01.
POV MARÍLIA
10 anos depois...
Coloquei a última garfada de macarrão na boca e vi Juliana se aproximar com certa urgência. Ela trazia consigo um prato de carne com legumes que parecia estar delicioso.
-Parece que hoje você vai ter trabalho novo. -sentou-se na minha frente.
-Isso aqui é um hospital, eu tenho trabalho novo todos os dias.
-Tô falando de trabalho dos pesados.
-O que foi dessa vez?
-Acidente no trânsito. Um carro e um caminhão. O caminhão prensou um dos lados do carro.
-Quantas vítimas?
-Fatais nenhuma, por enquanto. -fiz uma careta pelo seu comentário. -O homem quebrou um braço, bateu a cabeça e teve um corte profundo nela, mas está estável. A mulher teve escoriações leves, por um milagre. E bem, a criança, essa não teve tanta sorte.
-Criança? -franzi o cenho.
Eu detestava acidentes com crianças, era o mais cruel que um profissional podia ver.
-Seis anos. -continuou. -Está vivo, mas entre a vida e a morte. O caminhão bateu exatamente na parte onde ele estava. Falaram algo sobre traumatismo craniano dos pesados.
Senti meu peito se apertar imediatamente.
-Já são três anos trabalhando nesse hospital, mas eu nunca vou me acostumar com nada que envolva crianças.
-Digo o mesmo. -concordou. -A família vai precisar do seu apoio, mais especificamente a mãe, ela está bem nervosa.
Eu havia me formado em Assistência Social, por isso, trabalhava num hospital na capital paulista e tinha como função educar pacientes e familiares sobre doenças e planos de tratamento, realizar avaliações psicossociais para identificar sofrimento mental ou emocional e aconselhar pessoas em crise ou em sofrimento.
Nesse caso em especial, provavelmente eu iria conversar com a vítima menos grave, a mãe, para avaliá-la, aconselhá-la e, se necessário, encaminhá-la para a nossa equipe de psicologia.
-Não acha que vão chamar a Eugênia? -perguntei. Eugênia era a nossa outra assistente social.
-Não, vai ser você. A Eugênia está ocupada demais com os pacientes terminais.
-Tem razão. -limpei a boca com um guardanapo. -Sendo assim, vou indo.
-Boa sorte, Marília.
-Obrigada. Eu vou precisar.
~•~
Cheguei no balcão principal em cerca de cinco minutos. Bruna, a recepcionista, logo me entregou uma pasta com alguns papéis do caso. Aqui tudo funcionava com rapidez, não tínhamos tempo a perder, pois se tratava de vidas e saúde mental.
-Ela tá no terceiro andar, quarto 302, leito 2. -referiu-se ao caso mais recente. -Estão operando o menino, é filho dela.
-Tá bem. -assenti. -Juliana me disse que a situação está complicada.
-Da mãe? Ela estava muito agitada quando deu entrada, mas agora, pelo que me falaram, já se acalmou um pouco. O acidente foi gravíssimo, é um milagre que ela não tenha sofrido nada físico.
-Já fizeram todos os exames?
-Já sim. Fisicamente, a mulher está bem, pode confiar. Agora, apesar de já estar mais calma, o trauma deve ter sido grande, principalmente por ter visto o filho da maneira que ela viu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sempre Foi Você - Malila
FanfictionMarília nunca se esqueceu do seu primeiro amor. Agora, aquela adolescente que ela tanto amou já é uma mulher, totalmente diferente e está precisando de ajuda. Marília estará lá para ajudá-la, ela sempre fez e sempre fará qualquer coisa por Carla Mar...