Opinião - primeira leva - #Rodada03 (Setembro/2018)

227 35 43
                                    

Nosso projeto visa, além do concurso, ajudar os escritores. Então aqui está uma crítica construtiva de todos os livros que estavam competindo nessa rodada. Caso não gostem, peçam para retirar a crítica e jamais levem para o pessoal. Para alguns livros, fizemos algumas sugestões. Então não se sintam ofendidos, por favor, todos tem talento, nós só queremos ajudar. Todas as avaliações foram feitas com a união de 2 avaliadores, como somos bem diferentes, algumas avaliações ficaram enormes outras curtinhas. Foi a rodada com mais inscrições que tivemos, 105 obras!!! Cheia de histórias clichês e também inovadoras.

Coisas importantes que em quase todas as avaliações foram citadas. Desliguem o corretor. Ele so serve para atrapalhar a escrita. Muitos errinhos de português bobos. Falta de revisão ou atenção durante a escrita. Muitos erros no uso da vírgula. Cuidado com narrador Stalker - ele pode deixar a narrativa muito chata e repetitiva. Clichê é normal em qualquer livro, mas deixar de trabalha o enredo e enriquecer a trama é uma escolha do autor.

***Dividimos o capítulo em duas partes para não ficar comprido demais esse capítulo.***

FICÇÃO CIENTÍFICA

A ciência nos dá uma gama de histórias para bagunçar com a imaginação e a lógica.

Livro:Stellarium Acquarelle   

Capa: Capa muito show! Fontes bem visíveis e em perfeita harmonia com o restante da capa. Muito bem trabalhada.

Sinopse: Bem escrita e explicativa, tornando imediatamente algo atrativo a história.

Foco no Tema (Ficção Cientifica/Fantasia): Definitivamente não é uma ficção científica, pois tal gênero trabalha com possibilidades científicas do futuro que podem trazer benefícios ou a destruição do planeta e da raça humana. Normalmente lida com causa apocalípticas que, embora sejam imaginativas, existe explicação científica, estas são as famosas "Distopias", normalmente decorrente de uma invasão alienígena, apocalipse zumbi, pandemia de determinada doença devastadora, colapso energético, esgotamento dos recursos naturais e entre outras causas. Mas aqui, o que temos é uma fantasia pura!

Ortografia: Muito bem escrito. É bastante detalhista e constrói ao longo de cada parágrafo a aparência dos personagens e do ambiente aquático. Não é algo cansativo para quem gosta do gênero FANTASIA, pois a riqueza de detalhes, que não ultrapassa o nível de aceitável, deixa tudo mais fascinante. Digo que não ultrapassa o nível do aceitável, pois é comum que muitos exagerem na descrição e criem parágrafos enormes apenas de detalhes não muito relevantes, e ainda que seja sim possível reduzir um pouco mais, principalmente nas falas que não apresentam necessidade, pois o narrador poderia cobrir cerca de até uma inteira de falas e reduzir isso em um único parágrafo, no geral os capítulos são curtos.

Criatividade: A autora criou um mundo fantástico com criaturas semelhantes a cobras, mas que são denominados de "dragão" por conta de um fator da história explicado fora da narração. Detalhou bem o espaço aquático e isso tornou muito fácil a imaginação no acompanhamento da história. Porém não deveria perder tanto tempo em longos diálogos e partir para contar os fatos que implicam diretamente no principal da história.

Palavras de um dos avaliadores: "No entanto, não encontrei no início algo que me levasse a continuar a ler, e continuei, para avaliar claro, mas diria que no primeiro capítulo deveria ter algo muito chamativo, pois é ele que faz você passar para o segundo, e do segundo para o terceiro e assim sucessivamente".

Continuidade: Fins que deixam algumas vezes a mostra dos pontos soltos da história que serão resolvidos no decorrer da narrativa, mas são raros os que deixam algo verdadeiramente convincente, curioso e atrativo.

☆ Projeto W10 ☆Onde histórias criam vida. Descubra agora