"Nosso maior fracasso está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez"
Thomas Edison.
Em meados do mês de agosto minha amiga Ninha perguntou-me se eu queria fazer sessões de Coaching gratuitas. Ela havia feito e tinha gostado muito.
Sessões gratuitas?
Eu nem pensei duas vezes, mal sabia como funcionava o coaching, mas sabia que as sessões eram caríssimas e uma oportunidade de fazer gratuitamente eu não poderia desperdiçar.Respondi que sim e a Ivone então me passou o contato de uma mulher chamada Valéria, eu confirmei via whatsapp que queria fazer o Coaching e ela disse que me colocaria numa fila de espera e assim que tivesse vaga ela retornaria.
Enfim, até esqueci-me dessa história quando depois desse primeiro contato, no mês de novembro a Valeria me mandou uma mensagem perguntando-me se eu ainda tinha interesse, pois tinha surgido uma vaga.
Ainda nem sabia mais o que trataria nesse processo, mas respondi que sim.
A Valéria trabalha na área de RH ( Recursos Humanos) num momento de sua vida em que estava desempregada realizou o processo de Coaching, processo este que a benefício tanto que ela prometeu para si mesma que quando tivesse condições financeiras faria a formação de Coaching e oferecia gratuitamente seus serviços em sua paróquia (igreja) para que mais pessoas tivessem esse acesso sem precisar pagar por ele!
Foi o que ela fez, há dez anos ela segue fiel nesse projeto realizando atendimentos em sua comunidade (igreja), ajudando pessoas a traçarem metas, refletirem e a alcançarem seus objetivos apresentando - lhes ferramentas de desenvolvimento. Esse projeto não ficou restrito as pessoas da sua paróquia. A Valéria já atendia pessoas de diversos lugares e eu seria mais uma dessas pessoas.
A igreja era bem próxima ao consultório da minha psicóloga.
Marcamos minha primeira sessão, eu estava muito ansiosa. Teria no mesmo dia, sessão de Coaching e sessão de psicoterapia.
Primeiro foi à sessão de Coaching. A Valéria certificou se eu sabia o significado do Coaching.
O que é Coaching?
Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.
A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas o coach ajuda a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho ou desenvolvimento pessoal.
A primeira atividade que tive no meu processo de Coaching: Roda da vida, aquela que já falei para vocês em capítulos anteriores.
Após preencher mais uma vez a Roda da Vida conversei com a Valeria sobre o meu processo terapêutico, falei sobre as crises e avanços e expliquei que por essa razão minha roda da vida estava bem equilibrada, total efeito da terapia.
A Valeria então perguntou-me qual área desejaria desenvolver no coaching.
Como já estava cuidando do meu desenvolvimento pessoal no meu processo terapêutico, no Coaching escolhi focar no meu desenvolvimento profissional que estava estacionado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Antes e Depois Da Terapia
NonfiksiA psicoterapia me salvou da minha pior inimiga: Eu mesma. E me apresentou a minha melhor amiga: Eu mesma. Encontrar equilíbrio dentro de mim, foi apenas um dos meus grandes desafios. Iniciei a terapia literalmente levada por uma amiga que presencio...