Mentiras

3 0 0
                                    

4 CAPÍTULO; "Mentiras"

Cena 1
Onze anos se passam, e agora já crescida, Mariah vive com Mercedes e Ravir em uma pequena comunidade no interior de Manaus chamada "São Francisco".
Durante tanto tempo vivendo próximos um do outro, a jovem heroína e o belo cigano acabaram se apaixonando, e agora na área livre da comunidade, comemoram em uma humilde festa o tão esperado noivado, ao som de uma boa música cigana.
(Os noivos dançam uma música inteira sob os olhares de todos que estão presentes)
Ao término da apresentação, os noivos se beijam e todos aplaudem eufóricos.
JACIRA(grita emocionada)- Lindos!
RAVIR(resmunga em seu ouvido)- Eu te amo minha cigana!
MARIAH- Eu também te amo, meu cigano!
A uma certa distância, Justino, um velho caminhoneiro, que tem fama na comunidade de ser muito perigoso, observa com muita raiva a felicidade dos noivos, uma vez que ele é completamente apaixonado por Mariah.
JUSTINO(chacoalha seu relógio que diz ser de ouro)- Maldito! A Mariah é somente minha...
Cena 2
Após tantos anos longe do Brasil, William regressa a sua terra, agora já noivo de sua prima Doris.
Na área de desembarque, Lorena e Miguel aguardam ansiosos a sua chegada.
LORENA(ao vê-lo passar pelo o portão acompanhado de sua noiva)- Olha eles lá Miguel!
Cheia de saudade, Lorena vai encontra-los.
LORENA- Meu filho...
WILLIAM(emocionado)- Mãe.
Imediatamente William corre para os seus braços.
Cena 3
Já na mansão, William procura por sua grande amiga de infância, acreditando ele, ainda encontra-la aonde pensa que a deixou.
LORENA- Eu estava com muita saudade meu filho...
MIGUEL- Só não fomos aos Estados Unidos esse ano porquê como sabe, a empresa está passando por problemas.
WILLIAM(pergunta-o ansioso)- Pai, aonde está a Mariah?
Ao ouvir tal nome, Lorena respira fundo.
DORIS(furioso)- O que é isso William? O que você quer com essa garota?
WILLIAM- Eu quero vê-la Doris. Eu ainda a considero uma grande amiga...
DORIS- Eu não acredito que eu estou ouvindo isso.
LORENA(aproxima-se tensa e a conduz até o sofá)- Não é hora de você perguntar por essa garota meu filho, e além do mais, você está noivo e eu tenho certeza que a Doris não irá gostar de lhe ver ao lado de outra mulher. Vamos sentar e conversarmos um pouco sobre você... Sobre o casamento de vocês.
Mesmo contra a sua vontade, William acaba cedendo ao pedido de sua mãe.
Mesmo em silêncio, Miguel não consegue esconder sua aflição, que se nota clara em seu semblante.
Cena 4
Anoitece
Depois de algumas horas de festa, o casal já se encontra sentado a margem do Rio Negro sob a luz da lua cheia, que testemunha suas promessas de amor e juras de vingança.
RAVIR- Eu não vejo a hora de colocar uma aliança em teu dedo e poder dizer para todos sem nenhuma sombra de dúvidas, que és a minha mulher. Somente minha mulher. A mulher que eu escolhi para passar o resto da vida ao meu lado...
MARIAH(tensa)- Se algum dia acontecer alguma coisa, eu quero que saibas que eu sempre te amei Ravir. Aconteça o que acontecer, você sempre estará aqui dentro do meu peito...
RAVIR(ignora)- Por que você sempre diz isso? O que pode acontecer meu amor?
MARIAH- Eu tenho uma longa batalha pela a frente Ravir. (pausa) A imagem dos meus pais sendo assassinados por aquela mulher ainda está bem viva na minha mente, e eu só irei sossegar um dia que fazê-la pagar...
RAVIR- Você não vai fazer nada contra essa mulher Mariah. Deus é quem irá lhe fazer pagar pelo o que ela fez...
MARIAH- Eu não acredito nessa justiça divina Ravir. A única justiça que eu sei que não falha é a justiça do homem. Essa sim, faz qualquer pessoa por mais poderosa que seja virar pó... E é isso que eu vou fazer. A poderosa Lorena Rivera virará pó nas minhas mãos. Eu vou esmaga-la como se esmaga um inseto.
