Sessão 14
ELIANE:
"Sobre a pergunta que eu queria fazer, deixa prá lá, não é importante.
Essa semana eu tive outra discussão muito feia com a minha mãe.
A gente não tá se falando.Ela está inconformada, porque eu terminei um casamento de quase quinze anos.
E agora estou com uma mulher.Eu falei que a minha mãe é uma religiosa, né?
Eu também fui...
Aquelas bem religiosas mesmo, sabe?Mas, hoje eu não quero mais saber de igreja, Deus, religião ou qualquer coisa parecida.
Eu sei que vai parecer horrível o que vou dizer:
'Mas, eu odeio a minha mãe!'Ela não me aceita
Ela não me respeita
Ela não respeita e não aceita a minha decisão de ter acabado o casamento.
E agora, eu sou uma vergonha na família, porque sou lésbica.Ela não entende, que não vou ser nunca mais uma pessoa religiosa, e nem uma 'esposinha' submissa e fiel ao marido.
Eu odeio a minha mãe!
Eu odeio a minha mãe!"ADRIANO:
"Você sabe que não odeia a sua mãe?!
Você odeia o espelho que ela é pra você!
Você odeia ela te obrigando a não esquecer a sua origem!
Você odeia ela te mostrar, que você não é mais a filhinha perfeita e preferida da mamãe!A série que eu estou assistindo no momento.
Na verdade, estou assistindo de novo, se chama: "This is Us."
Que significa: Isso somos nós.Até já fiz um texto falando dessa série, que eu amo.
Porque cada episódio é um soco no meu estômago.Em um dos episódios, a filha Kate, que é uma mulher muito gorda.
Ela ficou muito gorda, por se sentir culpada pela morte do seu pai.
Que sempre foi o seu melhor amigo e também o seu herói.A filha está discutindo e brigando com a sua mãe, Rebeca Person.
Rebeca Person é uma mulher magra e lindaNo meio da briga a mãe pergunta:
'Filha! Eu não entendo!
Eu faço tudo por você!
Eu te amo!
Mas... Tudo que eu faço, eu sinto que te incomoda muito!
O que eu faço pra mudar isso entre a gente?'A filha diz sem rodeios e na lata:
'Mãe! Não tem nada que você possa fazer pra mudar isso.
Porque eu odeio você!'A mãe chocada, pergunta:
'Filha! Por que você me odeia tanto?!'A filha responde de forma tranquila e com palavras bem simples.
Mas palavras bem ácidas:
'Mãe! Você existe!'Essa cena me marcou profundamente.
Porque essa filha foi muito sincera, honesta e corajosa.Tem que ter muita sinceridade, honestidade e coragem, pra assumir que a gente odeia a nossa mãe.
Assim como você fez hoje!Você pode estar chocado e escandalizado.
Não fique, não!Quando a filha diz que odeia a sua mãe.
Tem muita sensibilidade, delicadeza e poesia nessas palavras.Porque essa filha, assim como você também, não só odeiam as suas mães.
Vocês duas odeiam e também amam às suas mães.Isso é o que a psicanálise chama de ambivalência.
Dois sentimentos contraditórios pela mesma pessoa: amor e ódio.Se você aprender a ler a alma das pessoas.
Se você também aprender a ler a sua alma.
Você entende algo muito simples nas palavras da filha:
'Mãe eu te odeio!'A filha odeia a sua mãe.
Porque a mãe é tudo o que a filha queria ser: magra e bonita.E como não conseguiu ser magra e bonita como a sua mãe.
A filha precisa odiar alguém.Para a sua alma não ficar perturbada e nem atormentada de tanta frustração, por não conseguir emagrecer, e se sentir feia por causa disso.
Essa filha está sentenciada e condenada na sua alma a odiar a sua mãe para sempre.
Porque o fato da sua mãe ser magra e bonita, é como um espelho cruel e violento, que diariamente mostra o que a filha nunca será.
Por isso...
Mãe eu te odeio!
Porque eu me odeio primeiro!O mesmo tá acontecendo com você!
No fundo do seu coração.
Você ainda queria estar casada e feliz.
Mas, o seu marido te machucou muito: não te beijando e nem te tocando.
Que é a sua linguagem de amor.Porque que você está hoje com uma mulher e não com um homem?
Porque a leitura da sua alma é:
'Homem não beija e nem toca!
Homem só beija e toca quando quer sexo!
Com uma mulher, nunca mais vou sentir falta de beijos e toques!'A mesma coisa também com a sua mãe.
Você ainda queria ser uma pessoa religiosa como a sua mãe.
E como você não quer e nem consegue também.Ver a sua mãe ainda uma religiosa fiel, isso te ofende, porque como um espelho, ela te mostra o que você nunca mais vai ser!"
Nosso tempo acabou.
A gente se vê na próxima sessão...
VOCÊ ESTÁ LENDO
TERAPIA SEM DIVÃ
Não FicçãoFazer terapia ainda é muito caro. É para poucos. Por isso a necessidade desse livro. Esse livro vai te ensinar a fazer a auto terapia. Você vai fazer a sua Terapia $em Divã! Serão 28 sessões Será 6 meses de terapia Será 1 terapia por semana Vamos...