Jiang Bo conheceu sua morte dentro do túnel que ele havia cavado clandestinamente, levando diretamente à câmara principal do caixão.
Seu corpo sem vida foi descoberto por Lin Hongxing, seu companheiro de quarto, e Qin Cheng, que residia em uma casa vizinha.
Naquele dia em particular, Lin Hongxing acordou mais cedo do que o habitual e, quando viu que a cama do lado oposto do quarto estava arrumada como de costume, percebeu que Jiang Bo não tinha voltado ontem à noite.
Essa ausência não surpreendeu Lin Hongxing, pois ele estava bem ciente das atividades secretas de Jiang Bo. Jiang Bo estava furtivamente cavando uma passagem que levava diretamente à câmara principal da cripta da Tumba Nº1 na Vila de Ninghua, tudo sem o conhecimento ou aprovação de seu líder de equipe, Li Guoxian.
Sim, ele agiu sorrateiramente porque essa escavação não foi permitida por Li Guoxian.
Li Guoxian, o chefe de sua equipe arqueológica, manteve regulamentos rígidos sobre artefatos e túmulos antigos. Antes de se aprofundar na escavação da cripta principal, a equipe teve que verificar os métodos de sepultamento do mausoléu. Ao contrário dos Mausoléus Imperiais do pré-Qin¹ período, que estavam cobertos com terra, o Túmulo Nº1 na vila de Ninghua foi construído dentro da montanha Qiong, integrando-se efetivamente com a própria montanha. Este mausoléu único foi construído escavando a montanha Qiong, dando-lhe a aparência de uma colina comum.
A Montanha Qiong, onde o Túmulo Nº1 estava localizado, tinha o dobro do tamanho da Montanha Jin, onde quase mil indivíduos foram enterrados.Após a exploração, a equipe arqueológica descobriu que o Mausoléu tinha duas paredes internas e externas, juntamente com quatro portas, abrangendo uma área total estimada de 1,4 milhão de metros quadrados, assemelhando-se a uma vasta Cidade Imperial. Infelizmente, os estragos do tempo haviam obliterado a maioria dos portões, deixando apenas vestígios tênues para trás.
Crucialmente, no final do ano anterior, durante a escavação, a equipe fez uma descoberta inovadora – o imenso Mausoléu tinha uma porta de túmulo real!
Ao localizar a entrada, a equipe convocou uma reunião e decidiu que, de acordo com os antigos protocolos de preservação do mausoléu, entrar pela porta do túmulo garantiria a integridade do túmulo. Consequentemente, a equipe concluiu que cavar um túnel do topo do túmulo para acessar a câmara do caixão era desnecessário.
O método ideal de preservar o túmulo envolvia entrar pela porta do túmulo, salvaguardando sua integridade. No entanto, essa abordagem demandou mais tempo e incorreu em custos mais elevados.
A passagem do túmulo Nº1 foi obstruída por enormes blocos de pedra, cada um medindo 5 metros de comprimento e 1 metro de altura. Tornou-se um grande problema remover cada pedra de bloqueio e também levou muito tempo para fazê-lo.
Ao longo desse minucioso processo, inúmeras relíquias culturais inestimáveis foram descobertas. Túmulos não escavados continham um tesouro escondido, mas nenhum poderia fornecer pistas sobre o dono da tumba.
Isso representou um problema tremendo... devido à insuficiência de fundos alocados às equipes arqueológicas.
Se a identidade do proprietário do túmulo permanecesse desconhecida, anunciar a existência do Mausoléu ao mundo seria um desafio. Não foi por falta de vontade de divulgar a descoberta, mas sim por discordância de Li Guoxian.
Ele é um especialista nessa área, mas, ao mesmo tempo, também tem sua própria agenda. Ele argumentou que revelar um mausoléu tão grandioso, que poderia chocar todo o país, poderia atrair um influxo de visitantes antes que eles pudessem estabelecer a origem e o proprietário do túmulo. Este influxo não só causará uma perturbação aos seus esforços arqueológicos, mas também atrairá potencialmente ladrões de túmulos.