O PODER DE MUDAR

2 0 0
                                    

Sessão 09

ELIANE:

"Tive uma briga feia com o meu marido.
Falei um monte de coisas que estava engasgado na minha alma.
Ele até chorou.

Eu percebi que ele ficou muito mal.

Mas ele tinha que entender que eu não tô bem.
Que tô muito mal.

Lógico! A briga foi porque ele descobriu da minha amiga do trabalho.

Os homens são estranhos, né!
Eu senti no meu coração, que ele não se sentiu traído, por ter ficado com uma mulher.

Sei lá, parece que quando não tem pinto, para o homem, não é traição de verdade, sabe?

Agora tô mal na minha alma.
Agora tá mal o meu casamento.
Agora tá o meu marido todo sensível e sofrendo. 

Sabia que uma vez o meu marido me mandou uma mensagem de WhatsApp, dizendo que eu podia ficar com uma mulher, não acreditei, não.

Acho que ele só queria parecer moderno, sabe?

Você acha que tô errada?
Você acha que fui egoísta?"

ADRIANO:

"Quando estamos frustrados na nossa alma, a gente acha que tem o direito, a autoridade e a moral pra ferir, magoar e machucar as pessoas, que estão mais próximas da gente, como: o pai, a mãe, o irmão, o filho, o marido, a esposa, o amigo ou o namorado.

Eu também fui uma pessoa assim.

Por causa das dores, feridas e traumas da minha alma, eu me achava com o direito, a autoridade e a moral, pra ser sem educação, agressivo e estúpido com o meu filho, que tinha apenas quatro anos na época.

Teve um dia, que eu decidi dar um basta nessa situação, e parar com essa covardia de descontar as minhas dores, feridas, traumas e frustrações da alma, naquele pequeno ser humano.

Eu simplesmente me ajoelhei diante do meu filho, pra ficar na mesma altura que ele, e disse:

'Filho! Eu sou um homem cheio de dores, feridas, traumas e também frustrado na minha alma.

Você não tem culpa por isso, mas eu estava descontando em você.

Eu quero te pedir perdão!
Eu queria que você me perdoasse!

Eu juro pra você, que a partir de hoje, nunca mais vou ser sem educação, agressivo e estúpido com você.

Eu te amo filho!
Você me perdoa?'

Ele na sua inocência de criança, e não entendendo muito aquela minha atitude, mas com um sorriso largo no rosto, e também querendo que aquela conversa acabasse logo, porque ele queria voltar a jogar videogame, ele disse:

'Claro que eu te perdou, pai!
Eu te amo, pai!'

Hoje o meu filho tem quinze anos, e desde aquele dia, nunca mais fui sem educação, agressivo e estúpido com o meu filho, e também com nenhuma outa pessoa.

Aprendi depois daquele dia a ser doce, gentil, agradável e delicado com as pessoas, que eu não conheço, e principalmente com as pessoas que eu conheço e convivo.

As dores, feridas, traumas e frustrações da minha alma, são minhas, e somente minhas.

Isso não me dá o direito, nem a autoridade e muito menos a moral, de ficar ferindo e machucando a alma de ninguém.

Ser educado
Ser doce
Ser gentil
Ser agradável
Ser delicado
Com uma pessoa, é uma escolha.

Ser sem educação
Ser agressivo
Ser estúpido
Com uma pessoa, também é uma escolha.

Façavocê também a sua escolha...
Enquanto é você que tem o poder sobre o seu casamento.

Porque um dia essa pessoa, que pode ser: o seu pai, a mãe, o irmão, o marido, a esposa,  amigo ou o namorado, vai crescer e amadurecer emocionalmente.

E quando essa pessoa crescer...
Essa pessoa não vai mais aceitar você ser:

Sem educação
Agressiva
Estúpida

E, essa pessoa vai ir embora.
E você não terá mais o poder da escolha... 

E quando você tomar a decisão de  mudar, pode ser que seja tarde demais..."

Nosso tempo acabou.
A gente se vê na próxima sessão...

TERAPIA SEM DIVÃ Onde histórias criam vida. Descubra agora