Cena 1
(A música " Quando for a hora" de Gabriel Sater e Renato Teixeira começa tocar ao fundo)
As portas de uma velha casa se abrem, e Elisabeth entra observando aquela que um dia fora sua morada. Cada canto, uma recordação, memórias felizes outras tristes.
Nesse momento, Pedro adentra com as malas.
PEDRO(correndo a vista por cada canto)- Até que tá conservada. Tantos anos abadonada...
ELISABETH- Voltar aqui é reviver todo o passado. Tantas memórias, tantas histórias. (pausa) A vida dar tantas voltas. Por vezes, pensamos tantas coisas. Fazemos planos e mais planos, mas de repente tudo muda. O barco começa seguir direção oposta a que planejávamos seguir.
PEDRO(aproxima-se)- Tenta esquecer todas as coisas ruins que aconteceram no passado, tia. Agora é hora pra recomeçar. Se permita escrever uma nova história. Água Santa nos trará ainda muita felicidade.
Cena 2
Na venda, Estelita está sentada no balcão vendo sua conta no aplicativo da Caixa, quando então Viviane e Anita adentram.
VIVIANE(para Estelita)- Acabaram de chegar os moradores da casa velha abadona, mãe.
ESTELITA- Na casa da esquina?
VIVIANE- Nessa mesmo.
ANITA- E parece que os moradores eram ricos, mas acabaram perdendo tudo.
ESTELITA- Água Santa sempre recebendo de braços abertos seus filhos. Eu não troco meu lugar por lugar nenhum desse mundo. Quem sai de Água Santa sempre volta. É sempre assim!
ANITA- Estou curiosa pra conhecê-los. Se eram ricos, devem está detestando voltar pra cá.
VIVIANE- Água Santa não é tão ruim assim, Anita! Eu não troco a simplicidade desse lugar por luxo nenhum.
ESTELITA- Muito bem minha filha! Por falar em simplicidade, eu deixei uns calçados pro Santiago arrumar outro dia e ainda não fui pegar. Você pega lá pra mim Viviane?
VIVIANE- Pode ser.
ESTELITA(pega uma nota de cinquenta reias na gaveta)- Aqui o dinheiro. Pode deixar ele ficar com o troco.
ANITA- Quem sabe assim ele não se alegre nem que seja um pouquinho, né tia?
ESTELITA- É improvável. Aquele homem vive tão amargurado.
Cena 3
Já no quarto, Elisabeth faz um flashback e relembra uma conversa que teve com sua mãe nesse mesmo lugar no início da sua gravidez.
ALZIRA(nervosa)- Você não pode ter esse filho, Elisabeth. Você está de casamento marcado com outro homem.
ELISABETH- É claro que eu vou ter o meu filho mãe.
ALZIRA- Seu casamento será em poucos dias minha filha...
ELISABETH- Vou adiar.
ALZIRA- Até quando? A sua barriga já tá crescendo...
ELISABETH- Eu vou usar roupas folgadas. Eu vou dar o meu jeito.
ALZIRA- O seu pai não pode sonhar com uma coisas dessas. Eu não sei do que ele seria capaz.
ELISABETH- A única coisa que eu tenho certeza é que o meu filho vai nascer. Se o Santiago não tivesse sido tão covarde em fugir me deixando para trás, eu teria ido embora com ele.
ALZIRA- Você tá se arriscando demais minha filha.
Elisabeth volta do flashback.
ELISABETH(consigo mesma)- Covarde. Não foi homem nem de se despedir de mim.
Cena 4
Em seu estabelecimento, Santiago está costurando um sapato, quando então, Viviane e Anita adentram.
VIVIANE- Bom dia seu Santiago!
SANTIAGO- Bom dia!
VIVIANE- Minha mãe pediu pra eu vim pegar uns calçados que ela deixou aqui outro dia.
SANTIAGO- Claro. Eu vou pegar.
Santiago pega - os, coloca dentro de uma sacola plástica e entrega-os.
SANTIAGO- Aqui.
VIVIANE(entrega-o o dinheiro)- Ela falou que o senhor pode ficar com o troco.
SANTIAGO(pega-o)- Obrigado.
Viviane e Anita se retiram.
