POV JC
No sábado à noite, minha irmã Joana sai para uma festa. Não falo nada, pois não adianta, mas sua saia curta e blusa decotada me incomodam.
- Mãe, por que deixa a Joana se vestir de forma tão provocante?
- Também não gosto, mas ela me escuta? - diz, lançando-me um olhar triste.
- Estou preocupado com ela, mas evito falar para não brigar.
- Já estou exausta de conversar com ela, mas é inútil. Infelizmente, tem pessoa que só aprende sofrendo. Espero, de todo coração, que não seja o caso dela.
- Ela está gostando do serviço novo?
- Está impressionada com o luxo do prédio, só fala das roupas das funcionárias, dos carros dos patrões...
- Ela é muito moça, talvez seja assim mesmo – falo tentando animá-la.
- Rezo tanto por ela, tenho tanto medo...
- Não fica triste mãe, vou tentar falar com ela.
- Sim, meu filho, mas sem discutir. Quem sabe se falar com jeito ela te escuta? – pede-me esperançosa.
Após algumas partidas de um jogo de tabuleiro com meus três irmãos menores, me deito cedo, pois preciso descansar. Domingo só estudo, há muita matéria acumulada e tenho que aproveitar todo tempo que sobra.
A semana passa voando, entre muito trabalho, estudos e cansaço. Mas também houve muitas conversas com a Larissa.
- Pelo tanto que fala desta garota, acho que está apaixonado, meu amigo.
- Não é nada disso, Pedro. Somos apenas amigos – respondo sem jeito.
- E por que não podem evoluir para algo mais?
- Minha vida já é corrida o bastante. Até me sinto culpado de não dar atenção para os meus irmãos pequenos. Onde arrumarei tempo para uma namorada?
- Mas não gosta dela? – Pedro não desiste fácil.
- Não posso negar que ela é linda, interessante e mexe comigo. Mas não quero complicações. É ótimo tê-la como amiga e vou deixar assim mesmo – digo encerrando o assunto quando a vejo se aproximando.
- Tudo bem. Vou indo, cara. Boa aula.
Larissa cumprimenta Pedro e entramos para nossa sala, em direção aos nossos lugares.
- Pensei que seria mais fácil animar minha mãe, JC. Mas está deprimida esta semana e até recusou um convite para o shopping. Estou cada dia mais preocupada.
- Pelo que me contou, há anos está assim. Não é fácil reverter a situação.
- Acho que precisarei de ajuda profissional – fala angustiada.
- Sim, pode ser mesmo necessário. Mas o importante é não desanimar.
- Não irei. Já deixei minha mãe lutar sozinha por muito tempo.
- Conversou com seu pai e irmão?
- Ainda não. Mas falarei ainda esta semana. Já perdemos muito tempo.
Lembro que também preciso conversar com minha irmã, mas quase nunca a encontro. Mas deste sábado não passa! Encontro-a fazendo as unhas em seu quarto e bato na porta.
- Oi, o que quer? – me pergunta mal humorada.
- Só falar com você. Vai sair? – pergunto, sem saber como puxar o assunto que quero.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sonhos e preconceitos - Livro 1 da Série Sonhos
RomanceUm rapaz filho de um migrante nordestino que luta pelo direito de perseguir seus sonhos, apesar da desaprovação em sua própria casa. Uma garota que não aceita as imposições de seu pai e quer vencer por suas próprias qualidades. Serão capazes de supe...