UM PRESENTE INESPERADO
Ao chegar em casa fui muito bem recebido por meus irmãos, antes de sair do castelo tive o cuidado de procurar um dos intendentes do rei e troquei uma das moedas de ouro por valores menores a fim, de que eu pudesse gastá-las no mercado onde comprei um agrado para cada um deles, incluindo Suzannah, que chorou ao ver me à porta quando apeei do cavalo. A alegria de estar com minha família misturou-se à alegria do presente de Munro e por instantes nem me lembrei das preocupações que Lady Dorothy estava me causando.
No dia seguinte assim que entrei na sala de Munro este estava observando com atenção uma folha de papel, pequena, devia ter no máximo um pé de comprimento por meio de largura.
− Jovem Alek, eu estava mesmo a sua espera.
− Em que posso lhe ser útil, mestre?
− Chegaram os materiais requisitados por ti.
− Por mim?
− Pois sim, não te recordas que me convences-te a usar livros de papel?
− Eu estava apenas a lhe dar uma sugestão, mestre.
− E eu a aceitei, tanto que coloquei-te responsável por este pedido, agora tens de me dizer como isso funciona! Estes pedaços de papeis são muito pequenos, temos muito conteúdo para transcrever, como faremos isso?
− Assim, mestre, tomamos um pergaminho e começamos do início, tomamos uma folha de papel, dobramo-la ao meio e com a pena transcrevemos para ela o conteúdo do pergaminho até que metade dela fique preenchida, em seguida numeramos a folha e repetimos o processo em outra folha continuando o pergaminho.
− E o que faremos com a outra metade da folha que ficou em branco?
− Quando tivermos um certo número considerável, colocaremos as folhas umas sobre as outras obedecendo a ordem numérica e continuaremos a escrever nas outras metades que tinham ficado em branco continuando a numerá-las.
− Sim.
− Umas poucas folhas bastarão para cada pergaminho, dobradas e encaixadas umas sobre as outras formam o que chamamos de "cadernos", mestre, cada caderno pode conter o conteúdo de um pergaminho, quando tiver uns cinco ou seis cadernos eles deverão ser costurados e colados uns nos outros, colocaremos uma capa por fora para protege-los e tem-se em mãos um livro pronto.
− E assim em um único livro pode-se colocar o conteúdo de vários pergaminhos?
− Sim, economizando espaço e facilitando o transporte e a organização.
− Fascinante, jovem Alek fascinante! E quando podemos começar então?
− Quando o senhor quiser.
− Então vamos fazer isso agora mesmo, me deixas-te entusiasmado!
E assim eu e meu mestre passamos a organizar os pergaminhos por assuntos e começamos a transcrevê-los um a um.
Num desses momentos em que ele estava me explicando um assunto dos pergaminhos para que eu pudesse iniciar a transcrição adequadamente, as vezes era preciso entender um pouco do conteúdo para melhor descrevê-lo, eis que alguém bate à porta.
− Entre – meu mestre respondeu ainda sentado ao meu lado mas olhando à porta fechada, e assim que esta se abriu, a assistente da senhora Elizabeth da cozinha postou apenas o rosto na fresta da porta entreaberta, ao que meu mestre acrescentou – Mortianna, que bom vê-la, entre senhorita.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ETHRIONN
RomanceHá muitos anos atrás, quando os reinos dos homens ainda estavam se desenvolvendo, na Grã-Bretanha do século XII, um mago fazia descobertas que não eram para o seu tempo, um jovem escondia de seus pais seu verdadeiro rosto e a despeito da diferença...