☆ Capítulo 7 | O Canto das Estrelas ☆
Benício tornou-se uma das pessoas favoritas de Lucas. O menino não esperava que a relação entre eles — e sobretudo entre Benício e a mãe — fosse florescer tão rápido, como se tudo já estivesse sido planejado pela natureza. Como um brotinho de feijão que aprendera a plantar na escola: com a quantidade de água adequada, era certo que a planta cresceria. Em poucos meses, tornaram-se praticamente uma família. Miriam estava encantada com Benício — o qual ela chamava carinhosamente de Ben — e ele encontrava-se perdidamente apaixonado por ela. Contrariando a expectativa de todos, principalmente de alguns familiares, os dois engataram um relacionamento mesmo perante algumas críticas. Lucas não entendia o motivo de alguns comentários na época — era como se o divórcio recente de Miriam e a morte da esposa de Benício, há um pouco mais de um ano, os impedissem de abrir seus corações novamente.
O menino não entendia de forma racional os conflitos dos adultos, mas sentia. Sentia que a relação entre Miriam e Ben era muito diferente daquela que presenciara entre ela e o pai. Muito diferente. Lucas não conseguia deixar de comparar, ressaltando as diferenças gritantes entre os dois homens: Ben quase nunca elevava a voz, mesmo bravo; era averso a bebidas alcoólicas e preocupava-se com a saúde. Uma simples dor de barriga do filho nunca era uma bobagem ou frescura de criança. Nunca reclamava do trabalho — apesar de sempre mencionar que planejava sair do escritório de advocacia e explorar novas possibilidades, como ele mesmo dizia. Lucas queria muito poder conversar com ele, perguntar o que fazia no trabalho e porque desejava sair do tal escritório. O menino tinha muitas dúvidas. Luan, por outro lado, podia jurar que Ben trabalhava em uma feira de abacates.
Diante da certeza ingênua do filho mais novo de Miriam, Ben soltava uma gargalhada e fazia questão de comprar abacates toda vez que ia visitá-los depois do trabalho. A cena era hilária: Ben chegava com sua elegante roupa social — muitas vezes, de terno e gravata — segurando um caixote com abacates, murmurando: Ufa! Hoje o trabalho foi duro! No entanto, a Mãe Natureza ofereceu-me algumas gorjetas verdes. Quem quer vitamina?
Além de pipocas doces, Ben amava frutas e equilibrava sua dieta com sucos naturais e sempre elogiava o pé de manga — o que deixava Lucas muito aliviado. Menos uma pessoa para querer cortá-la e concretizar o seu pesadelo. Aquilo já foi o suficiente para que o menino sentisse uma confiança maior nele, mas Luan — que, no início, sentia muito ciúmes de Ben e Miriam juntos — teve que ser conquistado à base de muita comida saborosa. Durante todo esse tempo, nem Pedro e nem Ben forçaram Lucas a falar com eles.
Alberto não gostou nada da novidade. Quando podia visitar os filhos aos fins de semana — ou quando fazia uma ligação — o pai parecia ainda mais mal-humorado. Perguntava sempre sobre o novo namorado da mãe: como ele era, se ele era legal, bonito e rico. Lucas era mais discreto ao dar as respostas, ao contrário do caçula.
Em uma tarde de domingo, quando Alberto pegou os filhos para tomar sorvete, Luan falou:
— Ben é legal, bonito e inteligente, mas não é rico não. Trabalha em uma feira de acabates.
— Abacates — Lucas corrigiu. — Não, Ben trabalha em um escritório de advocacia. Não sei o que é isso, mas parece legal.
— Então por que Ben sempre traz acabates? — Luan questionou-o, as sobrancelhas franzidas e a boca lambuzada de sorvete de baunilha.
— Pra fazer hora com a sua cara!— Lucas ria. — É abacates.
Alberto permanecia sério, o que deixava Lucas um pouco apreensivo. Ben sempre ria quando Luan falava acabates. Tomar sorvete com o pai era como tentar se divertir com um espantalho — era um pouco assustador e nada interativo. O menino supôs que ele estava com problemas no trabalho; talvez com contas atrasadas. Ele já sabia que a falta de dinheiro deixava os adultos estressados. Apesar disso, o pai recusava-se a entrar na casa deles, talvez temendo deparar-se com o bonito e inteligente namorado de sua ex-mulher. Aquele comportamento nada tinha a ver com a falta de dinheiro. Em sua inocência, Lucas queria que Alberto e Ben se tornassem amigos. Aquilo nunca aconteceria, entretanto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Canto das Estrelas
General Fiction★ Livro extra - Complementar a "O Canto dos Pássaros"★ Aos três anos de idade, o pequeno Lucas desenvolveu um transtorno de ansiedade que o impedia de falar a maior parte das pessoas. Desconhecendo a causa, o menino cresceu em seu angustioso silênc...