Cena 1
Furiosa, Viviane reluta para se soltar das mãos de Leo, que insiste.
VIVIANE- Me larga! Você está me machucando, Leo.
LEO- Se você pensa que vai me trocar por outro, você tá muito enganada. Você é minha...
VIVIANE- Me larga Leo! Você tá me machucando. Me solta!
Nesse momento, Estelita sai na porta muito séria e grita :
ESTELITA- Mas o que isso? Larga a minha filha Leo.
LEO(larga-a)- Desculpa dona Estelita! Eu perdi a cabeça.
Viviane entra pra dentro de casa imediatamente.
ESTELITA(aproxima-se séria)- A minha filha não é cão sem dono pra você fazer o que quiser com ela. Presta atenção rapaz! Eu fazia muito gosto no namoro de vocês, mas agora já não faço mais. Você é um desequilibrado. Se oriente! Da próxima vez que colocar a mão na minha filha contra a sua vontade, a coisa vai ficar feia pro teu lado. Eu sou muito boa, mas quando mexem com a minha filha eu viro bicho. (pausa) Agora vá! Pegue o seu rumo.
LEO- Eu queria falar com a Viviane...
ESTELITA- Ela não quer falar com você.
Estelita regressa para casa e fecha a porta.
Cena 2
Em seu quarto, Pedro está colocando seus livros de Direito dentro de uma mala, quando então Dita entra.
DITA- É de cortar o coração vê-los passar por essa situação.
PEDRO(tristonho)- Eu fico mais preocupado com a tia, Dita. Ela tá sofrendo tanto.
DITA- Eu sei. A dona Elisabeth ama isso aqui.
PEDRO- Praticamente demos essa casa de graça. Vendemos pela metade do preço só para pagarmos o agiota e liquidar as dívidas que derem para serem liquidadas.
DITA- Eu só queria poder ajudá-los. Tantos anos trabalhando pra essa família que de certa forma eu já me sinto parte dela.
PEDRO(sorrir)- Você me criou, né Dita?
DITA- Sim. Troquei tantas fraldas suas.
PEDRO(aproxima-se)- A gente nunca vai te esquecer. Você será sempre a nossa Dita, mesmo que não trabalhe mais para gente.
Pedro a abraça.
Cena 3
Amanhece o dia.
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
Já com parte das coisas na mala, Elisabeth vai até o espelho e ao se vê começa a chorar sentido-se derrotada.
ELISABETH(resmunga)- Acabou. Elisabeth de Fiore desabou.
Cena 4
Viviane está saindo de casa em direção a venda da sua mãe, quando então é surpreendida por Leo.
LEO(tristonho)- Viviane.
VIVIANE- Ah não. Você de novo?
LEO- Vamos conversar. Me desculpa por ontem...
VIVIANE- Eu não quero conversar com você. Você é um louco!
LEO- Eu te amo Viviane! Eu ajo por ciúmes. Eu tenho medo de te perder...
VIVIANE- Você já me perdeu. Não existe mais nada entre a gente. Tá tudo acabado. Vá dar os seus chiliques bem longe de mim.
Viviane se retira.
Cena 5
Cai à tarde.
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
Já com as malas todas na sala, Elisabeth se despede da sua casa.
Estão em cena além dela, seu sobrinho Pedro e Dita.
ELISABETH(correndo a vista por cada canto)- Fomos muito felizes aqui. Vivemos momentos inesquecíveis! Escrevemos uma história que jamais será esquecida. (pausa) Me dói muito ter que partir. Sair deixando tudo para trás. É como se eu tivesse deixando parte da minha vida nesse lugar.
DITA(aproxima-se emocionada)- Eu sei como deve está sendo dolorido pra senhora dona Elisabeth. Eu não queria que isso tivesse acontecendo.
ELISABETH(aproxima-se)- Nem eu Dita. Nem eu. (segura suas mãos) Eu quero te agradecer por tudo. Mais de vinte anos aqui cuidando de mim, da minha família. Você sabe que além de uma empregada, você é uma grande amiga. Uma pessoa que considero como se fosse da minha família.
DITA(sem conseguir conter as lágrimas)- Eu também considero demais a senhora.
Elisabeth a abraça.
ELISABETH- Vai da tudo certo.
Cena 6
Anoitece.
(A música " Quando for a hora" de Gabriel Sater e Renato Teixeira começa tocar ao fundo)
No terminal rodoviário do Rio de Janeiro, Elisabeth e seu sobrinho estão entrando no ônibus que partirá em minutos para Minas Gerais.
PEDRO(para sua tia que está sentada ao seu lado)- Uma nova vida tia. Uma nova vida à partir de hoje.
Minutos depois, todos os passageiros se acomodam em seus devidos lugares e o ônibus dar partida.
Cena 7
Viviane está fechando a venda da sua mãe, quando então sua amiga Anita chega de repente.
ANITA- Oi amiga!
VIVIANE(surpresa)- Anita! Que sururesa!
Viviane a abraça muito feliz.
VIVIANE(continua)- Quando você chegou amiga?
ANITA- Cheguei hoje no final da tarde.
VIVIANE- Que surpresa! Aí, eu não acredito... (volta a abraçar-lhe) Eu só vou terminar de fechar a venda pra gente ir pra casa e você me contar tudo. Quero saber de cada detalhe dessa viagem.
ANITA- Vou te contar tudo, até que conheci um boy...
VIVIANE(curiosa)- Mentira?
ANITA- Juro!
Assim, Viviane termina de fechar a venda e segue para casa com Anita, ignorando a presença de Leo, que a observa do outro lado da rua em sua moto.
LEO(resmunga)- Você não vai sair assim da minha vida, Viviane. Você é minha.
Cena 8
Na cozinha, Estelita está preparando a janta quando então Viviane vem chegando acompanhada de Anita.
VIVIANE(para Anita)- Mas ele pelo menos era gato?
ANITA- Com certeza amiga. Era um Deus grego.
Viviane e Anita soltam uma gargalhada.
Ao ouvir tamanho barulho, Estelita vai até a sala.
ESTELITA(surpresa)- Anita? Você num estava em Portugal menina?
ANITA- Voltei tia!
Anita abraça - a.
ESTELITA- Mas já?
VIVIANE- Vem amiga! Vamos para o meu quarto.
Cena 9
Amanhece o dia.
( A música " Quando for a hora" de Gabriel Sater começa tocar ao fundo )
Após algumas horas de viagem, Elisabeth e seu sobrinho estão chegando finalmente no terminal rodoviário de Água Santa.
Logo, todos descem do ônibus e Elisabeth olha para todos os lados tensa.
ELISABETH(consigo mesma)- Estou de volta Água Santa. (pausa) Estou de volta.
Pedro se aproxima trazendo consigo as malas.
PEDRO- Vamos tia!
Pedro segue na frente e Elisabeth o acompanha correndo a vista pela a rua, onde crianças brincam de bola, amigos conversam nas calçadas e as memórias de um passado que até então parecia morto, hoje tão vivas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...