO GUIA SEM QUERER Parabéns Ester, você é uma genia Basicamente: Warriors Wiki do meu universo. Eu tinha feito um guia no google docs pra me situar, até que resolvi postar aqui depois de ver o perfil da @Alicia-warriors-ofc, que incl...