1 mês e 22 dias. Aqui estou eu, em Portugal. Longe de tudo, de casa, dos amigos, da família. Eu só tenho a mim e isso tem me custado um emocional que não tenho. Eu tenho me sentido só na maior parte do tempo, não entendo o idioma, não entendo as pessoas, não entendo os portugueses. A responsabilidade de enfrentar coisas tão incomuns tem me arrancado toda coragem, pegar ônibus sozinha, ser novata, e pior, viver tão longe de tudo que me deixava bem.
A mudança iria acontecer, a qualquer momento.
Eu gostaria muito de relatar tudo o que se passa na cabeça de uma pessoa de quase 15 anos vivendo em outro país, eu queria falar da comida e quão a maioria delas eu odiei, como o costume das pessoas de comerem coelho e javali (sim, eu odiei) ou como as comidas quase não levam tempero e são pálidas, mas como também, a comida do refeitório da minha escola é uma delícia, mesmo sendo bem simples. Eu gostaria de comentar sobre a beleza das casas, todas tão lindas, bem feitas, parece um filme. Eu estou gostando daqui, mas eu preciso de mais tempo para me adaptar, não é da noite para o dia que vou desapegar do acarajé e começar a comer arroz de maranhos. A verdade é que todo estrangeiro sente falta do seu país, do calor da sua terra e das comidas. Eu sinto falta de tanta coisa, sinto falta dos meus amigos que nunca me deixavam sozinha, sinto falta das piadas que jamais um português entenderia a graça, sinto falta das pessoas que via todos os dias, sinto falta do caminho de casa até a escola, sinto falta dos abraços daquela pessoa, sinto falta de dormir ansiosa porque no dia seguinte eu ia ver ele. Está sendo muito doloroso essa distância toda, mas é confortante saber que a qualquer momento eu posso voltar ao Brasil e eu sei que tenho pessoas que lá por mim esperam. Eu sofro diariamente na escola, são assuntos novos, pessoas novas, tudo é novo, é um país novo. Ter que se adaptar a algo totalmente diferente do que você já está adaptado há anos é algo que vai desestabilizar totalmente seu emocional, e você precisa estar preparado para isso, não é uma luta que qualquer um saiba enfrentar.
Eu sempre soube que não seria perfeito e que nada é fácil, mas viver na pele é bem pior. Mas tudo tem ser lado positivo não é? Imagina acordar com aquele "friozinho" de 0°c, e até mesmo o quarto gigante com uma cama de casal só para mim?
Portugal está me fazendo a aprender muita coisa, se eu voltasse hoje ao Brasil, as pessoas não me reconheceriam, aqui tudo é tão diferente, imagina só chegar perto da faixa de pedestre e todos os carros pararem para você?
Eu poderia passar horas escrevendo sobre tudo que Portugal me ensina, mas nem mesmo com palavras é capaz de expressar tudo isso, só quem passa na pele sabe como é.
Um dia, eu ainda quero voltar no Brasil, ainda quero comer pastel com caldo de cana numa barraca com alimentos de origem duvidosa, ainda quero ir na praia e sentir calor, voltar toda queimada pra casa mas com muita foto boa, ainda quero comer a melhor feijoada do mundo, ainda quero abraçar meus tios e tias, ainda quero ir na minha igreja e ver toda aquela gente, ainda quero "bater perna" na rótula da feirinha na busca de nada mas encontrando tudo, ainda quero comprar cropped de 25 reais, ainda quero ir no shopping ficar andando por horas para no fim só comprar uma casquinha, ainda quero ir no Mercado Modelo e sempre ficar entusiasmada com a variedade de coisas culturais que é possível encontrar lá, ainda quero ir na Barra só para comer uma moqueca de peixe com camarão.
O Brasil me traz tanta memória boa que sinto vontade de voltar só de pensar, mas eu ainda quero conhecer esse novo país que me espera desde de Junho de 2022, eu quero provar as comidas portuguesas, eu quero conhecer essa terra, não vim atoa para cá.
Fiquem atentos aos relatos de Portugal 🌷
VOCÊ ESTÁ LENDO
S.O.S Garota na Puberdade
No FicciónIsso é um diário, certo? Uma garota cheia de pensamentos e sentimentos, presa definitivamente na puberdade! Apenas uma pequena (grande) parte da minha vida. Momentos exatos e complexos que me deixam ansiosa quando vou deitar, mas, que também, são...