Cena 1
Na venda, Viviane está limpando o balcão, quando então Pedro entra e se aproxima.
PEDRO- Oi.
VIVIANE(surpresa)- Pedro! Que surpresa boa.
PEDRO- Eu preciso falar com você meu amor.
VIVIANE(retruca preocupada)- Aconteceu alguma coisa?
PEDRO- Vamos para o nosso canto. Lá podemos conversar a vontade.
Nesse momento, Estelita está chegando da rua indignada:
ESTELITA- Quase duas horas naquele banco enfrentando uma fila gigante, pra chegar no caixa e não ter dinheiro. Brasileiro sofre, viu!
VIVIANE- Mãe, eu vou dar uma saidinha com o Pedro. A senhora fique aqui na venda que eu volto rapidinho.
ESTELITA(para Pedro)- Olha lá, em rapaz! Eu tô de olho em você.
PEDRO- Pode ficar tranquila dona Estelita! Eu amo a sua filha.
Cena 2
Já entre os girassóis, Pedro e Viviane caminham de mãos dadas.
VIVIANE- É tão bom te amar! Desde que te conheci a minha vida mudou tanto. Eu tô vivendo uma felicidade tão grande!
Os dois param um de frente para o outro.
PEDRO(olhando nos seus olhos)- Eu te amo mais do que tudo nessa vida! Você me faz bem. Você é a pessoa que Deus me presenteou para passar o resto da vida ao meu lado.
Viviane o beija.
VIVIANE(após o beijo)- Eu te amo! (pausa) Você tinha alguma coisa pra me falar?
PEDRO(tenso)- Meu amor, no Rio de Janeiro eu era quase noivo. Eu estava namorando com uma afilhada da minha tia. Eu gostava dela, mas não como minha namorada. Eu estava com ela mais por consideração a minha tia que apoiava muito esse relacionamento. A gente discutia muito, e nessa última discussão foi a gota d'água. A gente terminou...
VIVIANE- Pedro, o que aconteceu antes de você me conhecer não me interessa. Me interessa o agora! O presente...
PEDRO- Essa minha ex está aqui em Água Santa. Ela veio na esperança de voltarmos, mas isso é uma coisa que não me interessa mais...
VIVIANE(questiona tensa)- A sua ex está na casa da sua tia?
PEDRO- Infelizmente, mas eu já pedi pra ela ir embora. Eu te amo Viviane, e a única mulher que me interessa é você. Eu só tenho olhos para você. Eu vim te contar, antes que alguém viesse te falar alguma coisa.
VIVIANE- Eu não me sinto confortável em saber que você está dividindo o mesmo teto que a sua ex...
PEDRO- A Melissa não me interessa mais! Ela é passado. Eu já te falei que só tenho olhos para você. Só você faz o meu coração pulsar mais forte.
Pedro a beija.
VIVIANE(após o beijo)- Apesar de não gostar nenhum pouco da idéia, eu confio em você. Se a moça é afilhada da sua tia, ela não vai expulsá-la assim.
PEDRO(acariciando o seu rosto)- Eu te amo!
Cena 3
Anoitece.
(A música " A mulher em mim " de Roberta Miranda começa tocar ao fundo )
Com a lua cheia brilhando no céu, Elisabeth sai de casa e se direciona até a praça com as memórias do seu passado bem vivas em sua mente. A praça, todavia, encontra-se vazia.
Não demora muito, Santiago vem caminhando em sentido oposto admirando aquela lua ainda sem a vê. Logo, Elisabeth para e fica apreciando tamanha beleza e Santiago também para mais a frente sem lhe dar atenção.
ELISABETH(para Santiago sem ainda saber a sua verdadeira identidade)- Muito linda essa lua!
(A música para.)
Ao ouvir aquela voz suave, com palavras bem pronunciadas e com requinte de elegância, Santiago lembra imediatamente da sua amada e logo volta seu olhar para ela.
