Ao chegarem em casa, são recebidos por uma das irmãs de Rita, Roberta.
— Como você cresceu Samuel!
— É. Como vai tia Roberta?
— Vou levando...
— Olha como o Samuel está bonito! – disse a tia Rute, vindo de dentro da casa.
— O que foi isso na perna menino?
— Eu fui atropelado.
— Logo você vai estar bem. É jovem. – disse Roberta, a enfeira.
Rute falou:
— Ritinha que coisa mais triste. Eu fiquei arrasada quando soube... – a abraça.
— É menina. Aconteceu e me pegou de surpresa.
— Eu nem consigo imaginar a dor que você está passando.
— Eu não desejo isso para ninguém!
— O João era tão cheio de vida...
Rita não queria que eles saíssem atrasados, então mandou ao seu filho:
— Vá tomar logo seu banho menino!
— Tchau tia Roberta.
Ao passar pelo corredor, Samuel escutou sua tia Rafaela dizer:
— Nem fala mais com a tia, Samuel?
— Me desculpe titia. Não tinha te visto.
— Venha aqui na cozinha. Quero que você prove e me diga se está bom o caldo de sururu que estou preparando!
— Tá bem.
***
Depois de almoçarem, todos saem para o funeral, na Quinta dos Lázaros. A avó, Miralva, comenta:
— Só assim pra nos reunirmos todo mundo é? Vocês nunca mais me visitaram!
Roberta responde:
— É que estamos morando muito longe mamãe!
Rute se justifica:
— Eu ando trabalhando muito!
Rafaela, a caçula, responde:
— Só faço viajar por causa do trabalho, mãe.
— Nem no natal consigo ver todos os meus filhos com meus netos. Desse jeito eles vão crescer e eu nem vou reconhecer mais! – dramatiza como só as pessoas de idade sabem fazer.
Uma buzina do lado de fora interrompe a conversa. É Tarcísio chamando para que alguém abra o portão automático do beco para ele. As crianças correm até lá com o controle e abrem para ele e Clara, que está no banco do passageiro.
Rita estava bem, até olhar para seu marido e perder o controle de seus sentimentos. Ela corre ao seu encontro, gritando com a voz do seu luto. Eles e Clara dão-se um abraço apertado e ouvem o pesar da mãe, em silêncio. Não conseguem resistir por muito tempo e também se entregam ao choro, mesmo que mais discreto.
Depois que todos almoçam e fofocam da vida de todo mundo, Rubens chama:
— Bem. Vamos indo pessoal.
Rita chora silenciosamente e soluça bastante, daí sua mãe segura em seu ombro.
— Seja forte. Estamos todos aqui com você!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Laços mais fortes que o tempo
Fiksi IlmiahUm trágico acidenta ceifa a vida do irmão caçula de Samuel, João Cavalcante. Algum tempo depois, ele descobre que tem um dom único, voltar ao passado no bom estilo 'efeito borboleta'. O adolescente lança-se em uma empreitada para tentar mudar o pass...