Capitulo 11

333 8 0
                                    

LISA: Você vai se sentir melhor quando conhecer essa Alix?

NICOLE: Sim, também há isso. Não a conheço e não vejo como ela se comporta com ele. Quando regressarem a Paris, as coisas devem ser muito melhores. Serei capaz de ver a situação com os meus próprios olhos. E não estarei ausente durante momentos importantes como o aniversario dele. Que ele necessariamente celebrou lá... sem mim, mas com ela.


Cortando a nossa conversa, o meu telefone de repente vibra ao lado do meu prato. Olho para ele e vejo que é uma mensagem do Matt.


«SMS ON»

MATT: Só queria te dizer que estou pensando em você, Nicole. Acabei de ver um pôr do sol maravilhoso, veja a foto que te mandei. Para partilhar contigo um pouco, porque é o melhor que posso fazer por agora... Mas gostaria de o ter visto contigo ao meu lado. Eu te amo e sinto a sua falta.

«SMS OFF»


Sinto as minhas bochechas esticadas enquanto sorrio quando leio este texto adorável, eu me derreto.

O olho de agua de Lisa obviamente não deixa escapar isso.


LISA: Então, quem tinha razão?


Eu envio alguns emojis e um "Eu te amo" em resposta a Matt, então eu rio.


NICOLE: É terrível ter uma melhor amiga que tem a falha de ter sempre razão, sabe?


Ela aponta o garfo para mim.


LISA: Nem uma palavra de lamento a partir de agora, então! Até um cego veria que ele te ama.


As palavras de Lisa e a mensagem de Matt me envolvem no resseguro... e felicidade.

Mesmo que o Matt esteja longe, ele pensa em mim, e isso é o suficiente para mim.


Uma semana depois...


Ryan estava certo, o tempo passa tão rápido. O regresso de Matt aproxima-se a toda a velocidade.

E entretanto, os dias de trabalho estão a esgotar-se.


RYAN: Bravo, Nicole. Linha central subclávia perfeitamente colocada.


Ele se levanta, tira a máscara e atira as luvas para o lixo.


RYAN: No ano e meio desde que entrou para o departamento, você adquiriu verdadeira destreza no gesto. Cada um dos seus procedimentos médicos também é mais seguro.


Estou muito satisfeita com o seu elogio. Mas continuo a ser modesta, no entanto, sei que ainda tenho muito que aprender.

Também sei que devo tudo à pratica e aos conselhos sábios dos meus colegas.


NICOLE: Muito obrigada! É verdade que ganhei confiança desde o inicio. Ao mesmo tempo, estou feliz de novo!


Ryan sorri do seu meio sorriso no espelho, enquanto lava as mãos no lavatório.


RYAN: Isso é verdade, mas ainda assim é digno de nota. Eu seria um supervisor muito pobre se eu apenas chamasse a atenção para as áreas a melhorar. Mas por falar nisso...


Ele olha para mim por cima do ombro.


RYAN: Vejo que você está a fazer um esforço para manter a sua privacidade fora do hospital, quando você está no serviço. Mesmo que nem sempre seja óbvio quando uma grande angustia toma conta. Dito isto, acho que ainda podes intensificar um pouco mais as coisas deste lado. Já que estamos a fazer um balanço do seu progresso...


Eu aceno com a cabeça de vez em quando ao tirar a minhas máscara. Eu sei que ele tem razão.

Foi uma faz primeiras coisas que ele me ensinou quando cheguei na UTI há uma ano e meio. No entanto, o problema continua a existir.

Este já era o caso no inicio, com o Adam... E tem sido novamente desde que Matt ficou na Grécia.


NICOLE: Farei o meu melhor, Ryan.

RYAN: Eu sei, é por isso que te estou a dizer. Porque eu sei que você consegue.

NICOLE: Obrigado pela sua confiança.


Ele se vira para mim outra vez, uma toalha entre as mãos para limpar os dedos molhados.


RYAN: O Matt permanecerá diabético para o resto da vida, e isso não é grande coisa em si. Você não pode viver para sempre em constante angustia por algo que lhe possa acontecer. Eu entendo que é stressante, entendo que há riscos, mas faz parte da vida dele.


Eu suspiro.


NICOLE: A pior parte é que eu sei isso muito bem! A principio eu o repetia várias vezes, quando era ele que estava bloqueado pela sua condição de seguir em frente. E agora parece que a situação se inverteu entre os dois.


Eu franzo o sobrolho e mordo um pouco o lábio.


NICOLE: Acho que tenho muito medo de perdê-lo.


Ryan vem na minha direção. A cara dele é benevolente, como sempre.


RYAN: Se preocupar com coisas que não se podem controlar é inútil. Há coisas na vida que não podes controlar, quer queiras quer não. E uma vez que não temos controle sobre elas, estar ansiosa, infelizmente, não ajuda a evitá-las. O único objectivo desta angustia é minar o presente. E acredite em mim, digo isto com pleno conhecimento dos factos e sem qualquer intenção moralizadora.


Ele coloca uma mão no cabelo para afastar um fio da testa.


RYAN: Sempre tive tanto medo de cometer um erro num paciente. Mas esse medo, Daryl não estava errado, poderia causar uma preocupação por cada paciente que eu estava tratando nesse dia. Você se lembra daquela paciente para quem você teve que ir falar com a Cassidy para que ela cuidasse dela para mim.


Eu aceno em silencio.

Me lembro e também vejo muito bem o que ele quer dizer.


RYAN: Não é fácil tomar distancia, eu sei disso. Mas também sei que se o fiz, você também consegue. Não estrague a sua felicidade presente com Matt porque você está com medo que ela vá acabar um dia. Aproveite e verá. Se algo acontecer, será sempre cedo o suficiente para o resolver.


Ele tem toda a razão...

Me sinto cheia de boas resoluções por ouvir estas sábias palavras.


NICOLE: Você nunca mais ficou ansioso quando volta a cuidar de um paciente?

RYAN: Sim, claro que fico, porque os pacientes que chegam à UTI são sempre casos críticos. Se estivessem bem, obviamente seriam mandados para casa. Mas aprendi a me convencer de que fazer o meu melhor era garantia suficiente. Que o resto estava fora do meu controlo de qualquer maneira.

NICOLE: Estou a ver.


Interrompendo-nos, o meu telefone vibra durante algum tempo no meu bolso das calças. Demasiado tempo para ser uma mensagem.


NICOLE: Você se importa? Tenho que atender essa chamada.

RYAN: Claro.


Ele se afasta para me deixar atender em total privacidade.

Olho para o ecrã e vejo que é o Matt, eu atendo com um sorriso no rosto.


«Ligação ON»

NICOLE: Olá! Estou contente por ter noticias suas. Você está bem?


Uma voz que não sei de quem é, cujo género não consigo distinguir, me apanha de surpresa.


??: Você é a Nicole?

NICOLE: Sim, mas com quem estou a falar? Onde está o Matt?

??: Matt está no hospital.

«Ligação OFF»

Amor nas Urgências - 2ª TemporadaOnde histórias criam vida. Descubra agora