airtibak

1K 126 71
                                    

N/A: ó, quem voltou.

Airtibak (n.): A súbita compreensão de não estar entendendo algo.

Simone POV

— Certo, senhoritas, estão dispensadas. Receberão a avaliação final do projeto de vocês na próxima aula. — falei, depois de ouvir a conclusão do trabalho delas e de fazer alguns comentários a respeito, assim como Letícia.

As garotas se levantaram, despedindo-se educadamente. Exceto Soraya, que, ao contrário de antes, não me olhava mais. Me senti intrigada e quase deixei que minha mente mergulhasse em um mar profundo de questionamentos, mas fui interrompida por Letícia.

— Estou tentando entender o motivo da sua rudeza com aquela aluna. — Letícia perguntou baixinho, de forma que somente eu pudesse ouvir, com os braços apoiados na mesa, olhando-me meio de lado.

— Quem? Soraya? — perguntei, tentando soar casual.

— Sim! — ela exclamou. — De longe, o croqui dela foi o melhor e o projeto delas foi o melhor. Arrisco dizer que isso aqui — ela falou, pegando o croqui de Soraya — pelo menos conceitualmente falando, está melhor do que os dos nossos alunos do último ano. Não há muita técnica, mas Simone, você tem que admitir que isto está incrível. — Minha amiga falava com um tom levemente indignado e eu desconfiei que ela não estava gritando somente porque as alunas ainda estavam no auditório.

— Eu sei. — falei, levantando-me, colocando todos os projetos dentro da pasta. — É por isso mesmo que eu ajo assim com ela.

— Ah não... Você não vai...

— Sim, eu vou. — a interrompi, respondendo a pergunta que ela nem havia feito, mas eu havia entendido.

— Por qual motivo? — Ela perguntou, quando começamos a caminhar em direção à saída.

— Não é óbvio? — Eu ia continuar a explicar, mas fui interrompida por meu celular, tocando.

O retirei da bolsa e vi o nome de Luis no visor. Letícia também viu.

— Luis! Ah quanto tempo não o vejo. — minha amiga falou, com um ar saudoso ao citar nosso velho amigo da faculdade.

"Preciso dar um jeito de perguntar à Soraya se ela quer, realmente, ir ao almoço", pensei.

— Ele está aqui em São Paulo, vou almoçar com ele. — deixei sair de minha boca, sem ao menos raciocinar a respeito da informação que estava dando à Letícia.

— Ah! Eu também vou! — Ela decretou e eu senti meu corpo gelar.

"O que? Não!", pensei alarmada, buscando em minha mente qualquer desculpa plausível para dizer que ela não podia ir. Não achei.

Deslizei o visor para o lado, atendendo a chamada de Luis, que ligou confirmando o almoço e antes mesmo que eu acabasse de responder que sim, ele já estava perguntando se Soraya estaria presente, bem no momento em que eu estava cruzando o corredor ao lado da fileira onde ela e suas amigas organizavam suas coisas.

— Ah, sim. Bom, ela não vai poder ir. — Falei, olhando rapidamente para Soraya, que não tirava os olhos de mim.

"Por que não?!", Luis exclamou indignado, do outro lado da linha.

— Ela tem um compromisso. — falei, mantendo o olhar longe dela, para não ter que ver sua expressão. Eu explicaria depois.

"Mas ela disse que poderia! O que houve?"

— Ela está realmente muito ocupada. — falei, mas Luis não iria se satisfazer somente com aquela resposta, então tratei de explicar-lhe de uma maneira subentendida. — Ah! Letícia vai almoçar conosco. — falei, como se estivesse lembrando de algo, para que minha amiga não percebesse a minha troca de informações secreta com Luis.

infinity | simorayaOnde histórias criam vida. Descubra agora