Capítulo 28

724 54 14
                                    

— Você sabia que a Alice realmente existiu?

Juliana perguntou para Valentina na tarde de domingo.

As duas estavam em seu barco, paradas um pouco longe das docas; Juliana havia colocado um cavalete para Valentina pintar, e estava aproveitando o sol de um domingo de verão. A loira estava ocupada em sua pintura, visualizava, e transformava com a ponta dos dedos, uma tela branca em um lindo retrato do espaço — ou pelo menos era o que Juliana achava.

Ela não tinha visto esboço de nada, e estava inevitavelmente muito mais preocupada em olhar Valentina; a forma como ela se concentrava, franzia o cenho, coçava o nariz e... Se sujava de tinta.

— Mesmo? — Perguntou Valentina.

Ela adorava quando Juliana desatava a falar.

— Dizem que o autor "descobriu" Alice enquanto passeava de barco pelo rio Tâmisa, no dia 4 de julho de 1862. — Valentina sorriu para seu quadro, mas estava sorrindo por Juliana. A morena não tinha noção de como sua mente trabalhava rápido. — Ele estava com um grupo de amigos, parece. Um amigo, e três crianças, entre elas... Alice.

— Ah não.

— Mas o que se sabe é que há questionamentos a respeito do fato de dois homens adultos estarem passeando de barco pelo rio com três crianças, sem a companhia dos responsáveis pelas mesmas.

Valentina começou a não gostar muito da história, apesar de apreciar Juliana contando. De canto de olho, viu que a morena se aproximava; foi até a proa e ficou sorrindo para Valentina. Assim, as duas podiam se ver por cima do quadro.

— Acontece que o senhor Lewis sempre foi muito amigo do pai das meninas e sempre confiou nele tanto pela amizade quanto por sua família e formação religiosa.

— Estou sentindo que isso não vai acabar bem.

— Talvez não. — Sugeriu a morena. — Mas parece que ele pediu a Alice em casamento quando ela tinha só dez anos. Dizem que Carroll gostava muito de meninas, você consegue imaginar? Muitos o acusavam de pedofilia. Eu li um monte de coisa a respeito.

— Ah não, Juls...

— Mas vou pular essa parte terrível e contar o que interessa, já que ainda estamos lendo Alice. — Declarou a morena, sorrindo para Valentina. — A história de Alice No País Das Maravilhas surgiu de improviso durante o passeio com as crianças, mas foi tão interessante que Alice pediu que ele colocasse no papel.

— Faz sentido.

— Até então, o nome do conto era "Alice Debaixo Da Terra". E parece, pelo que eu vi, que ele escreveu quase 20 mil palavras e entregou pra Alice. Em novembro de 1864.

— Você realmente lembra de muita coisa pra quem não consegue lembrar de matemática básica, Juls.

— É que meu cérebro só filtra o que quer. — Confessou a morena, com uma risadinha. — Por exemplo, eu lembro o que é um cosseno? Dificilmente. Mas eu lembro exatamente a roupa que você estava usando quando me contou que recebeu uma carta da sua mãe. A primeira.

Os olhos de Valentina acenderam com uma emoção profunda.

— Juls...

— Você usava aquele suéter azul com flocos de neve que não existe mais, graças a mim, infelizmente. Eu gostava dele. Mas...

— Você roubou ele uma vez.

— É. Pra você ver como eu gostava dele...

Valentina voltou a olhar para o seu quadro; precisava, de alguma forma, esconder a emoção que sentia com a fala de Juliana. De como ela lembrava. De tudo.

Written in the Stars | JuliantinaOnde histórias criam vida. Descubra agora