Recife, redação do Diário de Pernambuco.
Naquela manhã Nicole foi até a redação do jornal, vestida formalmente, ela se dirigiu à recepção para perguntar sobre o paradeiro de Rosa Svetlana, o plano seguia seu curso natural, pois a mulher estava com uma credencial falsa de um blog de notícias do agreste de Pernambuco.
- Oi, bom dia, Rosa Svetlana está? Pergunta ela à recepcionista.
-Quem deseja falar com ela?
- Eu me chamo Dilma, sou do blog agreste violento. Diz Nicole olhando fixamente para a recepcionista.
- Então é que a Rosa está fazendo uma cobertura para o jornal e não se encontra nesse momento...
- Sabe onde posso encontrá-la?
- Não estou apta para lhe dar essa informação.
Ela não desistiu, em lugar tranquilo fez uma pesquisa sobre a jornalista nas redes sociais e descobriu seu perfil no instagram, onde em uma das postagens havia uma marcação de localização no prédio em que Rosa morava com os pais, ele ficava na estrada das ubaias.
Vitória de Santo Antão, forúm.
Rosa Svetlana estava apreensiva, pois naquele dia Joabson da Costa, daria seu depoimento a comissão da verdade, como ele tinha problemas de locomoção, ficou acertado que a sessão seria em Vitória e estaria aberta ao público, pois a comissão também fazia sessões fechadas, mas esse não era o caso; ele era decrepito como um verme e tinha uma aparência horrível.
-Bom dia, o senhor Joabson da Costa foi agente do DOPS durante o período de 1980 a 1988, correto? pergunta o presidente da sessão.
-Sim. Responde Joabson secamente.
- O senhor está envolvido diretamente no desaparecimento e morte de Segismundo Oliveira?
- Esse cara era vigiado desde 1979, eu apenas o localizei.
- Onde ele está?
- Morto e enterrado naquela vala comum que existe no cemitério de Moreno. Confessa ele.
- Como isso aconteceu?
- Severino Acyoli Amorim me ligou e disse que sabia do paradeiro dele... Caso o Segismundo morresse era pra sumir com o corpo dele.
- Qual foi a causa da morte do Segismundo?
- Tortura, ele não aguentou os choques e nem o pau de arara e morreu, o problema é que ele nunca falou os nomes dos outros subversivos que andavam mais ele.
No outro dia pela manhã, Maria Elsa acordou muito cedo, pegou o jornal e se deparou com a notícia de que Segismundo havia morrido a mando de seu pai, mas não conseguiu terminar de ler a matéria, pois foi surpreendida por Josefo.
-Me dá isso aqui! Você se envolveu com um elemento subversivo procurado pelo SNI. Diz ele arrancando o jornal das mãos dela.
- Eu amei um homem com seus ideais e sofro por isso até hoje.
- Eu casei com você e eu te amo. Diz ele olhando nos olhos dela.
- Que amor é esse? Que prende? Que censura?
- É o meu amor, minha forma de te amar. Diz ele passando a mão nos cabelos dela.
-Eu não quero esse amor doentio, a partir desse momento vou pra Juçaral, vou retomar a minha vida sem você, Josefo. Diz ela se libertando dos braços dele.
No Recife, Nicole viu uma placa de aluga-se no prédio em que os pais adotivos de Rosa moravam, ela ligou para o corretor e fechou negócio, durante um determinado período de tempo ganhou a confiança de Vera.
Em Vitória, Maria Elsa deixa Josefo e retorna a casa que foi de seus pais em Juçaral, distrito de Vitória, ela estava decidida a retomar tudo o que lhe havia sido tirado, inclusive começar as buscas por sua filha.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Eras do amor.
FanfictionNa cidade de Vitória de Santo Antão, Maria Elsa, filha de um latifundiário se envolve com Segismundo Oliveira membro do MST, dessa relação nasce uma criança dada para adoção. Em um conchavo político Severino Acyoli casa sua filha com Josefo Carvajal...