No dia seguinte, Jean leva Jaílton para o canteiro e o apresenta para o arquiteto:
— Este aqui é o Jaílton. Ele conhece esta cidade melhor do que ninguém e está ciente de cada mínimo detalhe da usina. Ele auxiliará você na formulação do maquinário para a geração da energia à base de Hidrogênio!
— Tudo bem. Seja bem vindo!
Marcos começa a trabalhar e se incomoda pelo seu ajudante não estar fazendo nada. O tempo passa e ele não sai de sua posição, até que Marcos pergunta:
— Você vai ficar só aí sem fazer nada?
— Eu não sou do tipo que faz este tipo de trabalho.
— Então o que você faz?
— Eu sou especialista em reparos e manutenções...
— Então é apenas um mecânico? — O interrompe e pergunta com impaciência.
— O que você já tem pronto? Poderia me mostrar? — O jovem mostra com todo o seu orgulho, as ideias aprimoradas que foi desenvolvendo ao longo de sua história.
— É só isso?
— Como assim só isso? — Pergunta ofendido.
— Não vai dar certo, garoto! Não vai funcionar! Problema, problema! — Isso tira o garoto do sério.
— E o que você tem? — Pergunta com raiva.
— Eu não tenho nada, assim vim ao mundo e é isso o que vou deixar: um punhado de nada e uma grande exalação.
Marcos sai da sala, batendo a porta furiosamente. Ele anda com passos pesados, até onde se encontra o velho. Jean se surpreende com a visita e lhe oferece uma xícara de chá.
— O que achou do Jaílton? — Nota que algo incomoda o jovem.
— Eu não gostei dele!
— Dê um tempo para ele. Quando o conhecer melhor, você verá que ele é gente boa!
— Porque o senhor não pode me ajudar? Os resultados seriam muito melhores! — Pergunta com ar de superioridade.
— Não concorda com a minha escolha? — Pergunta maliciosamente.
— Eu não sei. — Hesitação.
— O cara chegou, não fez nada e criticou o meu trabalho como se fosse lixo!
— Talvez seja mesmo! Algo tão pequeno te faz perder a cabeça? Você precisa entender a seriedade do problema pelo qual iremos passar! Talvez o convencimento lhe tenha subido pela cabeça! — Essas palavras duras e sinceras tocaram no ponto exato. Eram aquilo que ele precisava ouvir para voltar a pisar no chão e recobrar a sua humildade.
— Não fique aborrecido! Venha aqui, quero te mostrar uma coisa. — Ele reproduz o relatório que fez do grande acidente.
Aparece uma mensagem da sua esposa e do seu finado filho.
— Desculpe. Arquivo errado.
Um holograma mostra as imagens da cidade antes de tudo acontecer.
— Veja, tudo aconteceu desta forma: eu e o meu colega, Jaílton fomos fazer uma manutenção mensal e verificávamos tudo, sala por sala, dentro da usina. Era um dia festivo, todos estavam felizes. Eu havia acabado de falar com a minha esposa e estava ansioso para o nascimento do meu segundo filho. Os funcionários estavam no refeitório quando tudo aconteceu, bebendo e festejando. Era fim do expediente e ninguém estava com vontade de trabalhar. Por isso que os avisos não foram percebidos, ninguém estava atento. Só vimos quando já era tarde.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Alvorecer de um novo amanhã
Ciencia FicciónO Alvorecer conta a história de duas pessoas de épocas diferentes que possuem um mesmo objetivo: Jean Ávila é um idoso que foi o único sobrevivente de um acidente que dizimou toda a sua cidade. As suas células sincronizaram com a cidade e ambos viaj...