cap.012; At'ok sabe a verdade

45 12 0
                                    

A floresta de Pandora parecia mais escura do que o normal naquela noite, com a densa copa das árvores cobrindo o céu estrelado. At'ok estava sentado em um galho alto, isolado do restante da aldeia. O frescor do vento trazia uma sensação reconfortante, mas sua mente não encontrava paz. Nos últimos dias, algo dentro dele havia mudado. O conhecimento que Jake havia compartilhado, as tentativas de fazê-lo se lembrar de quem ele fora, estavam começando a se enraizar profundamente, perturbando o equilíbrio que At'ok sentira desde que havia se unido ao clã.

Agora, uma nova verdade havia surgido: Jake Sully, o homem que o incitara a questionar seu passado, estava enviando informações para o coronel Quaritch. At'ok ouviu o rumor por acidente enquanto alguns dos guerreiros discutiam sobre a presença de humanos nas proximidades. No início, ele não quis acreditar. Como Jake, que havia prometido proteger Pandora, poderia estar traindo o clã? Mas, à medida que os dias passavam, os fragmentos da verdade começaram a se juntar em sua mente.

Ele ficou perdido em pensamentos, tentando processar a confusão que tomava conta dele. Jake havia sido uma figura de confiança, alguém que parecia sincero em suas intenções. Mas agora, com essa nova informação, At'ok não sabia mais o que pensar.

Tsu'tey, percebendo o distanciamento de At'ok e os sinais de tormento em seu rosto, decidiu se aproximar. O guerreiro sempre fora protetor do clã, e embora tivesse uma relação conflituosa com Jake, ele tinha um forte vínculo com At'ok, considerando-o como um irmão desde que Eywa o renasceu.

Tsu'tey subiu silenciosamente até onde At'ok estava sentado e, ao se aproximar, tocou seu ombro levemente, trazendo-o de volta ao presente.

- Você está preocupado, irmão - disse Tsu'tey, sua voz grave, mas com um tom de preocupação. - O que está acontecendo?

At'ok suspirou, sentindo a tensão em seus ombros. Ele sabia que Tsu'tey era a única pessoa que ele podia confiar completamente naquele momento.

- Jake - começou At'ok, hesitante. - Ele... ele não é quem eu pensava que era. Descobri que ele está enviando informações para Quaritch. Ele está traindo o clã, Tsu'tey.

Tsu'tey franziu o cenho, seus olhos brilhando com raiva contida. Embora ele nunca tivesse confiado completamente em Jake, ouvir aquilo de At'ok o fez sentir a traição mais intensamente.

- Eu sabia que ele não era digno de nossa confiança - disse Tsu'tey com firmeza. - Ele nunca deveria ter sido aceito entre nós. Agora, ele colocou todos em perigo.

At'ok, no entanto, estava mais confuso do que raivoso. Ele se lembrava das conversas que tivera com Jake sobre seu passado, sobre sua identidade. Jake parecia genuíno ao querer ajudá-lo a descobrir quem ele era. Mas agora, essa nova revelação fazia tudo girar em sua cabeça. As intenções de Jake pareciam duplas e traiçoeiras.

- Não sei o que fazer - confessou At'ok, sua voz baixa. - Eu me sinto perdido, como se não pudesse mais confiar em ninguém. Tudo está confuso.

Tsu'tey se ajoelhou ao lado de At'ok, colocando uma mão firme em seu ombro.

- Você não está sozinho, At'ok - disse ele com convicção. - Nós somos seu povo. Eywa o trouxe de volta a nós por um motivo. O que quer que tenha sido sua vida passada, não importa mais. Jake não pode tirar isso de você. Ele não tem poder sobre o que você é agora.

As palavras de Tsu'tey trouxeram algum alívio a At'ok, mas ainda havia tantas perguntas não respondidas em sua mente. Ele precisava de clareza.