RAVIR- Você está com o coração cheio de ódio e rancor, e isso não é bom meu amor.
Cena 5
Muito ansioso para reencontrar a sua grande amiga Mariah, William segue na direção do quartinho onde ela vivia com seus pais, mas infelizmente assim que entra no mesmo, acaba encontrando-o vazio, a mercê de uma solidão enorme.
WILLIAM(resmunga nervoso)- Mariah...
Cena 6
No quarto, Lorena conversa seriamente com Miguel a respeito do que ele irá falar para William sobre o que aconteceu com Mariah.
MIGUEL(aflito)- Eu não vou fazer isso. Eu não vou mentir para o meu filho Lorena.
LORENA(furiosa)- Você vai mentir sim Miguel. Você vai falar que ela foi embora com um traficante...
MIGUEL(chorando)- Não...
LORENA- Lembre-se que tudo que eu fiz foi para salvar o nome da nossa família Miguel. (pausa) O William causaria um verdadeiro escândalo se soubesse toda a verdade, e tudo que eu fiz seria inútil.
Nesse momento, o inocente rapaz adentra no quarto em busca de uma resposta:
WILLIAM- O que foi que aconteceu com a Mariah e a sua família mãe? Eu acabei de vir do quarto onde eles moravam quando sai daqui, e o encontrei completamente abadonado...
Fortemente emocionado, Miguel olha imediatamente para Lorena.
Cena 7
Sentado à mesa apenas na companhia de sua mãe, Ravir comenta com ela muito preocupado os planos de Mariah.
RAVIR- Eu estou com muito medo que a Mariah cometa uma loucura mãe. Ela está com uma idéia terrível na cabeça de se vingar da tal mulher que matou os seus pais.
MERCEDES(segura em suas mãos)- Filho. Você precisa ser muito forte para enfrentar o que vem pela a frente...
RAVIR(ignora)- Como assim mãe? O que é que vem pela a frente?
MERCEDES- Tempos de muita escuridão meu filho, de muito choro...
RAVIR(nervoso)- A senhora está me deixando assustado...
MERCEDES- Há decisões que tomamos em nossas vidas, que infelizmente não tem como voltar atrás. Se escolhemos seguir por aquele caminho, não há nada que ninguém possa fazer...
RAVIR(questiona-lhe arisco)- O que a senhora está querendo dizer?
MERCEDES- Quando chegar a hora certa, você vai saber meu filho.
Cena 8
Ainda muito nervoso, William permanece esperando uma resposta para a pergunta que fez.
WILLIAM(impaciente)- Me respondam! O que foi que aconteceu com a Mariah e a sua família?
LORENA(nervosa)- Fala Miguel. O nosso filho precisa saber da verdade. (pausa) Fala Miguel.
Controlado pelas ordens de sua mulher, Miguel acaba se envolvendo mais uma vez em suas mentiras.
MIGUEL(aproxima-se)- Meu filho...
WILLIAM- Fala pai! Fala!
MIGUEL- A Mariah foi embora com um traficante.
WILLIAM(decepcionado)- Como é que é?
LORENA(intervém)- É isso mesmo que você ouviu meu filho. Aquele garota que parecia ser tão frágil cresceu, e acabou se tornando uma bandida. (pausa) Apesar de nunca ter gostado dela, eu tentei ajuda-la, mas foi inútil.
WILLIAM(pergunta arrasado)- E os pais dela, o que aconteceu com eles?
LORENA- Depois que a Mariah foi embora, eles resolveram voltar pra terrinha deles meu filho.
Cena 9
Amanhece o dia
Ao raiar do sol, Mariah segue com um saco de roupas para lavar no rio, onde toda semana as mulheres da região se encontram para cumprir tal tarefa.
MARIAH(resmunga tirando-as do saco)- Eu preciso arrumar dinheiro pra ir pra São Paulo. Mas como é que eu vou conseguir aqui nesse fim de mundo?
Entre a folhada espessa das árvores, Justino observa atentamente cada movimento corporal de Mariah.
JUSTINO(resmunga eufórico)- Que mulher é essa moleque?
Cheio de desejo, ele solta uma pequena risada e chacoalha o seu relógio.

Sem Volta Onde histórias criam vida. Descubra agora