"Por que o nome de um monge apareceria várias vezes nos registros históricos? Claro, isso só pode significar que o monge desempenhou um papel importante na história da dinastia Xu.'
"É muito provável que ele estivesse relacionado aos ossos de Taowu, bem como à formação dentro do Mausoléu Imperial de Su Jingmo.'
"Mas Jingmo nunca mencionou isso..."
Qin Cheng sempre foi confundido com o que causou o desaparecimento da dinastia Xu dos registros históricos. Não só não estava registrado nos registros da dinastia Xu, mas também estava ausente dos registros históricos estrangeiros. A existência de tal dinastia nunca foi mencionada. Qin Shihuang não conseguiu encobrir o período de tempo em que queimou livros e enterrou estudiosos vivos¹, então que tipo de situação poderia fazer uma dinastia inteira desaparecer do nada; como se nunca tivesse existido.
Qin Cheng já havia pensado em inúmeras possibilidades racionais, na esperança de encontrar uma explicação científica e razoável, mas todos esses palpites foram derrubados sem exceção.
Mesmo que hipóteses extremas, como um terremoto vulcânico destruindo o país, como explicar que a história da Dinastia Xu esteja tão perfeitamente conectada com a das dinastias Wei, Jin, Sul e Norte, bem como da Dinastia Tang²? Sem contar que, se um terremoto tão destrutivo realmente existiu uma vez, como a sociedade chinesa poderia existir agora?
Entre todos, Qin Cheng acredita que o conceito de distorção do espaço-tempo é relativamente confiável, assim como a questão científica que se deve resolver para explorar o universo: o tempo tem um fim? Dá para voltar no tempo?
A razão pela qual as pessoas pensam que o tempo não pode ser revertido é que, às vezes, as pessoas nem se lembram de que uma situação específica aconteceu. No entanto, se o tempo pode realmente ser redefinido, então como as pessoas se lembrarão dele?
Qin Cheng uma vez pensou que se o espaço-tempo de todo o universo pudesse realmente ser distorcido, então o tempo na Terra também seria, o que explicaria como a Dinastia Xu desapareceu da vista das pessoas.
No entanto, de acordo com essa teoria, se o espaço-tempo fica distorcido e o tempo é refeito, então por que pequenos vestígios da dinastia Xu foram deixados para trás? Como os grandes mausoléus que Qin Cheng tinha visto...
É absolutamente anticientífico dizer que um período da história pode desaparecer completamente de todos os registros humanos.
Mas realmente aconteceu.
Qin Cheng lembrou-se subitamente do curso "História da Arqueologia Chinesa" que fez durante o seu ano de licenciatura. Qin Cheng originalmente queria escolher o professor mais famoso da Universidade que também passou a ser o melhor professor do curso. No entanto, como o curso estava cheio, ele foi rebaixado. No final, ele só pôde escolher o curso de um professor de quem nunca tinha ouvido falar. Esse professor já estava na casa dos 60 anos, e mesmo que esse professor devesse estar no nível de um professor ou de um professor associado, esse professor ainda não passava de um conferencista.
Resumindo, Qin Cheng não gostava muito desse professor. Em primeiro lugar, Qin Cheng tinha a noção preconcebida de que esse homem era um estudioso médio que havia sido apenas um conferencista durante toda a sua carreira. Em segundo lugar, esse professor não era realmente entusiasmado ou apaixonado em suas palestras; Suas palavras eram tão confusas que o público se sentia desorientado e pouco claro.
Qin Cheng estudou por quatro anos na faculdade, e três anos como estudante de pós-graduação. Ao olhar para trás, o que ele mais odiava era a palestra desse professor. No entanto, ele também se lembrou muito bem do que a professora havia dito na última aula. No final do semestre, o antigo docente não se debruçou sobre o exame, pelo contrário, disse algumas palavras a eles, os alunos iniciantes de arqueologia.