Marcos Cappati é um garoto bastante inteligente para a sua idade. Por se destacar dos demais alunos, é alvo de bulliyng constantemente. Ele é diferente dos outros, por nascer com os genes que determinam as habilidades artísticas, como: visão diferenciada das formas, cores e perspectivas; alta percepção de detalhes e movimentos; imaginação fértil; mente aberta para novas descobertas e atividade cerebral intensa.
Ele sempre deu trabalho para a sua mãe, quando pequeno. Por ser hiperativo, Marcos sempre gostou de futucar no que não conhecia e por várias vezes se machucava ou provocava acidentes. A sua mãe tentou levá-lo para um diagnóstico, mas todos os especialistas concordaram em dizer que o menino é normal, apenas hiperativo e que isso é muito bom se utilizado para algum propósito, como: aprender idiomas, números, desenho, pintura, mecânica ou qualquer atividade de concentração que estimule o raciocínio lógico.
O pequeno Marcos sempre se saiu bem na escola, mal tocando nos livros, ele aprendia com extrema rapidez, sem nem "prestar" muita atenção nas explicações. Por ter uma mente que pensa em várias coisas ao mesmo tempo, Marcos é meio desligado e perde a concentração com facilidade. Os professores vivem brigando com ele por motivos bestas, como: desenhar na carteira, o que eles consideram vandalismo, na cabeça do estudante significa expressar a sua arte; na hora de fazer exercícios de classe, o menino começava a rabiscar traços de mangá no caderno, esfumaçando com lábis 2b e hb.
À primeira vista, Marcos parece um baderneiro, daqueles que não gosta de estudar e odeia ir para o colégio, mas não é nada disso. Ele, como muitos gênios, é mal interpretado e incompreendido. A verdade é que não é fácil ser diferente, ainda mais se for por ter instintos mais apurados e intelecto mais afiado.
Marcos possui um professor que é mais achegado, Elly Abreu, de filosofia, com quem ele discute sobre questões morais, históricas, culturais, filosóficas, etc.
Por ter essas características, é natural que ele tenha sido "aproveitado" por coleguinhas preguiçosos, em atividades e testes em dupla ou em equipes. Ele é solitário na classe, fica mais isolado dos outros, que o consideram como estranho. Tem uma amiga, Tatiana Abuchaim, que também sofre de zombarias e por causa disso é tímida e retraída, com exceção de Marcos Cappati, que é o único com quem ela consegue conversar sem sentir medo ou vergonha, o seu melhor amigo.
Tatiana Abuchaim é uma garota de personalidade forte, que gosta de coisas mais robustas, radicais, diferenciadas. Ela se veste diferente das outras meninas, com roupas mais à vontade, mais masculinas, como: calça jeans rasgada, camisa social por cima da farda, tênis de skatista e boné de aba reta, sem furo. É taxada de estranha e não gosta de ser humilhada. Do tipo briguenta, ela é temida pelas colegas, que a excluem do círculo social, por ser emo.
Ela é ruiva natural, os olhos são azuis claros, a pele é clara, sem sardas ou sinais, é um pouco carnuda e de estatura mediana.
Tatiana é fã de músicas de rock e passa o intervalo inteiro ouvindo músicas de lovy metal, jrock ou new rock. O sonho dela é se tornar uma escritora e viver disso, que é o hobby que lhe dá prazer e alegria genuínos. Ela passa o tempo inteiro ouvindo música, sendo viciada nisso, enquanto escreve: poemas, poesias, contos, livros e letras de músicas para os solos de violão que vai inventando.
De vez em quando leva o seu violão de cordas de nylon para o colégio e toca para o seu amigo durante o intervalo. Tatiana sempre carrega o seu skate na mochila e quase toda tarde dá umas voltas pela praça pública, realizando manobras e aprendendo novos movimentos.
Os seus pais revendem água mineral e gás em casa, para ajudar na renda no final do mês. A menina fica despachando os clientes que passam pela rua, no turno oposto ao da escola e não ganha um tostão para fazer isso, faz por obrigação dos pais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Alvorecer de um novo amanhã
Science-FictionO Alvorecer conta a história de duas pessoas de épocas diferentes que possuem um mesmo objetivo: Jean Ávila é um idoso que foi o único sobrevivente de um acidente que dizimou toda a sua cidade. As suas células sincronizaram com a cidade e ambos viaj...