[LUAS ANTES]

Enquanto isso, do outro lado da aldeia, Jake caminhava até o laboratório de Grace Augustine, sua mente também cheia de incertezas. A descoberta de que At'ok poderia ser mais do que apenas um Na'vi renascido o intrigava profundamente. O fato de At'ok, antes de se tornar parte dos Omaticaya, ter uma marca de tiro no peito significava que ele havia estado em algum conflito relacionado aos humanos. Jake se lembrava vagamente de uma figura na escola onde Dorian estudava, mas não conseguia ligar os pontos claramente.

Jake entrou no laboratório, encontrando Grace em meio aos seus equipamentos de pesquisa. Ela estava ocupada, mas ao ver Jake entrar, notou sua expressão carregada de preocupação.

- Jake, o que está acontecendo? - perguntou Grace, colocando de lado uma prancheta e cruzando os braços.

Jake respirou fundo antes de falar.

- Grace, preciso que me ajude a entender algo - começou ele. - At'ok... algo nele está me incomodando. Eu vi uma cicatriz no peito dele, uma marca de tiro. E eu acho que ele era um humano antes de se juntar ao clã, mas não consigo ligar as coisas. Você se lembra de alguém assim na escola?

Grace olhou para Jake, surpresa. O nome "At'ok" trouxe uma vaga lembrança em sua mente, mas ela não conseguia identificar claramente quem ele era.

- At'ok? - ela perguntou, pensativa. - Não me lembro de ninguém com esse nome entre os Na'vi quando eu lecionava. Pelo menos não entre os alunos do clã. Mas se ele tem uma marca de tiro... Jake, isso muda tudo.

Jake assentiu, sentindo o peso do que aquilo significava.

- Ele disse que estava na escola, Grace. Eu vi a cicatriz com meus próprios olhos. - Jake fez uma pausa, sua voz carregada de dúvida. - Eu acho que At'ok era Dorian.

Grace se endireitou, sua expressão ficando mais séria.

- Espere um minuto - disse ela, sua mente começando a conectar os pontos. - Se ele era humano e foi gravemente ferido, o clã deve ter feito algo para salvá-lo. Ele pode ter sido levado à Árvore das Almas, e Eywa pode ter permitido que ele renascesse como Na'vi. Isso não é inédito. Mas é extremamente raro.

Jake passou as mãos pelos cabelos, absorvendo a magnitude da revelação.

- Então, ele não só está aqui como Na'vi, mas ele foi alguém antes. E Eywa o trouxe de volta. - Jake sentiu um peso em seu peito ao pensar nisso. - Ele não lembra de quem ele era, e agora eu estou aqui tentando fazê-lo lembrar, mas... estou começando a questionar se isso é certo.

Grace assentiu lentamente, compreendendo a complexidade da situação.

- Jake, você precisa ter cuidado. At'ok - ou Dorian - está vivendo uma nova vida agora. Forçar essas memórias nele pode causar mais danos do que ajudá-lo. Se Eywa o trouxe de volta, foi por um motivo. Talvez ele precise ser quem é agora, e não quem foi no passado.

Jake suspirou, sentindo-se cada vez mais preso entre a verdade e as consequências de revelá-la. Ele queria ajudar At'ok a descobrir quem ele era, mas agora percebia que isso poderia trazer mais caos do que respostas.

- Acho que você está certa, Grace - disse ele, sua voz mais suave. - Talvez eu esteja tentando mexer em algo que não deveria.

Grace colocou uma mão no ombro de Jake, sua expressão gentil.

- Às vezes, Jake, o melhor que podemos fazer é deixar o passado onde está e permitir que as pessoas sejam quem elas precisam ser agora.

[...]

De volta à aldeia, At'ok, ainda confuso com suas próprias descobertas, encontrou algum consolo na presença de Tsu'tey. Ele sabia que, independentemente do que acontecesse, ele tinha o clã ao seu lado. Mesmo que seu passado estivesse envolto em sombras, seu presente como At'ok, como parte dos Omaticaya, era real.

Mas as sementes da dúvida já estavam plantadas, e o que viria depois ainda era incerto.

𝗠𝗘𝗟𝗔𝗡𝗖𝗛𝗢𝗟𝗜𝗔  ; tsu'tey ✓Onde histórias criam vida. Descubra agora