SANTIAGO(resmunga)- Essa voz...
Ao ouvir tal murmúrio, Elisabeth também volta seu olhar para Santiago e fica pasma ao vê-lo.
ELISABETH- Não é possível!
SANTIAGO(completamente abalado)- É você? Elisabeth de Fiore.
ELISABETH- Santiago.
SANTIAGO- Não. Eu tô sonhando. (aproxima-se) É você?
ELISABETH(emocionada)- Aí Santiago...
SANTIAGO(emocionado)- Tantos anos se passaram...
ELISABETH(aproxima-se um pouco)- E você nem pra me procurar.
SANTIAGO- Eu te procurei. Deus sabe o quanto eu te procurei. Eu voltei aqui atrás de você, mas você já tinha ido embora. Já tinha casado com o outro.
ELISABETH- Covarde. Covarde, é o que você é. Tantas juras de amor, tantos planos e na primeira oportunidade você me vira as costas.
SANTIAGO- Eu fui obrigado. Eu fui obrigado a fazer isso...
ELISABETH- Para de mentir! (pausa) Você foi embora porque não me amava. Por sua causa eu carrego uma dor aqui no peito que não tem cura. Eu carrego a culpa de ter abrido mão da pessoa que eu mais amava...
SANTIAGO - A sua mãe veio me procurar. Ela me deu dinheiro pra eu te deixar em paz. Ela falou que se eu não te deixasse em paz, o seu pai caso descobrisse o nosso relacionamento iria te fazer algum mal. Eu era pobre Elisabeth, e você uma moça rica da alta sociedade. Todos queriam me pisar.
ELISABETH- Não envolve os meus pais nas suas mentiras. Você fugiu porque descobriu que eu estava grávida, e não queria assumir a criança que eu carregava no ventre.
SANTIAGO- Você estava grávida?
ELISABETH- Vai dizer agora que não sabia? A minha mãe foi atrás de você pra te falar, mas você não quis saber. A expulsou e fugiu feito um covarde que é.
SANTIAGO- A sua mãe nunca me falou que você estava grávida.
ELISABETH- Mentiroso! A minha mãe era a única pessoa que apoiava o meu relacionamento com você.
SANTIAGO- Mas era corrompida pelo seu pai. Ela tinha medo dele e acabava cedendo. Ela nunca ficou do nosso lado. Tinha medo das atrocidades que o seu pai pudesse fazer com você.
ELISABETH- Covarde!
SANTIAGO- Seu pai era um monstro Elisabeth! Eu lembro muito bem que ele atirou no meu pai, que não morreu por pouco. Justo no meu pai que dedicou parte da vida dele aquele homem carregando - lhe de um lado para o outro.
ELISABETH- Não tenta jogar a culpa nos outros. Se você tivesse ficado ao meu lado, não teria acontecido nada com a gente. Teríamos enfrentado juntos tudo e a todos, mas você fugiu. Foi embora sem ao menos me dizer adeus. Não pensou nem no seu filho que eu carregava no ventre.
SANTIAGO- Eu já te falei que não sabia que você estava grávida...
ELISABETH- Eu fui obrigada a me esconder nas casas dos outros para conseguir ter esse filho. Imagina o meu pai descobrindo que eu estava sendo mãe solteira? Ele ia me matar e fazer algum mal a essa criança. Por sua culpa eu tive a minha filha e tive que doá-la para uma desconhecida, e hoje não faço a mínima idéia onde ela possa está.
SANTIAGO(se aproxima)- Elisabeth...
ELISABETH(se afasta)- Não chega perto de mim! Eu sabia que voltar pra esse maldito lugar só iria me trazer péssimas recordações.
Elisabeth sai correndo pra casa.
Cena 4
Disposta a reconquistar o amor de Pedro, Melissa entra no seu quarto, tira seu vestido e se deita apenas de langerrie em sua cama.
MELISSA(resmunga)- Agora é só esperar você chegar!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...