Sessão 04
ELIANE:
"Hoje eu quero falar do meu marido.
Você sabia que o meu marido foi o meu primeiro homem, assim, eu já tive um outro homem antes, mas foi um namoro bem rápido.É verdade que antes de casar, eu tinha certeza que era lésbica, se acredita?
Enfim... Nesse final de semana o meu casamento quase acabou...
Quer dizer, nesse final de semana, o meu marido, quase terminou o casamento.Ele diz que eu sou arrogante!
Ele diz que eu o humilho!Mas, a humilhação é porque eu ganho mais que ele, quer dizer, bem mais...
Eu pedi mil desculpas...
Porque se eu não fizesse isso, com certeza ele tinha terminado o nosso casamento.
Mas, todas as nossas conversas, discussões e brigas, eu acho que eu tô certa.
Eu não sei o que fazer agora?
Vou ter que ficar quieta e em silêncio, pra não ofender a falta de inteligência dele?E a sua sensibilidade financeira?"
ADRIANO:
"Você lembra da nossa primeira sessão, quando a gente conversou sobre conhecimento e sentimento?
Então... O demônio do conhecimento tá querendo, e na verdade, quase conseguiu destruir o seu casamento.
Você sabe que é uma mulher inteligente.
E não só inteligente.
Você também tem muito conhecimento.Não é atoa que você é uma acadêmica com mestrado e doutorado em uma área da psicologia.
Na primeira sessão, a gente entendeu que é melhor o sentimento do que o conhecimento.
Agora preciso fazer você entender, que é melhor ser feliz, do que ganhar a discussão ou a briga.
Há muitos anos atrás, a minha ex-esposa, me disse uma frase que mudou completamente, como eu me relaciono com as pessoas.
A frase era:
'Todas as vezes em uma conversa, discussão ou briga com você. Eu tenho certeza que estou certa! Mas no final da conversa, discussão ou briga, você prova que estou completamente errada.'Depois desse dia, em todas as minhas conversas, discussões ou brigas com ela, ou com qualquer outra pessoa, eu já dizia no começo:
'Você está certo, me desculpa!'Vai parecer arrogante, e, é arrogante.
Mas eu tenho a capacidade, o poder de articular as palavras, e levar uma conversa, discussão ou briga, pra onde eu quiser.
Consigo defender qualquer ideia ou pensamento, mesmo que eu não concorde com essa ideia ou pensamento.
Isso se chama: poder de articulação com as palavras.
Assim como o Ronaldinho faz malabarismo com a bola.
Quem tem o poder de articulação.
Faz malabarismo com as palavras!Por isso que hoje, na maioria das minhas conversas, discussões ou brigas, prefiro o silêncio. Quem é próximo a mim, acho que já percebeu.
Só eu sei o quanto eu sofro em silêncio, lutando comigo mesmo numa conversa, discussão ou briga, pra ter que ficar calado, e em silêncio, só pra não ser tentado a usar o meu poder de articulação com as palavras, pra convencer a pessoa a pensar como eu quero.
Mas confesso que as vezes é muito difícil.
Mas, também é muito prazeroso, saber que não manipulei ninguém em uma conversa, discussão ou briga, pra fazer a pessoa, pensar como eu quero.
Ficar em silêncio, e em paz com minha consciência.
É melhor que vencer qualquer conversa, discussão ou briga.
Até porque, não existe vencedor numa discussão ou briga.
Até quem ganha a discussão ou briga perde.Porque os dois saem chateados, magoados, com raiva, ressentidos e feridos profundamente."
Nosso tempo acabou.
A gente se vê na próxima sessão...
VOCÊ ESTÁ LENDO
TERAPIA SEM DIVÃ
No FicciónFazer terapia ainda é muito caro. É para poucos. Por isso a necessidade desse livro. Esse livro vai te ensinar a fazer a auto terapia. Você vai fazer a sua Terapia $em Divã! Serão 28 sessões Será 6 meses de terapia Será 1 terapia por semana Vamos...