𝐗𝐚𝐝𝐫𝐞𝐳

32 4 3
                                    

 Move-se sempre para frente, uma casa por vez, podendo em cada primeira jogada de cada peão escolher mover uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de forma diferente do seu movimento. Sua captura é na diagonal, uma casa por vez. 

Move-se duas casas na horizontal ou na vertical e depois uma para o lado. O movimento completo do cavalo forma um «L» sobre o tabuleiro. O cavalo é a única peça que pode saltar sobre as outras.

O bispo movimenta-se em diagonais quantas casas desejar desde que estejam livres.

A torre move-se em linhas horizontais ou verticais quantas casas desejar desde que esteja livre. 

A dama combina os movimentos do bispo e da torre: move-se quantas casas desejar nas retas horizontais, verticais e diagonais desde que estejam livres. 

O rei não é a peça de xadrez mais poderosa, mas é a mais importante! Se um rei estiver em xeque-mate, a partida acaba! 

Em comparação com as outras peças, o movimento do rei é limitado, pois ele só pode se mover uma casa, mas pelo menos pode ser em qualquer direção. No diagrama abaixo, o rei pode se mover para qualquer uma das casas em vermelho. 

Dois aspectos muito importantes no xadrez: atacar o rei do seu oponente e, ao mesmo tempo, manter seu próprio rei seguro e protegido.

Born to die - Livro umOnde histórias criam vida. Descubra agora