Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.
Augusto CurySe fosse possível diagnosticar o desequilíbrio da ansiedade nas primeiras consultas com o pediatra, creio que minha mãe teria escutado: Preciso informar que sua filha tem ansiedade.
E ela poderia perguntar: o que a difere das outras crianças? Como devo lidar com ela?
Bom a senhora terá que se adaptar à está condição, ser paciente, compreensiva, ficar atenta aos sinais físicos, acompanhar suas reações, sempre a motivar e entender que ela poderá apresentar preocupações excessivas. O probelma é se essa ansiedade for ao extremo, ai poderá causar outros transtornos mas fique tranquila caso isso aconteça, existe tratamento pode ser controlado com remédios e ou psicoterapia.
Não é exagero, Augusto Cury mesmo afirma que ansiedade é o mal do século. Rotular transtorno de ansiedade, depressão ou qualquer outro mal da mente, como "frescura", "fraqueza", "drama", "carência", é uma afronta à sua própria inteligência e falta de empatia com o sofrimento humano.
Já ouvi pessoas falando " eu não acreditava em depressão, até me encontrar com ela". Desejo que você não precise se encontrar com ela e nem com qualquer outro transtorno mental, para acreditar que a dor psíquica existe.
O termo "ansiedade" tem várias definições, nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em exceso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
É preciso observar se a ansiedade está interferindo na sua qualidade de vida. Ter momentos de ansiedade é normal. Porém perder várias noites de sono, viver de insônia, dores no corpo e preocupação constante é sinal de algo não está bem. Mas caso isso esteja acontecendo saiba que você não estará sozinho. E nem precisa permanecer desta forma.
Se você não sofre com ansiedade ( que invejinha de você), deve conhecer alguém que sim. Tente ser paciente e compreensivo, não adianta dizer: "se acalme" ou "não se preocupe com isso". Não é tão simples assim e não é drama é sofrimento mesmo e as vezes medo. E quem sofre de transtorno de ansiedade até tenta se controlar mas nem sempre consegue.
No meu caso, minha ansiedade tem ansiedade. Desde que me conheço por gente sou ansiosa. A intensidade está na minha essência e minha mente sempre esteve à mil.
Aos três anos de idade fui diagnosticada com enxaqueca( minha primeira palavra deve ter sido dor de cabeça). Lembro - me que sofria para fazer ressonância ( tinha medo daquela máquina). Quando tinha que fazer esse exame sempre tinha pesadelos, sonhava que o médico me esquecia dentro daquela máquina, ou que o hospital pegava fogo e me esqueciam lá, ou que a máquina dava problema, travava e eu ficava pressa. Mas o pior deles foi sonhar que tinha uma barata lá dentro. Tenho um sério problema com esse bichinho nojento (Pofunda mágoa de Noé por ter colocado um casal de barata na arca).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Antes e Depois Da Terapia
NonfiksiA psicoterapia me salvou da minha pior inimiga: Eu mesma. E me apresentou a minha melhor amiga: Eu mesma. Encontrar equilíbrio dentro de mim, foi apenas um dos meus grandes desafios. Iniciei a terapia literalmente levada por uma amiga que presencio...