Estes poemas foram escritos ao longo de sete internações psiquiátricas. Alguns contém rimas, outros são mais abstratos. Todos eles, no entanto, contém um pedaço de minha alma borderline.
SOBRE O TRASNTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
Nossa personalidade é composta das nossas características individuais que surgem no curso do desenvolvimento do ser humano, resultado de fatores constitucionais, sociais, experiências interacionais, modo de criação (os cinco primeiros anos são fundamentais para a estruturação da personalidade) e os vínculos primários (pais e cuidadores, família nuclear). É o padrão de comportamento de uma pessoa que define seu estilo de vida e o modo como percebe, pensa, sente e se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o ambiente. A personalidade possui um caráter adaptativo e é formada até os doze anos de idade.
O transtorno de personalidade é um conjunto de traços característicos, inflexíveis, estáveis ao longo do tempo e desadaptativos que causam prejuízos significativos para si e para os outros. Esse padrão se manifesta em pelo menos duas áreas (cognitiva, afetiva, conduta, funcionamento interpessoal, etc.).
O transtorno de personalidade borderline caracteriza um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, dos afetos e da impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos. Para um diagnóstico de personalidade borderline, deve-se ter, no mínimo, cinco dos nove critérios a seguir:
1. Esforços desesperados para evitar o abandono real ou imaginário;
2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado por extremos de idealização e desvalorização;
3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo;
4. Impulsividade em pelo menos duas das áreas potencialmente autodestrutivas (gastos materiais, sexo, abuso de substâncias, direção irresponsável, compulsão alimentar, etc.);
5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante;
6. Instabilidade afetiva devido a uma acentuada reatividade de humor (por exemplo: disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração de poucas horas e, raramente, de mais de alguns dias);
7. Sentimento crônico de vazio;
8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes);
9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.
O transtorno de personalidade borderline - ou limítrofe - (TPB) trata-se de um distúrbio de personalidade caracterizado por mudanças súbitas e bem opostas de humor. É como diz o ditado popular: ''é oito ou oitenta''. Essas reações são mais frequentes nas relações sociais, vividas com muita intensidade. Assim, quando algo está bom, a sensação para quem tem borderline é que ela é excelente. Se algo foge do controle e se torna desagradável, a percepção é que ocorreu uma catástrofe.
Os borders costumam transformar situações banais em tragédias e, como dizem os jovens, são ''emocionados'' demais, porque seus afetos se mostram de forma desproporcional . O transtorno surge devido a uma desordem na estruturação psíquica, levando o indivíduo a viver sempre em extremos. É comum que os borderlines não saibam o que são e nem o que querem, refletindo em diversas e complexas crises de identidade.
Os sintomas envolvem certos padrões de comportamento, tais como: medo extremo de rejeição e abandono; alternância intensa de valorização e desvalorização do outro; intensa instabilidade na identidade; impulsividade; comportamentos nocivos (como a automutilação) e ameaças ou tentativas de suicídio; mudanças rápidas e extremas de humor; sensação constante de vazio; ira ou afeto descontrolados e desproporcionais; pensamentos paranoicos; crises dissociativas.
Alguns indivíduos com transtorno de personalidade borderline também apresentam altas taxas de ocorrência em conjunto de outros transtornos mentais, como distúrbios do humor, transtornos de ansiedade e distúrbios alimentares, além do abuso de substâncias.
Eventos aparentemente comuns podem desencadear sintomas. Por exemplo, as pessoas com transtorno de personalidade borderline (TPB) podem sentir-se irritadas e angustiadas por pequenas separações – como férias, viagens de negócios ou mudanças bruscas de planos – de pessoas a quem se sentem próximas.
Estudos mostram que as pessoas com este transtorno podem ver raiva em um rosto emocionalmente neutro e têm uma reação mais forte às palavras com significados negativos do que as pessoas que não possuem o transtorno. Os portadores desse transtorno têm medo que as emoções fujam do seu controle, demonstrando tendência para se tornarem irracionais em situações de maior estresse e criando uma grande dependência dos outros para conseguirem manterem-se estáveis.
As causas do TPB ainda não estão claras. O transtorno de personalidade borderline pode ocorrer devido à predisposição genética. No entanto, experiências emocionais fortes enquanto criança - como enfrentar uma doença ou morte, abuso psicológico, sexual, negligência, terror psicológico, físico, separação dos pais ou orfandade -, podem levar ao desenvolvimento deste transtorno. As pesquisas sugerem que fatores genéticos, neurológicos, ambientais e sociais podem todos estar envolvidos no desenvolvimento dos sinais do transtorno.
Devido ao alto risco de suicídio entre pessoas com personalidade borderline, os médicos devem ter cautela quando prescrevem medicamentos que possam ser letais em caso de sobredosagem. Certos medicamentos podem causar diferentes efeitos colaterais em diferentes pessoas. É necessário conversar com um psiquiatra sobre o que esperar de cada medicamento em específico.
Se você tem TPB e está em busca de ajuda, procure um profissional da saúde desta área (psiquiatra) ou ligue para o Centro de Valorização da Vida (disponível 24 horas), através do número 188.
"Embora nossa arte, ainda que assim desejemos, não possa nos salvar de guerras, privação, inveja, cobiça, velhice ou morte, ela pode nos revitalizar no meio de tudo isso." - Ray Bradbury
VOCÊ ESTÁ LENDO
POEMAS DE UM BORDERLINE
PoetryPoemas de um borderline escritos enquanto internado em uma clínica psiquiátrica.