Capítulo 2

924 68 2
                                    

Faltava 1 hora para eu sair quando Toca a sirene e oiço a voz da Emma pelo altifalante:

- Heli 1414, Rettung in Bachalpsee. Anfrage von der Polizei.( Heli 2, resgate em Bachalpsee. Pedido pela Policia)- Ainda bem que estudei alemão, facilita-me a vida aqui.

Entramos no Heli, o Igor e o Noah tomam a frente dos comandos e eu abro o meu Ipad

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Entramos no Heli, o Igor e o Noah tomam a frente dos comandos e eu abro o meu Ipad. Bachalpsee tem pequenas lagos e em Novembro já tem gelo. Vejo os dados do pedido:

Homem, 32 anos, Policia, ferida de bala no ombro, encontrado por pastor com meio corpo na água, consciente, pouco orientado. Polícia informada, aguarda no Hospital de Interlaken. 

Este será um voo rápido. Verifico as unidades de soro aquecido e preparo já 1, Adrenalinas prontas pode estar com pulso fraco devido á hipotermia. Depois de tudo verificado por eles levantamos. 

- Rita, - diz o Igor- vais ter de descer com o cesto, já há muita neve para eu pousar.

- Ok, mantém aqui o Igor que eu desço sozinha.- Sempre gostei de desportos radicais, mas todos eles são brincadeiras perto do que eu faço aqui. 

Depois de 15 minutos o Igor informa que estamos no local, eu já coloquei os arnezes em mim e no cesto, a mochila nas costas e estamos prontos para descer. Vejo 2 vultos no chão e o que calculo ser o ferido. Abro a porta do Heli e logo o Noah inicia a Máquina que nos ajuda a descer. Começo a descer, o frio com o vento das Hélices corta, conforme vou descendo vejo a mancha de sangue á volta do homem. Assim que estou no chão com o cesto, falo com os pastores e eles dizem-me que ele tinha as pernas na água e eles o tiraram, viram que é polícia pois ele tem o colete á prova de balas  vestido. Verifico o ferimento, vejo que já não tem hemorragia ativa e que no colete tem mais 2 projéteis,  coloco umas compressas e embrulho o homem no térmico. Peço ajuda aos pastores que o colocam no cesto, volto a prender-me e faço sinal ao Noah para nos elevar. 

Assim que o cesto com o ferido está no Heli verifico a temperatura do ferido, 35,5º. Coloco o soro aquecido, vejo todos os parametros e para além de uma hipotensão e uma hipoglicémia para além da hipotermia, ele até está bem. Volto a verificar o ferimento, continua estabilizado. Os olhos do homem abrem e ele geme e fala com dificuldade mas da para perceber.

- Diogo, Maria, onde estão os meus filhos?- diz ele em Português. Se já fala é porque o soro está a fazer o seu efeito.

- Calma, estamos a caminho do hospital. Eu sou a Dra Rita, Qual o seu nome?- pergunto em Português também. 

- Rui, Rui Santos. O que aconteceu?

- Foi baleado e encontrado por pastores na montanha, dentro de uma lagoa gelada. Sabe que dia é hoje?

- Terça. - Está orientado.- O meu parceiro? Ele estava comigo... Deve estar por perto.

- Descanse agora, vou pedir para accionar as equipes de resgate. Noah, informa a central que há 1 desaparecido perto do local, pede para accionarem o resgate.- Falo para o Noah pelo rádio do Heli.

RecomeçarOnde histórias criam vida. Descubra agora