GEORGE MacDONALD/MERCÈ LÓPEZ

83 2 0
                                    

George MacDonald nasceu em 1824, em Huntly, na Escócia. Por ter sido criado em um ambiente familiar muito religioso, estudou para se tornar pastor, mas após poucos anos de exercício no cargo, acabou renunciando à função por não estar à altura das expectativas das autoridades congregacionais, para quem seus sermões eram considerados um tanto hereges. Por conta de sua frágil saúde - e também de alguns de seus filhos -, viveu em várias cidades e países. Em Londres, chegou a lecionar durante alguns anos na universidade.

MacDonald foi mentor de Lewis Carroll, a quem estimulou, com entusiasmo, a publicar o manuscrito Alice no País das Maravilhas. Além de Carroll, inspirou outros escritores, como Tolkien, Mark Twain e C. S. Lewis. Este último chegou, inclusive, a considerá-lo seu grande mestre.

Os textos de MacDonald apresentam um excepcional poder imaginativo e fantástico, em grande parte influenciado pelos autores românticos, alemães e ingleses de sua época. Apesar de uma carreira de sucesso como escritor, chegou a depender da caridade de alguns amigos durante alguns períodos de sua vida.

É no reino da fantasia e da literatura infantil que deixa sua maior contribuição. George MacDonald morreu em 1905, em Surrey, na Inglaterra.



MERCÈ LÓPEZ

Nasceu em Barcelona em 1979. Desde pequena, suas recordações se organizam em torno da memória de infância que guarda de uma imagem gráfica que guarda sobre "um ano completo", da planta dos quarteirõesde I'Eixample de Cerdà (distrito del Ensanche, Barcelona), em que cada um dos quatro lados correspondia a uma estação do ano, e onde cada uma das esquinas variava em tamanho e importância conforme o ano.

Seu primeiro livro foi encomendado no início do outono, na esquina que correspondia ao mês de setembro do ano de 2004, exatamente depois de sua primeira temporada em Paris. O segundo livro, na esquina oposta, na primavera de 2005. Desde então publicou mais de vinte livros em língua espanhola, além de outros na França, dos quais também é autora. Além de trabalhar com ilustração de livros para crianças e jovens, também colabora com outros campos profissionais, como o desenho gráfico, a imprensa e o teatro.

Recentemente foi selecionada paraser umas das representantes da ilustração espanhola na Bienal de Bratislava.




A Princesa FlutuanteOnde histórias criam vida. Descubra agora