Tsuki-no-Usagi, O Coelho da Lua

975 33 2
                                    

Era uma vez... Sob a brilhante lua cheia, três grandes amigos reunidos numa floresta do Japão antigo: a inteligente Raposa, o Ágil Macaco e o Pacífico Coelho branco. Da Reluzente lua Cheia, observava-os o Velho da Lua, pensando para si mesmo qual dos três amigos seria o mais generoso. Sem pensar duas vezes, decidiu testa-los e, disfarçado de mendigo desceu à Terra.
- Tenho fome. - Disse aos três animais.

A Raposa, sentindo pena do pobre homem, correu para o rio e, usando a sua inteligência, atraiu os peixes com a sua cauda e pescou-os com os seus dentes. Deu-os ao mendigo para que este consegui-se matara fome.
O Macaco, que também queria ajudar, usou toda a sua agilidade para escalar às árvores mais altas apanhando as mais bonitas frutas. Deu-as, também ao mendigo, para que este matasse a sua fome.
Mas o Coelho não tinha a inteligência da Raposa, nem a agilidade do Macaco, por isso não podia fazer nada para ajudar. No entanto o seu bondoso coração não permitia que se fosse embora sem ajudar. Foi então que teve uma ideia:
- Amigo Macaco, podes trazer-me lenha, por favor? - Perguntou o Coelho. - E tu, amiga Raposa, podes fazer-me uma fogueira?
Sem entenderem a intenção do Coelho os amigos atenderam os seus pedidos. O pequeno Coelho branco atirou-se às chamas escarlate, oferecendo a sua carne ao velho mendigo, para que este pudesse saciar a sua fome.

O Macaco e a Raposa, que não esperavam a atitude do amigo, choraram a sua partida, reconhecendo que ele era a criatura mais generosa da floresta.
De repente, uma aura de cor prateada envolveu o velho, revelando a sua verdadeira identidade, o Espírito da Lua.
- Não se preocupem. - Disse o espírito. - O vosso amigo está bem!

E assim, o nobre espírito da Lua, trouxe de volta o espírito do pequeno Coelho branco e disse:
- O teu ato foi de muita bondade, provas-te ser o animal mais generoso da floresta. Mas não deves mais magoar a ti mesmo, ainda que seja pelo bem dos outros.
- O que será agora do nosso amigo? - perguntaram preocupados a Raposa e o Macaco.
- Eu vou leva-lo para a lua, e de lá, ele olhará por vocês.

E aconchegando o pequeno Coelho branco na sua quente manta, o Espírito da Lua subiu ao céu.
Dizem que até hoje o coelho da lua olha por aqueles de corações generosos enquanto se diverte fazendo bolinhos de arroz para enviar a seus amigos que ficaram na terra, a Raposa e o Macaco.

LendasOnde histórias criam vida. Descubra agora