Cena 5
Cai à tarde.
Já na venda, Estelita está limpando o balcão, quando então Pedro adentra.
PEDRO(para Estelita)- Boa tarde!
ESTELITA- Boa tarde! Pode ficar a vontade.
PEDRO- Obrigado.
Pedro pega uma cesta e começa pegar algumas coisas.
Nesse momento, Viviane adentra rapidamente na venda.
VIVIANE(contente)- A senhora não vai acreditar!
ESTELITA(ignora)- O que houve menina?
VIVIANE- O Gabriel Sater confirmou a vinda dele aqui pra venda.
ESTELITA(em choque)- Eu não acredito!
VIVIANE- Pois acredite. O Gabriel Sater virá se apresentar na venda da dona Estelita.
Nesse momento, Pedro pega uma bandeja de ovos e quando não encontra o preço da mesma se dirigi ao caixa.
PEDRO- Minha senhora...
VIVIANE- Eu já tô imaginando... Aí!
Nesse momento, Viviane virá-se de vez e acaba esbarrando em Pedro fazendo com que ele derrube a bandeja no chão.
De imediato, os dois trocam olhares.
ESTELITA(nervosa)- Viviane, cuidado! Olha só o que você fez.
VIVIANE(envergonhada)- Aí desculpa! Desculpa mesmo. Foi sem querer...
PEDRO- Tudo bem. Não se preocupa. Acidentes acontecem.
VIVIANE- Pode voltar lá e pegar outra bandeja de ovos e não precisa pagar.
PEDRO- Que isso! Eu faço questão de pagar.
VIVIANE- Não. Eu lhe fiz passar esse vexame. Nada mais justo...
PEDRO- Já está tudo resolvido. Não aconteceu nada. Eu só fiquei curioso quando te ouvi falar em Gabriel Sater...
ESTELITA(em êxtase)- Ele vai vim cantar aqui na minha venda amanhã à noite.
PEDRO- Sério?
VIVIANE- Você gosta do Gabriel Sater?
PEDRO- Curto muito.
VIVIANE- Então, esteja convido a vim participar com a gente.
PEDRO- Será um prazer!
VIVIANE- O prazer é todo nosso. (estende - lhe a mão) Viviane.
PEDRO(pega sua mão)- Pedro.
VIVIANE- Prazer Pedro.
Os dois trocam olhares.
Cena 6
Anoitece.
Em seu quarto, Elisabeth está guardando suas roupas no guarda-roupa, quando então Pedro bate na porta e entra.
PEDRO- Tia.
ELISABETH- Oi.
PEDRO- Acabei de ficar sabendo que o Gabriel Sater virá se apresentar na venda aqui próximo amanhã à noite. Vim convidar a tia pra ir comigo.
ELISABETH(solta uma risada)- Eu não estou com cabeça pra nada meu filho. Eu só quero ficar no meu canto e pensar como será a vida daqui pra frente.
PEDRO- Isso não vai lhe fazer bem, tia. A senhora precisa relaxar.
ELISABETH- Aí meu filho. É muito complicado relaxar quando o mundo desaba sobre os nossos pés.
Cena 7
Após terminar de fechar a venda, Viviane está indo pra casa, quando então é abordada por Leo.
LEO- Viviane.
VIVIANE(séria)- Você de novo?
LEO- Eu sei que eu errei. Eu não deveria ter agido daquela forma. Me desculpa! Eu te amo Viviane. Eu estou sofrendo tanto sem te ter ao meu lado. Me dá mais uma chance!
VIVIANE- Eu já perdi as contas das tantas chances que eu já te dei. Eu cansei Leo! Não quero mais. Siga a sua vida e me esqueça.
Viviane se retira.
LEO(a acompanha furioso e agarra no seu braço)- Você não pode me tratar com tanto desprezo assim!
VIVIANE(assustada)- Me larga!
Completamente descontrolado, Leo a beija a força.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pra Recomeçar
RomanceA trama narra a história de Elisabeth de Fiore, uma mulher de classe elevada, que após o falecimento do seu marido (Américo de Fiore), acaba falindo e tendo de vender a mansão que viveu a vida inteira pra saldar as dívidas. Acompanhada do sobrinho...