Nosso projeto visa, além do concurso, ajudar os escritores. Então aqui está uma crítica construtiva de todos os livros que estavam competindo nessa rodada. Caso não gostem, peçam para retirar a crítica e jamais levem para o pessoal. Para alguns livros, fizemos algumas sugestões. Então não se sintam ofendidos, por favor, todos tem talento, nós só queremos ajudar. Algumas das avaliações foram feitas com a união de 2 avaliadores, algumas com 1 só, mas como somos bem diferentes, algumas avaliações ficaram enormes e outras curtinhas.
Coisas importantes que todos deveriam levar em conta. Desliguem o corretor. Ele só serve para atrapalhar a escrita. Muitos errinhos de português bobos. Falta de revisão ou atenção durante a escrita. Muitos erros no uso da vírgula. Cuidado com narrador Stalker - ele pode deixar a narrativa muito chata e repetitiva. Ter um clichê é normal em qualquer livro, mas elaborar um bom enredo e enriquecer a trama pode torná-la uma ótima história.
O item Continuidade nas avaliações dos contos existe, mesmo nos contos de capítulos únicos, porque comentamos sobre passagem de tempo e/ou de cenas. Se a transição for mal feita, o conto perde a graça. Mas se for bem feita, deixa o conto maravilhoso.
NOTA: O Avaliador SantoSerafim não avaliou nenhum conto desta rodada.
MINICONTO
Grant & Grim AlissaB_
Capa: Capa linda, monocromática e misteriosa. O jogo de claro e escuro, a luz em cima de uma mulher traz todo o mistério que a sinopse diz
Sinopse: Sinopse direta, misteriosa, instigante e bem escrita. "Como um ser que massacra sabe amar?"
Foco no tema: Ficção científica total. Uma alienígena num laboratório humano. Poucas palavras, porém história intensa.
Ortografia: escrita direta, mas inclui palavras rebuscadas ou "difíceis" (vociferar, caliginosa, bradou....). Não possui erro de grafia ou de concordância. A autora nos mostra o seu domínio na língua portuguesa. Seu enredo é linear, intenso e envolvente. O leitor se sente parte da história.
Criatividade: apesar de histórias com alienígenas e laboratório serem clichês aqui temos uma vertente de testes mais complexos usando a mente do alienígena contra ele mesmo.
Palavra de um dos avaliadores: "Se tirar a raça alienígena e colocar um seria Killer seria muito justo como forma de punição. Olha só já te dei uma ideia para uma história (risos)"
Continuidade: apesar de ser um microconto, o enredo se passa em 2 cenas distintas e bem definidas, mas mantém a linearidade da história deixando-a interessante.SOBRENATURAL
O Que Acontece A Meia-Noite WesleySoares
Capa — Não agrada aos olhos, embora traga dois dos elementos principais da história: a estátua e o personagem principal. A ideia inicial pareceu boa, mas a execução é terrível. Pode pensar em manter essa ideia de trazer o elemento da estátua, e talvez apenas ela em um fundo escuro, com fonte e cor melhor escolhido, termine como algo melhor.
Sinopse — Começou com 2 perguntas ótimas e uma frase que instiga o leitor a querer saber quem é o estranho. Mas logo em seguida, ele confunde o leitor com uma frase desconexa.
"... situações que ocorrem e ainda ocorrem em todo o mundo!"
Aqui, escritor, você quiz dizer "situações que ocorriam e ainda ocorrem em todo mundo". Ou você quiz dizer apenas "situações que ainda ocorrem em todo o mundo".
Foco no tema - Sobrenatural/Suspense — Desde o primeiro momento se percebe que existe um completo foco no tema escolhido, no que pretendia abordar, e não faltam elementos sobrenaturais. Mas na parte de suspense não foi tão eficiente. Acho que foi mais para o lado do Mistério.
Ortografia — Linguajar de fácil entendimento, mas teve alguns os erros de digitação e a confusão de algumas vírgulas. Nunca despreze uma vírgula... Ademais, a narrativa é rápida e flui de forma que não parece correr para chegar de vez ao ápice.
Criatividade — O escritor introduziu o leitor ao mundo da historia logo nos 2 primeiros capítulos e apresentou a ideia central no terceiro parágrafo.
Amigos, um desafio, lenda local de Goiânia e folclore, itens que renderam uma boa história, porém o final ficou dentro do esperado, mas ficou faltando uma pequena explicação do porque o estranho deveria ser ouvido. Não foi O Final surpreendente. Talvez mais umas 2 ou 4 frases no dialogo e você poderia dar aquele final maravilhoso.
Continuidade — Capítulo único com algumas transições de cenas bem detalhadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
☆ Projeto W10 ☆
De TodoLEIA AS REGRAS ATENTAMENTE! Capa feita pelo capista @WesleySoares. Super recomendamos! ◈ ━━━━━━━━━ ⸙ ━━━━━━━━━ ◈ Bem-vindos ao Projeto Wattpad 10. Nós queremos reconhecer o talento de todos os autores, grandes e pequenos e ajudá-los á melhorar. Noss...