☆ Capítulo 4 | O Canto das Estrelas ☆
Quando Miriam tomou a decisão de romper o casamento, Alberto mudara completamente o seu comportamento. De um marido rabugento e um pai irascível, transformou-se naquele que Miriam esperava que ele se tornasse e passou a ser mais carinhoso com os filhos — como se finalmente tivesse se dado conta de seus erros. Mas Miriam não voltou atrás. Mesmo recebendo flores e chocolate do futuro ex-marido, e mesmo que repente Alberto insistisse em levar os filhos para um passeio no shopping. Miriam conhecia o pai de seus filhos. Estava fazendo aquilo para que ela desistisse do divórcio, manipulando-a. Sabia que, se por acaso voltasse atrás naquela decisão, Alberto voltaria ao comportamento de antes.
Na verdade, a mãe de Lucas já estava pensando naquela possibilidade há mais de um ano. No entanto, temia não conseguir dar tudo aos filhos sozinha — não confiava em Alberto para qualquer ajuda, por mais que fosse pai — e, principalmente, porque havia largado tudo para cuidar dos meninos. Por uma escolha dela. Mas, quando Miriam decidia alguma coisa, nada a fazia abdicar-se de suas escolhas.
Em uma tarde de sábado, no ano anterior — quando levara os filhos para visitar o avô — ele conversou com a filha e disse que todo o inventário da casa em que morava e toda a herança que seria distribuída para os dois filhos — Miriam e Saulo — já estava resolvida. O avô dos meninos sabia que poderia partir em breve, apesar de não estar doente.
— Quando eu partir, quero ter certeza de que meus netos vão frequentar boas escolas, que vão viver bem e saudáveis — ele havia dito.
— Você não vai embora tão cedo, pai — Miriam apertava de leve o seu braço; como costumava fazer quando era criança.
Mas o velho homem deu-lhe um sorriso triste.
— Sua mãe puxaria a minha orelha se eu atrasasse em algum compromisso, e isso inclui a minha morte — ele riu, apesar do olhar distante. — Ela está me esperando, Miriam...
Um ano após aquela conversa, seu pai partiu e estilhaçou o coração de Miriam; e nenhuma herança foi capaz de aliviar aquele sentimento em seu luto. Saulo, seu irmão mais velho — que morava em outro Estado e havia se deixado levar pela ganância material — compareceu ao velório e conversou com Miriam sobre a divisão dos bens, que já havia sido decidido pelo pai e devidamente documentado. Quando ela se deu conta que o dinheiro herdado possibilitava que sua ideia de divórcio se concretizasse, ela não pensou duas vezes. E, mesmo com Alberto insistindo em reatar o casamento, mandando-lhe flores e chocolates e chorando por causa dos filhos, Miriam começou a procurar uma casa.
Alberto, percebendo que não haveria volta, entrou em negação; e depois em revolta. Voltou a ser aquele homem irritadiço que fazia coleção de latinhas de cerveja e voltava bêbado para casa. Lucas e Luan, a pedido da mãe, começaram a encaixotar seus brinquedos, pois logo mudariam de casa. Apesar de não ter achado o lugar ideal — e dentro de suas condições financeiras — Miriam sabia que encontraria a casa que viveria com os filhos. Podia imaginar os meninos correndo por um jardim, subindo em árvores, pisando na grama, rindo e se divertindo. Ela sorria ao imaginar a cena de seus filhos no futuro lar.
Com uma fé inabalável, a mulher deixava Lucas e Luan na escola e ia em busca de uma casa que os acolhesse. Visitou algumas, mas a maioria tinha o preço alto demais, e outras não a agradavam — mesmo que fossem casas modernas e novas, tinham jardins demasiadamente pequenos; ou o local não era muito apropriado: fazia barulho demais, ou era perigoso demais. Quanto mais procurava, mais se afastava do centro da cidade. Procurou por algumas semanas, sem desanimar. Até que, um dia antes do aniversário de Lucas, Miriam marcou de conhecer uma casa em um bairro muito agradável e silencioso — ao contrário do apartamento em que moravam, cujo prédio localizava-se em uma avenida movimentada. Ela mal havia parado em frente ao portão verde quando soube, em seu coração, que aquela era a casa que tanto havia procurado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Canto das Estrelas
General Fiction★ Livro extra - Complementar a "O Canto dos Pássaros"★ Aos três anos de idade, o pequeno Lucas desenvolveu um transtorno de ansiedade que o impedia de falar a maior parte das pessoas. Desconhecendo a causa, o menino cresceu em seu angustioso silênc...