Hoje de manhã, eu e a Isadora saímos para fazer a nossa tradicional corrida matinal no parque. Todo domingo a gente sai cedo para correr juntas, mesmo nas manhãs de outono como esta, que em Curitiba mais parece inverno. É difícil respirar o ar frio, o nariz fica gelado e úmido. Os dedos das mãos e dos pés chegam a doer às vezes de tão gelados. Mas eu gosto, o parque logo cedo no frio parece que saiu de um filme, com aquela névoa matinal e tudo mais.
Eu estava toda estilosa, com meu conjunto esportivo novo, com estampas verdes e cor-de-rosa neon, polainas magenta, fones de ouvido brancos daqueles grandões que estão na moda agora e o cabelo em duas tranças, no estilo boxeadora. Já a Isa preferiu um look mais discreto, mas bem arrumado: calça legging preta básica, moletom de capuz cinza escuro, óculos de sol e um rabo de cavalo alto.
Assim que chegamos ao parque, que fica a uns cinco minutos de caminhada do nosso apartamento, eu vi o professor Rodrigues, orientador do TCC da Isa. Eu o conheço bem, semana passada mesmo estive na sala dele conversando sobre os prazos do trabalho da Isadora (que está atrasado), me passando por ela, claro. O cara é gente boa, mas cheio das exigências. Não pensei duas vezes, automaticamente puxei a Isa pelo braço e iniciei a corrida, mudando de direção, só pra evitar o encontro constrangedor, já que sei como minha irmã fica nessas ocasiões.
Ela ficou aliviada e agradecida pela minha reação, mas também parecia bastante tensa e envergonhada, falando que ele tinha nos visto fugindo. "Relaxa, Isa, a gente só precisa sair do campo de visão dele", falei, tentando acalmá-la. E lá fomos nós correr no sentido inverso ao habitual, só pra despistar o cara.
Demos duas voltas no lago, como fazemos todos os domingos, mas dessa vez em tempo recorde, pelo que pude ver no meu relógio de pulso esportivo. Foi uma boa corrida, conversamos um pouco no começo, mas depois do primeiro quilômetro, como sempre, passamos a correr em silêncio, cada uma focada na sua respiração e nos seus pensamentos. Mas eu reparei que a Isadora parecia leve e descontraída, e fiquei feliz por ela. Sei que esses últimos meses têm sido difíceis para minha irmã, com a dificuldade de encontrar um estágio e de evoluir no trabalho de conclusão de curso.
Terminamos a corrida suadas, mesmo no frio, ofegantes e com os rostos vermelhos, ainda mais vermelhos que o nosso habitual de ruivas, e decidimos que merecíamos tomar um caldo de cana na caminhada de volta para casa.
Já na rua do caminho para casa, vi uma moça vindo pela calçada, em nossa direção, com um cachorro grande na coleira. E eu, claro, já peguei a Isa pela mão e atravessei rapidamente a rua, evitando o cachorro a todo custo.
Só que eu não tinha visto que do outro lado da rua estava o professor Rodrigues, e que dessa vez não ia ter como disfarçar para não cumprimentá-lo. A Isa, muito nervosa, se assustou, tropeçou e derramou o caldo de cana em um cara que vinha passando. A cena foi cômica, com a Isa olhando para o chão e pedindo desculpas, falando bem baixinho daquele jeito dela, e o cara, todo molhado. O professor Rodrigues viu tudo e veio andando em nossa direção.
Aí entrou em cena o meu superpoder de improvisação. Sussurrei para a Isa seguir a minha deixa, e lá fui eu me passar por ela diante do professor. "Bom dia, professor", eu disse, tentando salvar a situação.
O professor, meio confuso, olhou para a Isadora e depois para mim, mas deu sequência na conversa, falando comigo, aparentemente acreditando que eu fosse ela. "TCC, blablablá, prazos apertados, blablablá", e eu fui dando as desculpas padrão, imitando o jeito envergonhado da Isadora, enquanto minha irmã, aliviada, tentava disfarçar a vergonha, digitando qualquer coisa no celular.
Depois desse showzinho todo, finalmente seguimos para casa, eu rindo e a Isa séria.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nossos Medos
Fiction générale"Nossos Medos" conta a história de duas irmãs gêmeas idênticas. Isadora luta contra uma intensa fobia social que a impede de se relacionar normalmente com as pessoas. Ao longo dos anos, Bianca assumiu o papel de "protetora" da irmã, frequentemente s...