Opinião - Segunda leva #Rodada02 (julho/2018)

322 30 65
                                    

Nosso projeto visa, além do concurso, ajudar os escritores. Então aqui está uma crítica construtiva de todos os livros que estavam competindo nessa rodada de fevereiro. Caso não gostem, peçam para retirar a crítica e jamais levem para o pessoal. Para alguns livros, fizemos algumas sugestões. Então não se sintam ofendidos, por favor, todos tem talento, nós só queremos ajudar. Todas as avaliações foram feitas com a união da avaliação da equipe toda, por isso algumas avaliações ficaram enormes. Foi a rodada com mais inscrições que tivemos, 72 obras. Também a que mais teve livros com erros de português graves :-( Também foi cheia de histórias bem interessantes.

Coisas importantes que em quase todas as avaliações foram citadas. Desliguem o corretor. Ele so serve para atrapalhar a escrita. Muitos errinhos de português bobos. Falta de revisão ou atenção durante a escrita. Muitos erros no uso da vírgula. Cuidado com narrador Stalker - ele pode deixar a narrativa muito chata e repetitiva.

***Dividimos o capítulo em duas partes para não ficar comprido demais esse capítulo.***

CONTOS

Tivemos contos surpreendentes e outros nem tantos. Romance, fantasia, ficção cientifica, suspense estão aqui presentes. Também tivemos um conto mega longo, mas é um conto.

LIVRO: ENTRE ASFOLHAS DE OUTONO JssicaLarissa6

Capa: Simplesmente espetacular! Com muitas folhas de outono, extremamente condizente com a história e a fontes é bem escolhida A fonte pequena e delicada, sem exageros, como se feita especialmente para a sua capa, mas há um pequeno detalhe chato: o nome da autora não está muito legível por conta da quantidade de luz.

Um dos avaliadores sugere "que aumente um pouco o nome da autora." Outro avaliador sugere que troque a fonte.

Sinopse: Uma sinopse muito boa, curiosa e misteriosa, mas que, não apresenta uma premissa muito nova, porém, sim, é uma sinopse simples e bem feita. Cumpre o seu papel, sendo convidativa.

Palavras de um dos avaliadores "Creio que falta algo a mais, algo que traga ao leitor desavisado o diferencial da sua história"

Foco no Tema (Conto/ Romance): Com toda a certeza é um conto perfeito, focado do início ao fim, com um lindo e arrebatador romance. Conto bem finalizado a respeito da fé e do amor carnal. Em nenhum momento tomou caminhos diferentes do tema proposto.

Ortografia: Alguns erros na pontuação nos incomodaram um pouco. Algumas frases faltou alguns conectivos. Antes de "mas" é obrigatório o uso da vírgula. Pecou com a falta de vírgulas, em mais outros lugares, por não colocar onde deveria existir. Teve um ou outro erro de conjugação. Teve repetição de ideia no mesmo paragrafo, deixando o texto redundante, entretanto, devemos ressaltar um ponto muito bom; sua escrita é EXTREMAMENTE DOCE. Cada cena é descrita com imensa ternura, se preocupando ao máximo, em demonstrar até os mínimos sentimentos trazidos por simples gestos, que muitas vezes nos passam despercebidos, mas, se bem descritos, enriquecem a narrativa e você possui um bom vocabulário e um bom cuidado com a ortografia.

Criatividade: Difícil falar deste item sem dar spoiler sobre o livro. A premissa não é tão nova assim, um clichê muito bem trabalhado. Uma paixão proibida. Um encontro de olhares, um toque de mãos, num convento. O desenvolvimento não surpreende muito. Mas o final não é lá muito convencional, é inesperado. Dois dos avaliadores se surpreenderam com ele. E justamente, por isso, esse final quebra muito paradigmas e isso amenizou o fato clichê, ou seja, é um ponto bem positivo na sua criatividade. Outro ponto pra lá de bom é a facilidade que a autora tem em fazer as descrições tanto do ambiente quanto da aparência dos personagens. Não aparecem como algo forçado, são bem leves e na quantidade certa.

☆ Projeto W10 ☆Onde histórias criam vida. Descubra agora